domingo, 30 de dezembro de 2012

Especial: Retrospectiva 2012

Em comemoração ao fim de 2012 e à sua milésima postagem, SulBRTV faz hoje uma retrospectiva dos assuntos mais importantes deste ano em que a televisão, por muitas vezes, acabou sendo o assunto de seus próprios telejornais.

O ano começava com rumores sobre a possível venda da Rede Massa, afiliada ao SBT no Paraná, para a Rede Record. Seu proprietário, o apresentador Ratinho, por mais de uma vez negou a venda e afirmou que, pelo contrário, estava disposto a inaugurar novas emissoras. "Eu quero comprar é a Record", disse ele, em tom de brincadeira, em entrevista ao Jornal da Massa. De fato, a Rede Massa lançou, em agosto, a TV Guará, sua quinta emissora de TV, com sede em Ponta Grossa. Com uma feijoada, o novo canal foi apresentado ao mercado publicitário.

Apesar do atraso do Ministério das Comunicações na liberação da TV digital em várias cidades, a tecnologia avançou no sul do Brasil. Depois de muitas previsões não concretizadas, a TV Pampa HD de Porto Alegre entrou no ar pela primeira vez em 26 de abril, mas saiu poucos dias depois e não voltou mais. 13 cidades do Rio Grande do Sul, nove em Santa Catarina e dez no Paraná, já contam com, pelo menos, uma emissora de TV digital, no ar ou em testes.

Em Santa Catarina, a televisão ficou mais padronizada com as redes nacionais: a TV Barriga Verde (TVBV), adotou o nome de sua rede e passou a se chamar Band Santa Catarina. Muitos programas que antes levavam o nome TVBV, tiveram seus nomes alterados. Em outubro, o projeto Redação Móvel, da RBS TV catarinense, causou a impressão de que a padronização chegaria também à afiliada da Rede Globo, com sua vinheta semelhante à abertura padrão dos telejornais locais da rede, usado, por exemplo, no Paraná TV, da RPC TV. A novidade, no entanto, não alterou o nome de nenhum programa.

No ano em que a TV foi destaque em seu noticiário, a RBS TV Criciúma cancelou sua programação local após o alagamento causado por uma forte chuva que atingiu o sul catarinense em 15 de fevereiro. A emissora transmitiu em sua totalidade o RBS Notícias de Florianópolis. Na mesma cidade, um caminhão desgovernado invadiu a sede administrativa da TV Criciúma (canal 19) no mês de setembro. Os danos foram apenas materiais.

Durante uma transmissão ao vivo da RICTV Record Itajaí, a repórter Patrícia Silveira sofreu um acidente após saltar de parapente no morro do Atalaia. A repórter, que caiu sobre uma árvore, não se feriu. Em Florianópolis, a RICTV passou por outro incidente no mês de novembro: um incêndio atingiu a sede da emissora no Morro da Cruz. A fumaça causou intoxicação em três funcionários, que passaram bem após atendimento médico. Por alguns minutos, a emissora saiu do ar e seu telejornal RIC Notícias foi cancelado.

A TV da região sul também foi destaque nas páginas policiais: em 29 de abril, o comentarista esportivo Miguel Livramento, do Grupo RBS, foi agredido numa tentativa de assalto, enquanto saía de casa para apresentar o Show de Bola, na TVCOM de Santa Catarina. Poucos dias depois, no Paraná, o repórter Carlos Rodrigues, da TV Iguaçu, sofreu tentativa de sequestro em sua própria casa em Curitiba. Ambos os profissionais passaram bem após os incidentes.

No Rio Grande do Sul, porém, a tragédia não teve final feliz: durante uma caravana de carros de imprensa que faziam a cobertura de uma operação policial, na ERS-122, um grave acidente com um caminhão tirou a vida do irreverente repórter Paulão, famoso por seu programa Polícia em Ação, e do jovem cinegrafista Ezequiel Barbosa. Eles trabalhavam para o programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes. O acontecimento enlutou profissionais de todos os grupos de comunicação.

Também neste ano, a televisão gaúcha perdeu o apresentador Tatata Pimentel. O criador do programa Gente da Noite, da TVCOM, foi encontrado morto em sua casa, em Porto Alegre. Seu último trabalho na TV havia sido o Café TVCOM, que apresentou até o início do ano.

Florianópolis viu diversas emissoras de TV saírem do ar ao mesmo tempo no dia 12 de agosto. Uma pane elétrica no Morro da Cruz interrompeu as transmissões de todos os canais UHF e a RBS TV durante a tarde daquele domingo. O problema causou prejuízos ao SBT Santa Catarina, com a queima de equipamentos. Um "efeito dominó" na afiliada tirou do ar, também, todas as retransmissoras do SBT no interior do estado.

Na Ulbra TV, após uma discussão entre comentaristas, o médico psicanalista Paulo Alberto Rebelato, abandonou ao vivo o programa Bibo Nunes Show, após 20 anos de participações em programas do apresentador Bibo Nunes. Em entrevista exclusiva ao blog SulBRTV, ele contou os motivos pelos quais decidiu não voltar mais ao programa.

2012 foi ano de comemoração para algumas emissoras: a Band Curitiba completou 30 anos em agosto e exibiu vídeos institucionais na programação. No aniversário de 17 anos da RBS TV Criciúma, um funcionário da empresa disponibilizou, no YouTube, reportagens especiais que a TV havia exibido anos antes. Durante a semana do aniversário de Porto Alegre, o Jornal do Almoço apresentou suas edições diretamente do Largo Glênio Peres, no centro da cidade. Na mesma semana, o programa completou 40 anos.

A grande comemoração do ano ficou para a RBS TV do Rio Grande do Sul, que completou 50 anos. Todos os telejornais da emissora exibiram reportagens especiais sobre a história do canal. No dia 14 de dezembro, o Globo Repórter teve uma edição exclusiva para o Rio Grande do Sul sobre a história da RBS TV, assim como foi feito em 2010, nos 50 anos da RPC TV.

Neste ano, o telespectador se surpreendeu com a saída de antigos apresentadores de alguns programas: Paulo Brito deixou o comando do Globo Esporte do Rio Grande do Sul. Na mesma emissora, Tulio Milman se despediu do Teledomingo, programa apresentado por ele desde a sua criação, em 1997. Embora tenham saído de seus programas, ambos continuam na RBS.

As eleições municipais também causaram mudanças nas apresentações de alguns programas: Rogério Amaral e Nico Fagundes, candidataram-se a vereador na capital gaúcha. Com a saída de Nico, Neto Fagundes passou a dividir a apresentação do Galpão Crioulo com a cantora e jornalista Shana Müller. Em Santa Catarina, o jornalista Eduardo Lima, apresentador do Jornal do Meio Dia na RICTV Record Joinville, candidatou-se a vereador da cidade. SulBRTV fez ampla cobertura das eleições. Foram 58 postagens sobre debates realizados por emissoras de TV do sul do Brasil.

No Paraná, a Rede Massa teve dificuldade para fazer a cobertura da eleição para prefeito de Curitiba, que teve como um de seus candidatos, Ratinho Jr., filho do apresentador e proprietário da Rede Massa, Ratinho. A emissora foi multada pela Justiça Eleitoral, por entender que não houve isonomia no tratamento aos candidatos. Apesar da visibilidade proporcionada pela TV, nenhum dos candidatos citados foram eleitos.


Outra grande mudança na TV da região sul ficou a cargo da Rede Mercosul, do Paraná. A emissora, que tinha apenas seis horas de programação própria e o espaço restante ocupado por programas da Igreja Mundial do Poder de Deus, passou a transmitir a programação da Record News para todo o estado.

Mas qual foi o principal fato da TV sul-brasileira no ano de 2012? Deixe seu comentário e participe das enquetes que SulBRTV organizou para cada estado. O resultado sai amanhã, dia 31.

Edição: Dilermando Dias. Colaborou Giorgio Guedin.
Compartilhe:

4 comentários:

Anônimo disse...

Faltou dizer que a RPC em 2012 foi a primeira rede do sul do país a ter todas as suas geradoras digitalizadas

Anônimo disse...

Novo predio da rpc tv Maringá e primeiro programa hd da rpc tv o novo quadro do PLUG

Equipe disse...

Faltou também a inauguração da nove sede do SBT SC.

DJFSI disse...

A Rede Mercosul só gerava 30minutos de programação própria!!! Que era justamente o jornalzinho deles... O Resto era da Mundial e da Assembleia Legislativa do Paraná (TV Sinal).