quarta-feira, 22 de abril de 2020

Vida de Mário Petrelli se confunde com a história da televisão no sul do Brasil

O falecimento do empresário de comunicação Mário José Gonzaga Petrelli, aos 84 anos, ocorrido na tarde desta quarta-feira (22) em Florianópolis, nos remete à história da televisão no sul do Brasil, especialmente em Santa Catarina e no Paraná. Boa parte das emissoras da televisão que estão no ar atualmente, fora as 11 que pertencem aos grupos de sua família (ND e RIC), já passaram pelas mãos de Petrelli em algum período no século passado.

O início da trajetória como empresário na comunicação iniciou em 1975, adquirindo duas rádios, em Curitiba e em Joinville. Em 1976, conquistou em Chapecó, a sua primeira concessão de televisão, com a antiga TV Cultura (atual NSC TV Chapecó), que só foi inaugurada em 1982 e um ano depois adquirida pelo Grupo RBS. Em 1976, surgiu a oportunidade de adquirir ar priemira emissora de televisão de Santa Catarina que já estava no ar: a TV Coligadas de Blumenau (atual NSC TV Blumenau). A negociação incluía o Jornal de Santa Catarina (atualmente extinto em versão impressa) e a Rádio Diário da Manhã de Florianópolis (atual CBN), hoje de propriedade da NSC Comunicação.

Em 1979, Pretelli adquiriu a TV Cultura de Florianópolis (atual Record News SC), primeira emissora a operar na capital catarinense. Em 1982 vendeu o canal para a Rede de Comunicações Eldorado (RCE). Ainda no início da década de 80, foi o principal acionista no início da TV Barriga Verde (TVBV) até vender as ações a Saul Brandalise, Saul Brandalise Jr., Flávio Brandalise e Ivan Oreste Bonato. 

A entrada de Petrelli no meio televisivo paranaense se deu em Cornélio Procópio, no ano de 1985, com a aquisição da TV Vanguarda (atual RIC Londrina), que retransmitia a programação da extinta TV Manchete, além de duas rádios no mesmo município. Em 27 de abril de 1987 foi criada a TV Independência de Curitiba e as Rádios Independência (AM e FM) passaram a fazer parte do grupo de Petrelli. É neste ano que é considerado a criação da Rede Independência de Comunicação (RIC). No dia 2 de dezembro de 1988, Petrelli inaugura a atual RIC Maringá. No início da década de 90, ergueu sua última emissora no estado parananense, com concessão em Toledo (atual RIC Oeste), onde hoje está sediada em Cascavel. Essas emissoras faziam parte do Sistema Sul de Comunicação (SSC).


A RIC retransmitia a TV Manchete até 1995, quando trocou pela atual afiliação com a RecordTV.


Voltando para Santa Catarina, em 1987 foi inaugurada a quarta emissora de televisão na capital Catarinense: a TV O Estado (atual NDTV Florianópolis), retransmitindo o SBT. O canal era de propriedade de Oriovisto Guimarães e José Matusalém Comelli, então proprietário do Jornal O Estado, considerado um dos maiores impressos de Santa Catarina no século XX. Logo depois, Mário Petrelli assume o controle da emissora – que, ao contrário das experiências anteriores em Santa Catarina, permanece até hoje no ar sendo comandada pela família. 

Mas os empreendimentos televisivos de Petrelli não pararam; com a inauguração, em 1989, da TV O Estado em Chapecó, (atual NDTV Chapecó). Na mesma época foi criado o Sistema Catarinense de Comunicações (SCC) que integrava as emissoras de Petrelli em Florianópolis e Chapecó (TV O Estado) com a TV Planalto de Lages (atual SCC/SBT), de propriedade da família Amaral, todas retransmitindo o sinal do SBT.


Em 1997, a parceria com o SCC de Lages é desfeita e no mesmo ano a família de Petrelli conquista mais uma concessão de TV: a TV Cidade dos Príncipes de Joinville (atual NDTV Joinville), que foi ao ar em 2000, período em que os canais do empresário se tornaram as únicas retransmissoras do SBT no estado, criando a Rede SC/SBT em Florianópolis, Joinville e Chapecó (O SCC de Lages, à época, se afiliou à novata Rede TV, criando a Rede TV! Sul). Em 11 de dezembro de 2004, foi a vez de Blumenau se integrar à Rede SC de Petrelli (atual NDTV Blumenau), com a inauguração de mais um canal.


Com o crescimento da RecordTV em todo o Brasil na década de 2000, surgiu o interesse do Grupo RIC em trocar de afiliação no estado catarinense, da mesma forma que já ocorria no Paraná, unificando as operações. A mudança iniciou em 2007 e foi concluída no dia 1º de fevereiro de 2008, quando a Rede SC/SBT virou RIC Record. A então Rede TV! Sul volta a ser afiliada do SBT em Santa Catarina. Já a Record em Santa Catarina, que tinha emissoras próprias em Florianópolis, Itajaí e Xanxerê, passa a ser controlada, também pelo grupo de Mário Petrelli: Em Florianópolis, se transformando em Record News SC e em Itajaí e Xanxerê, como canais da RIC Record. 

Na década de 2010, as principais mudanças, que já não passavam pelas mãos de Petrelli, em termos televisivos ocorrem com a emissora de Xanxerê, que deixa de produzir conteúdo próprio e passa a exibir os jornalísticos de Chapecó. Já 2019, um dos eventos mais recentes com a presença de Mário Petrelli foi a mudança da RICTV em Santa Catarina, para NDTV – data também que marca a separação das operações nos estados do Paraná e Santa Catarina. 

 A televisão no sul do Brasil – motivo motriz que faz SulBRTV estar no ar há mais de 10 anos – fica mais triste com a perda de Mário José Gonzaga Petrelli.

Foto: Marcos Campos (ND+/RIC+). Fontes: Portal ND+ e RIC+, Maringá Histórica; TopView, Assembléia Legislativa do Paraná, Artigo “Os 50 anos da televisão em Santa Catarina: concentração de mídia e de audiência”.

Nenhum comentário: