segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Tragédia em Santa Maria: repercussão na TV

A tragédia em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, que vitimou mais de 230 pessoas na madrugada de sábado para domingo (27), mobilizou emissoras de TV em nível regional e também nacional. 

Não há confirmação, mas a primeira notícia sobre a tragédia na TV no Rio Grande do Sul teria sido dada por volta das 08h do domingo, através da RBS TV, na edição extraordinária do Redação RS. Até às 13h, a emissora, em nível nacional, informava ao vivo direto de Santa Maria dentro do Esporte Espetacular e edições extras do Redação RS. Até neste horário, foi a única emissora de TV aberta em nível nacional. Já na Pampa, a cobertura começou por volta das 11h30 e ficou no ar até por volta das 22h sem interrupção (excetuando os intervalos). 

As outras emissoras com programação regional ficaram reféns da grade nacional e só iniciaram a cobertura por volta das 13h. A Band, com José Luiz Datena, com reforço ao vivo da Band RS; O SBT usou o espaço do Domingo Legal com o comando de Celso Portiolli e depois da apresentadora Eliana, e participação ao vivo da equipe do SBT RS; e a Record, com Reinaldo Gottino, e participação, também ao vivo, de André Haar direto de Porto Alegre, através da Record RS. Por volta das 13h30 até às 19h, a RBS TV suspendeu a programação nacional da TV Globo e seguiu com a cobertura para todo Rio Grande do Sul com a apresentação de Carla Fachim, Elói Zorzetto, Paulo Brito e Cláudio Brito. 

Pela noite, a Band, com dois repórteres vindo de São Paulo, iniciou a cobertura ao vivo direto de Santa Maria. O SBT também enviou uma repórter de São Paulo e também estava com um link direto da cidade. A TV Globo enviou César Menezes e José Roberto Burnier para a cobertura no Fantástico. A Band e o SBT tiveram um programa especial, no fim de noite, sobre a tragédia. A RBS TV exibiu, com Daniela Ungaretti, o Teledomingo especial, com cerca uma hora de duração, já na madrugada de segunda-feira. Além disso, André Azevedo, apresentou, durante o intervalo do Domingo Maior, um boletim sobre a tragédia. A manutenção mensal dos transmissores, realizada por todas emissoras da Globo no Brasil na madruga do dia 28, com exceção de São Paulo, também foi cancelada para o Rio Grande do Sul e a Sessão de Gala foi exibida normalmente. 

Feito este resumo do que aconteceu na TV tanto no Rio Grande do Sul, quanto no Brasil, alguns destaques a considerar:

  •  A excelente participação da repórter Juliana Motta, da RBS TV de Santa Maria, que ficou no ar informando em nível regional e nacional das 8h até o término do Domingão do Faustão, por volta das 21h. Sempre segura e sensível nos momentos certos. 
  • A operação montada pela TV Pampa, que possui um departamento de jornalismo limitado pelo número de pessoas e pelas condições técnicas. A afiliada da Rede TV! conseguiu divulgar, já pela manhã, imagens que a RBS TV (Na Globo News, pela manhã, cerca de um minuto de material da RBS TV da tragédia era reprisado a exaustão por várias horas) só divulgou depois, além de tratar as imagens (borrando) para não chocar. Essas imagens, originadas do YouTube, quando foram ao ar pela RBS, não houve, inicialmente, o tratamento. Só no meio da tarde é que a afiliada da TV Globo "quadriculou" as imagens. Além disso, na Pampa, pela manhã e parte da tarde a programação foi comandada diretamente de Santa Maria. Não são todas as emissoras da Pampa que tem a ligação com Porto Alegre para transmissão ao vivo deste tipo. 
  • Pela tarde, na cobertura da RBS TV, alguns pontos para destacar: Inicialmente o plantão foi conduzido pela Carla Fachim, mas depois foi se integrando Eló Zorzetto, Paulo Brito e Cláudio Brito. O fato curioso é que por algum tempo os quatro jornalistas ficaram de pé em torno de uma bancada que cabe, confortavelmente, uma pessoa apenas. Logo depois, os apresentadores sentaram em banquetas. Porém, o principal fato da cobertura da RBS TV pela tarde é que os apresentadores se tornaram âncoras, ou seja, expuseram abertamente sua opinião sobre o assunto, o que é praticamente proibido no dia a dia do jornalismo da RBS TV/Globo. O mais crítico nas considerações era o narrador Paulo Brito, que iria transmitir o Gauchão de futebol, cancelado devido à tragédia.
  • Em nível nacional, chamou a atenção das emissoras, principalmente o SBT, por não ter tradição no jornalismo, em enviar repórteres e já pela noite estarem ao vivo de Santa Maria. É sabido que as emissoras (com exceção da RBS TV e TV Pampa) não dispõem de sucursais no interior do Rio Grande do Sul, fato que agravou a demora em iniciar uma cobertura melhor. As emissoras foram ágeis neste sentido. 
  • Não quero aqui neste post citar erros e problemas com jornalistas durante a transmissão. Afinal, em uma tragédia desta dimensão e ao vivo, todos nós estamos submetidos a erros, e, além disso, há muita gente mais especializada para comentar este tipo de assunto, como já foi feito por grandes portais. Porém um fato me deixou profundamente perplexo. A experiente repórter da Band de São Paulo, Eleonora Paschoal, em certo momento da cobertura, direto do ginásio, ordenou que uma mulher, que estava sendo entrevistada ao vivo, da equipe de socorro, checasse uma informação o mais rápido possível, pois Eleonora queria (e falou no ar) que essa notícia fosse divulgada antes que a cobertura acabasse (se não estiver enganado, um pouco antes do Pânico da Band começar, por volta das 21h). A mulher saiu do vídeo à procura da informação, meio assustada. Tudo muito rápido. 
  • A TVCOM RS também fez a cobertura durante todo o dia sobre a tragédia. E não foi só José Roberto Burnier, repórter da Globo, que teve acesso à boate neste domingo. O repórter investigativo do Grupo RBS, Giovani Grizotti, também conseguiu registrar imagens dentro do local. As imagens foram ao ar pela noite no canal comunitário.
A cobertura segue nesta segunda-feira. Os telejornais de rede da TV Globo serão apresentados de Santa Maria já a partir do Bom Dia Brasil. As outras emissoras deverão seguir o mesmo caminho, como já aconteceu em outras tragédias. 

Toda a equipe de SulBRTV se solidariza com as famílias das vítimas, parentes, amigos,  e com todo o povo de Santa Maria neste momento tão difícil.

Edição deste post concluída às 04h30, podendo sofrer alterações. Com a colaboração de toda a equipe SulBRTV.
Compartilhe:

Nenhum comentário: