sexta-feira, 29 de maio de 2020

Record News SC homenageia 50 anos da TV Cultura de Florianópolis

(corrigida às 23h15) A primeira emissora de Florianópolis está completando, neste domingo (31), 50 anos de fundação. A TV Cultura, hoje Record News Santa Catarina, comemora as bodas de ouro com uma reportagem especial que vai ao ar nesta sexta-feira (29), às 22h, no canal de notícias do Grupo ND. 

A homenagem trará nomes conhecidos da comunicação catarinense. É o caso do comentarista esportivo Roberto Alves, o comunicador mais antigo em atividade na televisão catarinense, que participou da fundação da TV Cultura, onde ficou até 1998, até ingressar ao então Grupo RBS de Santa Catarina (hoje NSC), seu atual emprego. A reportagem deve reviver um dos momentos mais tensos da carreira do comunicador: quando um policial armado invadiu o estúdio da emissora ameaçando cometer suicídio. 

O deputado-federal e comunicador Cesar Souza, o comunicador Fenelon Damiani e Moacir Pereira, um dos comentaristas políticos mais experientes de Santa Catarina recém saído da NSC Comunicação, também estarão na homenagem. 

A apresentação será do jornalista Alexandre Mendonça, reconhecido por fazer reportagens históricas sobre a comunicação desde os tempos da faculdade, quando entrevistou ninguém menos que Silvio Santos. 

Um pouco de história 

A TV Cultura de Florianópolis é considerada a segunda emissora a operar, de modo oficial, em Santa Catarina. Sob a iniciativa do empresário Darci Lopes e mais 178 acionistas, o canal entrou no ar em 31 de maio de 1970. 

Inicialmente transmitia programação local intercalada com programas da Rede Tupi. Com a extinção da primeira emissora do Brasil em 1980, passou a exibir programas da antiga Rede de Emissoras Independentes (REI) e, por pouco tempo, o recém criado SBT. Teve como dono, neste período, o empresário Mario Petrelli, até ser vendida para Rede de Comunicações Eldorado (RCE), de Criciúma, em 1982. 

Com a RCE, transmitiu a programação da TV Bandeirantes até 1992 e, na sequência, se integrou à então Rede OM (CNT). Virou emissora própria da RecordTV em 1995 e seguiu transmitindo o canal de Edir Macedo até 31 de janeiro de 2008, quando se transformou na atual Record News Santa Catarina, sendo gerenciado pelo então Grupo RIC SC, hoje Grupo ND. 

Estreou o sinal digital em Florianópolis em 2011 e, a partir de 2014, conteúdos locais em alta definição. Nesse período, serviu de "abrigo" para os jornais da então RIC SC, por conta do incêndio que atingiu a emissora irmã. Atualmente consta hoje na grade, como programação local, o “Balanço Geral News” e o “Jornal do Continente”, além de produções terceirizadas.

Correção: Ao contrário do que estava inicialmente escrito, a homenagem foi dentro do "Jornal do Continente" e não como atração isolada.

Foto: Reprodução Instagram NDTV Record. 

Nenhum comentário: