quinta-feira, 28 de maio de 2020

RIC demite Ricardo Vilches; ele e emissora negam que palavrão dito "ao vivo" seja o motivo

(atualizada em 30/05 às 14h05) A RIC através do Grupo RIC, anunciou a demissão do jornalista Ricardo Vilches, que apresentava o “Paraná no Ar” na afiliada da RecordTV. No lugar dele, Luiza Luersen ocupa a apresentação do jornalístico matutino até o dia 30 de junho. E, depois, ela ocupará nova posição na apresentação do jornal que também contará com um novo integrante, segundo informou a nota. A demissão de Vilches teria sido influenciada por um palavrão dito pelo próprio durante o telejornal, que viralizou nas redes sociais. O jornalista e emissora, entretanto, negam. 

O palavrão dito por Ricardo não foi ao ar ao vivo na televisão, apenas para quem acompanha o jornal pela transmissão ao vivo no YouTube, pois o sinal transmitido é o “limpo”, do estúdio, e não da programação que está ao vivo na televisão. Ricardo xingou a vinheta de identificação da RecordTV (rodando no ar na televisão), pois, possivelmente, já achava que estava com o telejornal, ao vivo, no ar; repare que ele repete o movimento e recomeça a introdução do programa. Veja:


Não é de agora que, nessas transmissões pela internet da RICTV, vazam os bastidores dos programas antes do início “oficial” exibido na televisão. No dia da morte do fundador do Grupo RIC e ND, Mário Petrelli, no início do “Cidade Alerta”, que foi exibido simultaneamente para o Paraná e Santa Catarina, vazou no YouTube a interação entre os apresentadores Paulo Gomes e Henrique Zanotto, da versão paranaense e catarinense, respectivamente, minutos antes de entrar no ar. Acompanhe o vídeo (do próprio canal oficial da atração no YouTube):


O site “Notícias da TV” apurou que Vilches foi obrigado por sua chefia a tirar férias. E que essa situação, segundo funcionários da emissora, só ocorre quando RICTV quer demitir alguém. E nesta quarta-feira (27), ao retornar ao trabalho, o apresentador foi demitido. 

Na tarde desta quinta-feira (28), o próprio jornalista usou as redes sociais para falar sobre a demissão, usando como fonte a reportagem do “Notícias da TV”. Vilches confirmou que o episódio do palavrão foi apenas no ar no YouTube. “Gente, todo mundo na televisão (na RICTV), desde o chão de fábrica até o pessoal da chefia, levou isso na brincadeira”, declarou. Ele ainda criticou a manchete da reportagem e afirmou que os motivos da demissão dele não tem relação com o palavrão. “Foram os motivos da empresa, que, como muitas outras aqui no Brasil, a maioria, senão todas, estão passando por dificuldades. E, enquanto a mim, vida que segue”, argumentou. Veja o vídeo publicado:

Confira a nota completa do Grupo RIC, assinada pela gerente de jornalismo Ivete Azzolini e pelo diretor corporativo de produto, conteúdo e convergência Marcus Yabe. 

“O Grupo RIC informa por meio de sua Diretoria Corporativa de Produto, Conteúdo e Convergência que na manhã de hoje fez o desligamento do repórter e apresentador, Ricardo Vilches. Agradecemos ao jornalista pelo empenho dedicado em todos os anos que ele esteve conosco, sempre pautado pela ética e a responsabilidade em informar com correção. 

O grupo ainda informa que está iniciando uma reestruturação da sua programação matutina, com isso Luiza Luersen ocupará a apresentação do Paraná no Ar até o dia 30 de junho. A partir do dia 1º de julho, ela ocupará nova posição na apresentação do jornal que também contará com um novo integrante. 

Reforçamos o nosso compromisso em fazer o maior esforço possível em não fechar vagas no jornalismo nesse período de crise. Somado a isso, estamos desenvolvendo novos projetos com o intuito de melhorar nossas soluções de audiência nesse momento crucial para comunicação.”

Neste sábado, dia 30 de maio, o Grupo RIC enviou outra nota, assinado em conjunto do Presidente Executivo Leonardo Petrelli e o Diretor de Conteúdo Marcus Yabe, confirmando a versão do jornalista, que o episódio não teve relação com sua saída.

"O Grupo RIC por meio de sua emissora RIC, afiliada da Record TV no Paraná, vem por meio desta, desmentir todas as notas maldosas geradas por sites que buscam caçar cliques por meio de títulos dúbios em relação ao desligamento do ex-repórter e apresentador da emissora, Ricardo Vilches. 

É descabida e mentirosa a afirmação que o jornalista tenha sido demitido pelo episódio que aconteceu há meses. Ricardo Vilches, durante todo o seu contrato com a casa foi um excelente jornalista, gerando grandes matérias que orgulham a companhia até hoje. O desligamento do colaborador foi motivado pela implantação de um novo planejamento para o produto que Vilches atuava. Reforçamos enfaticamente que qualquer matéria que insinue que o profissional foi desligado pelo vídeo vazado é mentirosa. 

Em momento algum, absolutamente, nenhum veículo entrou em contato conosco para apurar as informações. Lamentamos esse comportamento oportunista de certos portais, buscando somente o clique e deixando a responsabilidade e a ética de lado. Nós do Grupo RIC, nos solidarizamos com o nosso ex-colaborador e desejamos sucesso em seus próximos projetos."

Foto: Reprodução RICTV.

Nenhum comentário: