domingo, 29 de dezembro de 2013

Especial: Retrospectiva 2013

2013 está chegando ao fim. Relembre agora os fatos que marcaram o Ano do Milhão de SulBRTV.

O ano encerra com 70 cidades do sul do Brasil com emissoras digitais no ar, ou em testes. 38 a mais que em 2012. Entre as estreias mais aguardadas, estão a Rede Massa de Curitiba, após dois anos com sinal HD apenas na TV fechada, e o SBT Santa Catarina, primeiro na cidade geradora, Lages, chegando a Florianópolis no mês de agosto. Em grande parte, o aumento de municípios com TV digital se deu graças à expansão da Rede Vida por todo o Brasil. Até o fim de 2013, 15 cidades da região sul tiveram a Rede Vida como único canal digital.

Em 8 de maio, a RICTV Florianópolis fez história ao ser a primeira emissora da região sul a gerar 100% de sua programação local em alta definição. 2013 também foi marcado pela digitalização de todos os telejornais da RPC, RBS TV e da própria Rede Globo. Os canais digitais da RBS TV em Santa Catarina ganharam mais qualidade de imagem com a transmissão por satélite da programação gerada em Florianópolis.

A Rede Record perdeu cobertura no sul do Rio Grande do Sul. A afiliada TV Nativa, de Pelotas, deixou a rede e passou a transmitir a TOP TV. A emissora transmitia a Record desde 2008. Em Santa Catarina, o jornalismo da Band SC parou. Por falta de pagamento dos salários, vinte jornalistas deixaram de trabalhar por dois dias úteis no mês de julho. A greve terminou quando os salários foram pagos.

Em fevereiro, os telespectadores paranaenses foram surpreendidos com a demissão de Herivelto Oliveira, jornalista que por muitos anos apresentou o Paraná TV 2ª Edição. Ele tinha 26 anos de RPC TV. Também saiu da emissora, na mesma época, a jornalista Mira Graçano. Herivelto se mudou para a RICTV Record e Mira, para a TV e-Paraná. No Rio Grande do Sul, a apresentadora Débora de Oliveira, que saiu da RBS TV em 2012, foi contratada pelo SBT RS, onde passa a apresentar o SBT Esporte.

Três anos depois de Ana Amélia Lemos deixar o Grupo RBS para disputar uma eleição ao Senado, Lasier Martins fez o mesmo. Em 7 de outubro, ele anunciou no Jornal do Almoço seu desligamento da empresa. O jornalista estava na RBS havia 27 anos. Em 5 de dezembro, Lasier foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral a pagar multa de R$ 10 mil, por propaganda eleitoral antecipada em sua mensagem de despedida. O partido de Lasier Martins e a RBS foram multados em R$ 5 mil.

2013 foi ano de eleição para prefeito em algumas cidades do Brasil. As eleições suplementares alteraram a programação das emissoras de Criciúma, com a exibição do Horário Eleitoral Gratuito. A RBS TV realizou debate com os candidatos em 23 de fevereiro.
Algumas personalidades da TV nos deixaram em 2013. Com 67 anos, Daltro Cavalheiro, que apresentava o programa Alegria Alegria, na TV Urbana, faleceu em 5 de junho. Ele lutava contra um câncer. No Paraná, o radialista e cronista esportivo Silvio de Tarso, de 61 anos, morreu em 18 de maio, vítima de uma pneumonia. A poucos dias do final do ano, em 22 de dezembro, o jornalista e historiador Jorge Narozniak, produtor da RPC TV, faleceu em casa após uma parada cardiorrespiratória. Ele tinha 70 anos.

Homenagens em frente à boate Kiss (Foto: Leandro LV)O incêndio que vitimou 242 pessoas na boate Kiss, em Santa Maria, repercutiu na programação das emissoras do Rio Grande do Sul. Jornalistas foram enviados para cobrir o acontecimento, que foi noticiado em todo o mundo. A RBS TV suspendeu a programação da tarde da Rede Globo para atualizar os telespectadores sobre os números que cresciam de forma assustadora.

Ao longo das investigações sobre a tragédia da boate Kiss, uma equipe de TV foi presa ao tentar subornar uma enfermeira do hospital onde um dos sócios do estabelecimento estava internado. A TV também foi destaque nas páginas policiais em 21 de abril, quando um cinegrafista da CATVE foi agredido enquanto cobria um acidente de carros em Cascavel. Nove dias depois, a sede da RPC TV Londrina foi invadida por ladrões, que assaltaram um caixa eletrônico. No início do ano, uma equipe da RPC TV Curitiba foi feita refém numa padaria, enquanto fazia uma reportagem sobre a onda de assaltos no local.

A Rede CNT foi alvo de especulações sobre uma possível venda. Em 7 de fevereiro, diversos sites sobre televisão noticiaram como certa a venda da emissora para a Igreja Mundial do Poder de Deus, de Valdemiro Santiago. A informação foi corrigida um mês depois, com a divulgação de um comunicado em que a Família Martinez afirmou ser controladora de 100% das ações da CNT.

Entre as mudanças de 2013 na TV sul-brasileira, está a volta do Balanço Geral na RICTV de Santa Catarina, com a apresentação de Roberto Salum. A atração ia ao ar na antiga Record SC até 2008, quando deu lugar à Record News SC. Ainda em Santa Catarina, a RBS TV mudou seu mapa de cobertura. Cinco municípios que integravam a região da RBS TV Florianópolis, passaram a receber o sinal da RBS TV Centro-Oeste.

Bibo Nunes (Divulgação TV Urbana)Dois clássicos da televisão gaúcha, Guerrilheiros da Notícia e Bibo Nunes Show, deixaram a programação da Ulbra TV no final de janeiro. Bibo Nunes voltou à televisão aberta com seu programa na TV Urbana. O programa Guerrilheiros da Notícia, que vinha sendo apresentado por Laura Alcaraz Gomes, não voltou mais ao ar, mas muitos de seus participantes continuam presentes em outros programas de rádio e TV.

SulBRTV também foi notícia em SulBRTV. Em 4 de novembro, alcançamos a marca de 1 milhão de visualizações. Também em 2013, o blog atingiu o maior número de acessos em um dia. Foi em 16 de fevereiro, durante a cobertura do carnaval. A notícia de que os desfiles das campeãs de São Paulo e Rio de Janeiro não seriam exibidos na TV indignou milhares de internautas. SulBRTV foi acessado 7.086 vezes no dia e a postagem recebeu 107 comentários. Em 16 de abril, informamos, com exclusividade, quatro grandes novidades da RICTV Florianópolis para 2013, incluindo a geração de 100% da programação local em alta definição.

Você pode ajudar SulBRTV a eleger os principais acontecimentos de 2013 na TV do sul do Brasil! Participe das enquetes estaduais no lado esquerdo da página e não se esqueça de deixar seu comentário. SulBRTV deseja a todos um feliz 2014!

Edição: Dilermando Dias. Colaborou Giorgio Guedin.
TwitterFacebookGoogle+

Nenhum comentário: