quinta-feira, 23 de abril de 2020

Coronavírus: RPC reduz salários e jornada de trabalho

(atualizada às 18h40) A RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, decidiu aderir à Medida Provisória 936, que permite a redução de salário e da jornada de trabalho para evitar demissões em massa por causa da crise do novo coronavírus, a Covid-19. A partir de 1° de maio, a maioria dos funcionários vão ter uma redução de 25% no salário e, consequentemente, na jornada de trabalho.

Segundo fontes ouvidas por SulBRTV, a medida atinge todos os setores, exceto em funcionários que trabalham em algumas áreas técnicas, como a Central de Programação por exemplo, e tem como objetivo de preservar os empregos. A medida vale, assim como foi determinado pelo Governo Federal, por até três meses. O motivo principal alegado pela emissora, aos funcionários, é a queda no faturamento por conta da crise da Covid-19. 

Uma dos impactos gerados será na programação. A partir de maio, o "Boa Noite Paraná" será apresentado em versão estadual. Além disso, a emissora já estava reprisando os programas "Plug" e "Estúdio C" (com partes inéditas) e cancelou momentaneamente a exibição de "Meu Paraná".

A RIC, afiliada da RecordTV, foi uma das primeiras emissoras a externalizar os impactos, com a redução de programação local. Na Rede Massa, afiliada ao SBT, a informação que circula nos bastidores é que houve demissões durante esta semana.

Em Santa Catarina, a situação não é diferente. Além dos impactos noticiados na semana passada, a expectativa é que outras emissoras adotem a redução da jornada de trabalho, como a RPC.

Nenhum comentário: