segunda-feira, 13 de abril de 2020

Coronavírus: RIC suspende “Cidade Alerta” local e abre canais para aulas

Por conta do novo coronavírus, a RIC, afiliada da RecordTV no Paraná, suspendeu alguns telejornais locais. O “Cidade Alerta”, por exemplo, está sendo transmitido neste momento para todo o estado; anteriormente havia as versões de Londrina, Maringá e Oeste (Toledo/Cascavel), além de Curitiba. 

A mudança iniciou hoje (13), segunda-feira e os próprios comunicadores locais da emissora já avisavam das mudanças na semana passada. “Nós, neste momento, também temos que preservar a nossa saúde e dos nossos companheiros”, justificou Giuliano Marcos, apresentador da edição londrinense do jornalístico policial. 

As versões locais vão parar por, pelo menos, um mês. Paulo Gomes, apresentador da edição de Curitiba e famoso por ficar “revoltado” e quebrar o cenário da atração, está comandando a edição estadual. O “Balanço Geral” de sábados, que estava sendo apresentado em caráter estadual, também está, momentaneamente, fora do ar. 

Aulas da Rede Estadual de Educação 

Desde a semana passada, um dos recursos do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre está sendo utilizado como ferramenta educativa em meio à pandemia do novo coronavírus. A RIC está usando a multiprogramação para exibir as aulas da rede estadual de ensino do Paraná nas retransmissoras espalhadas pelo estado. Funciona assim: em Curitiba, por exemplo, o canal 7.1 é a programação normal da emissora. O 7.2 ao 7.4 são os canais utilizados para as transmissões das aulas. 

A multiprogramação já era utilizada em canais governamentais (TV Senado, TV Câmara, TV Assembleia Legislativa e Câmara Municipal) e recentemente, em emissoras educativas, como é o caso da TV Cultura de São Paulo. Nas emissoras comerciais, ela é vedada, mas foi liberada para uso não comercial durante a pandemia, como é o caso das aulas. 

Segundo o site Plural.jor.br, a RIC foi a única emissora a apresentar proposta e que o valor a ser recebido pela afiliada do canal de Edir Macedo pela transmissão das aulas durante a quarentena será de R$ 2,7 milhões.

Foto: Reprodução RIC

Nenhum comentário: