sábado, 29 de dezembro de 2012

Opinião: Os 50 anos da RBS TV RS

A RBS TV no Rio Grande do Sul completa hoje 50 anos e, conforme prometido, uma opinião sobre as comemorações da afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul. 

Devido ao final do ano, as comemorações se concentraram na sexta-feira, dia 14. O Jornal do Almoço foi especial. Logo na abertura, um vídeo, que não pertence à RBS TV, sobre o ato de inauguração da então TV Gaúcha com a participação do presidente João Goulart em preto e branco, porém em excelente qualidade de som e imagem. Logo após, a jornalista Cristina Ranzolin recebeu os ex-apresentadores Tânia Carvalho, Maria do Carmo, Celestino Valenzuela, Balala Campos, Glênio Reis, Nico Fagundes, Paulo Sant’Ana, Claudio Andara e, posteriormente, Ruth Regina. Nota-se a ausência de Rosane Marchetti, que também foi apresentadora do jornalístico por mais de uma década.

Regina Lima, que desde quando saiu da apresentação do Teledomingo virou repórter especial do Jornal do Almoço (uma versão gaúcha da Laine Valgas, do JA catarinense), apresentou, durante o programa, partes fundamentais da emissora: central técnica, redação de jornalismo, switcher. Em um vídeo de um pouco mais de um minuto, o jornal relembrou os apresentadores já falecidos e, logo depois, um bate-papo descontraído, com direito a uma capela com Paulo Sant’Ana e Ruth Regina. Talvez esse seja um dos melhores momentos do jornal. Lasier Martins conversou com as três gerações da Família Sirotsky, proprietária do Grupo RBS. Uma família de telespectadores, numa reportagem, citava inúmeras imagens históricas, de arquivo, vinhetas e curiosidades dos 50 anos de emissora. Entre eles, uma bem rara e oportuna: os bastidores e a estreia de Cristina Ranzolin como apresentadora oficial do jornal em 1996 e o novo formato (JA arco-íris):

O programa ainda teve as participações dos atores Nuno Leal Maia e Nathália Timberg, que representaram os atores globais na festa. No final, a orquestra da Fundarte apresentou no local da festa uma rapsódia com vinhetas da RBS TV e da TV Globo. Poderiam ter identificado, através do gerador de caracteres (GC), qual vinheta estava sendo tocada, apesar da grande maioria ser de conhecimento geral. Trilhas atuais e antigas, como as do Campo e Lavoura e do extinto Transasom, fizeram parte da apresentação.

 O Jornal do Almoço gaúcho, apesar de boa audiência e faturamento, não atravessa boa fase desde quando mudou de formato em novembro de 2010. Mas o especial de 50 anos foi exceção. Em um pouco mais de 30 minutos líquidos de duração, resumiu bem as comemorações do cinquentenário da RBS TV. Cristina Ranzolin comandou de forma segura e o programa esteve recheado de boas reportagens, entrevistas e, principalmente, depoimentos especiais. 

Pela noite, ia ao ar o Globo Repórter exclusivo para o Rio Grande do Sul. Sérgio Chapelin abriu o programa, mas logo “passou o bastão” para Rosane Marchetti, junto com outros repórteres do Núcleo Globo. O programa abordou o clássico Gre-Nal. Aproveitando o assunto, o especial mostrou a nova unidade móvel em HD para transmissões ao vivo, que será utilizado de forma plena a partir do ano que vem. Depois foi ao ar as denúncias, flagrantes e imagens importantes, em especial, a queda do voo 3054 da TAM em 2007. Entre as imagens, um pequeno erro com a data das “Diretas Já” (1988 em vez de 1984). Também foram mostradas imagens dos primeiros programas e o surgimento da afiliação com a TV Globo e mais imagens de arquivo. Depois, os artistas e jornalistas que fizeram e fazem a emissora. Por fim, falou do momento atual e o futuro da emissora. “Se tivéssemos que começar, começaríamos tudo de novo. Valeu a pena!” disse Maurício Sirotsky Sobrinho, fundador da RBS TV, encerrando o Globo Repórter especial. Em um pouco mais de 40 minutos, resumir 50 anos de RBS TV é muito pouco, claro. Mas dava para compactar o espaço destinado à dupla Gre-Nal (poderiam colocar as imagens em programas esportivos, como o RBS Esporte, por exemplo) e mostrar um pouco mais do dia a dia da emissora, acompanhar a rotina (vale lembrar que isto foi feito no site especial, através de textos), mas foi um Globo Repórter histórico e para colecionador guardar. 

Em dezembro ainda teve outros momentos especiais, como no Bom Dia Rio Grande, que mostrava campanhas da emissora em todos os 50 anos. O Jornal do Almoço exibiu histórias que completam 50 anos em 2012. Desde a metade do ano, comerciais de um minuto contavam a história da RBS TV em diversos assuntos como esporte, artistas, jornalismo. 

Os 50 anos, apesar da boa divulgação, não tiveram a mesma “magia” de outras comemorações da RBS TV em outros anos. O motivo, talvez, seja porque a televisão perde espaço para outros meios de comunicação, como a internet, e, por conta desta instantaneidade da rede mundial de computadores, datas especiais passam de maneira mais rápida, infelizmente.

Memória

SulBRTV homenageia os 50 anos da RBS TV com dois vídeos que têm muito a ver com a história da emissora. São duas versões da música "Vida" (de Ricardo Engels Garay e Carlos Henrique Ludwig), tocada tradicionalmente nas campanhas de fim de ano do Grupo RBS. A primeira, e a mais conhecida de todas, interpretada pela cantora Glória Oliveira. A segunda, instrumental, tocada pelo Grupo Mensagem, com participação especial de Abner. As gravações estão presentes no LP "Viver. A gente quer dividir com você esta emoção", lançado pela RBS em 1986.

Versão 1: Cantada por Glória Oliveira


Versão 2: Instrumental

Os especiais de fim de ano de SulBRTV continuam neste domingo (30) com a retrospectiva 2012. Não se esqueça dar sua opinião na enquete sobre qual foi o assunto mais importante do ano na televisão gaúcha, catarinense e paranaense. O resultado sai no dia 31. Continue com a gente!

Texto: Giorgio Guedin com a colaboração de Dilermando Dias. Vídeos: Dilermando Dias.
Compartilhe:
*Siga SulBRTV no Twitter
*Curta SulBRTV no Facebook

Um comentário:

Equipe disse...

Não teve GC na hora da orquestra, pois a RBS TV fez uma promoção de adivinhar os jingles e de fazer uma resposta lá no site da emissora. Na página RBS TV 50anos.