TV Digital

Todas as informações da TV Digital em SulBRTV! Acompanhe também em tempo real pelo Twitter.

Mapas interativos e notícias
Paraná

Visualizar TV Digital em um mapa maior

Santa Catarina

Visualizar TV Digital em um mapa maior

Últimas notícias da TV digital em Santa Catarina:
10.04.2014: SBT SC HD no ar em Criciúma
09.04.2014: Saiba quais cidades terão sinal HD da RBS até a Copa
09.04.2014: RBS TV HD Centro-Oeste deve entrar no ar em abril
02.04.2014: RBS TV HD entra no ar oficialmente em duas cidades
02.04.2014: SBT SC HD altera data de estreia do sinal digital em Criciúma
01.04.2014: Despachos do MiniCom
30.03.2014: Operadora terá canais regionais da Globo em HD
27.03.2014: Band SC HD no ar em Florianópolis
19.03.2014: RBS TV HD Chapecó no ar em Concórdia
19.03.2014: Sinal digital da RIT no ar em Joinville

Rio Grande do Sul

Visualizar TV Digital em um mapa maior

Últimas notícias da TV digital no Rio Grande do Sul:
15.04.2014: RBS TV HD no ar em Alegrete
14.04.2014: Band RS HD no ar em Osório
14.04.2014: RBS TV HD no ar em Rio Grande
14.04.2014: RBS TV HD no ar em Erechim
10.04.2014: RBS TV HD no ar em Uruguaiana
09.04.2014: Saiba quais cidades terão sinal HD da RBS até a Copa
02.04.2014: Band RS inicia expansão do sinal digital para o interior
30.03.2014: Operadora terá canais regionais da Globo em HD
27.03.2014: TVE RS inaugura Parque de Transmissores
18.03.2014: Despachos do MiniCom

Legenda dos mapas interativos: Ponto verde: está no ar; Ponto vermelho: no ar em testes; Os pontos das emissoras geradoras estão indicadas exatamente onde se localizam as sedes de televisão das mesmas e não, necessariamente, onde estão instaladas as antenas de transmissão do sinal digital. Ponto amarelo: Aguardando confirmação. As repetidoras, a princípio, estão demarcadas em lugares genéricos nas cidades, mas, gradativamente, serão colocadas onde estão fincadas as antenas para melhor recepção de sinal, de acordo com o SRD da Anatel. 

Tabela exclusiva
Tabela especial que acompanha todo o processo de TV Digital no Sul do Brasil: Emissoras, cidades, previões e muito mais!

  Rio Grande do Sul

Santa Catarina

Paraná

Legenda da Tabela: Verde: no ar; Vermelho: em testes; Amarelo: aguardando confirmação; EA: Espera autorização do Ministério das Comunicações;  ???: previsão que não se concretizou; Escrita regular: Emissora geradora; Escrita em itálico: Repetidora. O canal virtual é o canal analógico acrescido de ".1".

FAQ e Glossário
SulBRTV organizou um pequeno FAQ e glossário sobre televisão digital. Foram selecionadas as principais dúvidas de nossos leitores. 

Como assisto à TV digital aberta?
Há diversos aparelhos que sintonizam a TV Digital terrestre e aberta. Por determinação federal, os televisores vendidos hoje acima de 32'', já estão saindo de fábrica com o conversor digital embutido. Em outros modelos de TV, e também nos mais antigos, é necessário comprar o conversor digital externo. Além disso, para ambos os casos, é necessário uma antena UHF (dependendo da localização, com uma antena interna em "v", é possível assistir à programação; se você mora longe de grandes centros, é necessário uma antena externa e poderá precisar também de um amplificador de sinal / booster (dependendo da sua necessidade, não é recomendável tal investimento para assistir à TV Digital aberta e terrestre). Depois, localize e aplique a sintonia automática de TV digital no seu aparelho e usufrua da TV digital!

É possível assistir também à TV digital em outros aparelhos compatíveis. Celulares, GPS, computadores e muitos outros. Na maioria destes aparelhos, é possível assistir apenas ao sinal de 1 segmento (one-seg, de baixa resolução). Em outros, captam também o full-seg (que possibilita ver em HD).

Sinal digital é um sinal de alta definição?
Não necessariamente. Apesar da maioria das vezes,  os termos "sinal digital" "alta definição" ou "FullHD" serem utilizados como sinônimos, tecnicamente há diferenças entre os termos. A emissora pode disponibilizar o sinal digital, mas pode não apresentar conteúdo em HD, tanto em proporção 4:3 ("tela quadrada"), quando em 16:9 ("tela retangular"). Muitas emissoras, ainda, apenas retransmitem o sinal analógico no sinal digital, que não gera uma melhora significativa, porém é superior que o sinal convencional.

Emissoras podem transmitir em FullHD?
Mais uma vez, tecnicamente, nenhuma emissora que opera no sistema de televisão digital brasileiro e terrestre pode transmitir em FullHD. A televisão digital terrestre brasileira trabalha com resolução máxima de 1920x1080i (i, de interlaced. Do inglês, entrelaçado). Um vídeo em FullHD é em 1920x1080p (p, de progressive. Do inglês, progressivo). Num aparelho de blu-ray é possível em assistir em FullHD, de fato. Para saber a diferença entre progressivo e entrelaçado, clique aqui.

Quando terei sinal digital aberto na minha cidade?
Fique ligado nas notícias e na tabela sobre TV Digital em SulBRTV. Se você não encontrou a notícia aqui, entre em contato diretamente com a sua emissora para saber quando ela disponibilizará o sinal na sua região. Se você não quiser esperar para usufruir da TV Digital terrestre, há a possibilidade de assistir TV Digital via satélite. Tanto em TV paga ou aberta. Entre em contato com uma lojas de antenas e informe-se. SulBRTV não se responsabiliza por previsão não concretizada das emissoras que sejam noticiadas aqui.

Sintonizei um canal digital, mas, dias depois, ela não está mais no ar ou está com potência muito fraca. O que aconteceu?
Se estiver no período de testes, isto é normal. Se isso aconteceu com a emissora que já está no ar, entre em contato com a própria emissora. Avise também SulBRTV, que poderá também informar sobre o problema, especialmente através do Twitter.

Sintonizei um canal digital novo que ainda não foi divulgado pelo Blog.
Avise através do nosso SCI. Peçamos que, ao mandar a mensagem, se identifique, para melhorar a veracidade da informação. Há muitos avisos deste patamar que são apenas boatos, a fim de atrapalhar o bom funcionamento de SulBRTV.

Como a emissora aberta ingressa no sistema de televisão digital?

As emissoras solicitam ao Ministério das Comunicações o canal digital. Ao dar o canal físico (em UHF), ela emite a consignação (chamada "fase 1") publicada no Diário Oficial da União. Após a concessão do canal físico, em outra etapa, a emissora precisa enviar um relatório à Anatel com as características técnicas ( potência, modelo do transmissor, etc.) da estação digital. Com essa descrição, a Anatel verifica se há alguma irregularidade. Caso não houver, a Anatel aprova as características técnicas. É emitida pelo DOU ("aprovações do local de instalação e equipamentos das estações e às alterações técnicas"). Posteriormente, emite, também pelo DOU, a autorização de uso de radiofrequência, ou seja, a "fase 2", que é necessária para emissoras entrarem no sistema brasileiro de televisão terrestre em modo definitivo. Ainda há a terceira e última frase. A licença final. As publicações do DOU serão informadas pelo Twitter e, dependendo da quantidade, também no site. 


Última atualização das notícias de TV Digital: 15.04 às 21h55
Última atualização do Mapa Interativo PR: 15.04 às 21h55
Última atualização do Mapa Interativo SC: 14.04 às 11h30
Última atualização do Mapa Interativo RS: 15.04 às 21h5

Última atualização da Tabela PR: 15.04 às 21h55
Última atualização da Tabela SC: 14.04 às 21h40
Última atualização da Tabela RS: 15.04 às 21h55

Última atualização do FAQ/Glossário: 20.09 às 19h


TwitterFacebookGoogle+