sexta-feira, 13 de maio de 2011

RCE é lembrada no Globo Esporte de São Paulo

Quem acompanhou ontem, quinta-feira, a edição do "Globo Esporte" de São Paulo, apresentado por Tiago Leifert, assistiu a uma reportagem que é considerada folclore na televisão catarinense: um policial invadiu a extinta TV Cultura (RCE TV Florianópolis), atual Record News Santa Catarina, e quase causou uma tragédia. O programa era " Terceiro Tempo" de 13 de maio de 1986 que tinha o comando de Roberto Alves e participação de Miguel Livramento (ambos na RBS atualmente), Hélio Costa (na RIC TV Record, atualmente), entre outros. O motivo da invasão do policial é sobre um não aviso de um possível aumento para a categoria. O policial queria desabafar. Roberto Alves, tranquilamente, conseguiu convencer o policial a não cometer nada. Veja a reportagem do GESP de ontem:


O desfecho mais completo desta história pode ser acompanhada em outro vídeo. Em 2001, em entrevista ao extinto "Papo de Repórter" da TVCOM de Santa Catarina, Roberto Alves deu mais detalhes sobre o caso. O policial foi preso na época.



Depois dessas imagens, uma pergunta fica no ar: como a RBS teve acesso a estas fitas? A RBS tem direito de usar as imagens? E o principal: onde estará o arquivo da RCE? Em Criciúma, há quem diga que a maioria do acervo da RCE local (TV Eldorado), atual RBS TV, foi jogada no lixo. E em Florianópolis? Em Itajaí, a RIC preserva boa parte do acervo (extinta RCE Vale do Itajaí). A RCE - Rede de Comunicações Eldorado foi a maior rede de comunicação genuinamente catarinense que o estado teve. Foi comprada pela Record e RBS em 1995.

Compartilhe:

Nenhum comentário: