TV Digital

Todas as informações da TV Digital em SulBRTV! Acompanhe também em tempo real pelo Twitter.

Mapas interativos e notícias
Paraná

Visualizar TV Digital em um mapa maior

Santa Catarina

Visualizar TV Digital em um mapa maior

Últimas notícias da TV digital em Santa Catarina:
13.09.2014: Canção Nova HD no ar em Florianópolis
13.09.2014: RICTV HD no ar em Tubarão
13.09.2014: Rede Vida HD no ar em Caçador
13.09.2014: Rede Vida HD no ar em Jaraguá do Sul
13.09.2014: RICTV HD no ar em São Bento do Sul
02.09.2014: RICTV Blumenau estreia programação em HD
29.08.2014: Record News SC estreia programação local em HD
03.06.2014: RICTV HD Joinville no ar em Jaraguá do Sul
28.05.2014: RBS TV conclui digitalização em suas 18 emissoras
21.05.2014: RBS TV HD no ar em Lages e Caçador

Rio Grande do Sul

Visualizar TV Digital em um mapa maior

Últimas notícias da TV digital no Rio Grande do Sul:
10.10.2014: TV Nativa HD entra no ar em Pelotas
23.08.2014: SBT HD no ar em três cidades do sul do RS
23.08.2014: SBT RS estreia programação em HD
04.07.2014: TVE recebe mais equipamentos de TV digital HD
07.06.2014: RBS TV HD Santa Maria no ar em São Gabriel
07.06.2014: Band RS HD no ar em Cachoeira do Sul, Santa Cruz e Santa Maria
05.06.2014: Sinal digital da RIT no ar em Bento Gonçalves
05.06.2014: Band RS HD no ar em B. Gonçalves, Canela, Gramado e Lajeado
03.06.2014: Band RS HD no ar em Passo Fundo
28.05.2014: Band RS HD no ar em Rio Grande

Legenda dos mapas interativos: Ponto verde: está no ar; Ponto vermelho: no ar em testes; Os pontos das emissoras geradoras estão indicadas exatamente onde se localizam as sedes de televisão das mesmas e não, necessariamente, onde estão instaladas as antenas de transmissão do sinal digital. Ponto amarelo: Aguardando confirmação. As repetidoras, a princípio, estão demarcadas em lugares genéricos nas cidades, mas, gradativamente, serão colocadas onde estão fincadas as antenas para melhor recepção de sinal, de acordo com o SRD da Anatel. 

FAQ e Glossário
SulBRTV organizou um pequeno FAQ e glossário sobre televisão digital. Foram selecionadas as principais dúvidas de nossos leitores. 

Como assisto à TV digital aberta?
Há diversos aparelhos que sintonizam a TV Digital terrestre e aberta. Por determinação federal, os televisores vendidos hoje acima de 32'', já estão saindo de fábrica com o conversor digital embutido. Em outros modelos de TV, e também nos mais antigos, é necessário comprar o conversor digital externo. Além disso, para ambos os casos, é necessário uma antena UHF (dependendo da localização, com uma antena interna em "v", é possível assistir à programação; se você mora longe de grandes centros, é necessário uma antena externa e poderá precisar também de um amplificador de sinal / booster (dependendo da sua necessidade, não é recomendável tal investimento para assistir à TV Digital aberta e terrestre). Depois, localize e aplique a sintonia automática de TV digital no seu aparelho e usufrua da TV digital!

É possível assistir também à TV digital em outros aparelhos compatíveis. Celulares, GPS, computadores e muitos outros. Na maioria destes aparelhos, é possível assistir apenas ao sinal de 1 segmento (one-seg, de baixa resolução). Em outros, captam também o full-seg (que possibilita ver em HD).

Sinal digital é um sinal de alta definição?
Não necessariamente. Apesar da maioria das vezes,  os termos "sinal digital" "alta definição" ou "FullHD" serem utilizados como sinônimos, tecnicamente há diferenças entre os termos. A emissora pode disponibilizar o sinal digital, mas pode não apresentar conteúdo em HD, tanto em proporção 4:3 ("tela quadrada"), quando em 16:9 ("tela retangular"). Muitas emissoras, ainda, apenas retransmitem o sinal analógico no sinal digital, que não gera uma melhora significativa, porém é superior que o sinal convencional.

Emissoras podem transmitir em FullHD?
Mais uma vez, tecnicamente, nenhuma emissora que opera no sistema de televisão digital brasileiro e terrestre pode transmitir em FullHD. A televisão digital terrestre brasileira trabalha com resolução máxima de 1920x1080i (i, de interlaced. Do inglês, entrelaçado). Um vídeo em FullHD é em 1920x1080p (p, de progressive. Do inglês, progressivo). Num aparelho de blu-ray é possível em assistir em FullHD, de fato. Para saber a diferença entre progressivo e entrelaçado, clique aqui.

Quando terei sinal digital aberto na minha cidade?
Fique ligado nas notícias e na tabela sobre TV Digital em SulBRTV. Se você não encontrou a notícia aqui, entre em contato diretamente com a sua emissora para saber quando ela disponibilizará o sinal na sua região. Se você não quiser esperar para usufruir da TV Digital terrestre, há a possibilidade de assistir TV Digital via satélite. Tanto em TV paga ou aberta. Entre em contato com uma lojas de antenas e informe-se. SulBRTV não se responsabiliza por previsão não concretizada das emissoras que sejam noticiadas aqui.

Sintonizei um canal digital, mas, dias depois, ela não está mais no ar ou está com potência muito fraca. O que aconteceu?
Se estiver no período de testes, isto é normal. Se isso aconteceu com a emissora que já está no ar, entre em contato com a própria emissora. Avise também SulBRTV, que poderá também informar sobre o problema, especialmente através do Twitter.

Sintonizei um canal digital novo que ainda não foi divulgado pelo Blog.
Avise através do nosso SCI. Peçamos que, ao mandar a mensagem, se identifique, para melhorar a veracidade da informação. Há muitos avisos deste patamar que são apenas boatos, a fim de atrapalhar o bom funcionamento de SulBRTV.

Como a emissora aberta ingressa no sistema de televisão digital?

As emissoras solicitam ao Ministério das Comunicações o canal digital. Ao dar o canal físico (em UHF), ela emite a consignação (chamada "fase 1") publicada no Diário Oficial da União. Após a concessão do canal físico, em outra etapa, a emissora precisa enviar um relatório à Anatel com as características técnicas ( potência, modelo do transmissor, etc.) da estação digital. Com essa descrição, a Anatel verifica se há alguma irregularidade. Caso não houver, a Anatel aprova as características técnicas. É emitida pelo DOU ("aprovações do local de instalação e equipamentos das estações e às alterações técnicas"). Posteriormente, emite, também pelo DOU, a autorização de uso de radiofrequência, ou seja, a "fase 2", que é necessária para emissoras entrarem no sistema brasileiro de televisão terrestre em modo definitivo. Ainda há a terceira e última frase. A licença final. As publicações do DOU serão informadas pelo Twitter e, dependendo da quantidade, também no site.