domingo, 22 de julho de 2012

Rebelato fala sobre sua saída do Bibo Nunes Show

No último dia 26 de junho, terça-feira, uma discussão no programa Bibo Nunes Show, exibido à noite na Ulbra TV, causou a saída do médico psicanalista Paulo Alberto Rebelato (foto) do estúdio, enquanto o programa estava no ar. O comentarista não voltou mais ao programa do qual participava semanalmente.

Em entrevista exclusiva ao blog SulBRTV, Paulo Alberto Rebelato contou que vinha tendo problemas com o apresentador Bibo Nunes há algum tempo. "Eu não saí do programa. Eu fui saindo ao longo de uma década", explica.

Rebelato foi comentarista dos programas de Bibo Nunes desde julho de 1992, quando foi convidado a participar do Programa Bibo Nunes por sua produtora Patrícia Poeta (hoje no Jornal Nacional, da TV Globo). Ele conta que se sentiu desvalorizado quando, há cerca de 15 anos, o apresentador passou a chamar-lhe apenas pelo apelido "Freud dos Pampas", contra a sua vontade, pois não concordava com o uso indevido do nome do fundador da psicanálise Sigmund Freud.

O mal-estar com o apelido "Freud dos Pampas" causou a sua saída temporária do Bibo Nunes Show em 2010. Rebelato pediu ao apresentador que lhe chamasse pelo sobrenome e Bibo (foto) recusou, afirmando que chamaria como quisesse, pois o programa era seu. Rebelato ficou ausente do Bibo Nunes Show por cerca de oito meses.

O programa

No programa do dia 26, Rebelato falou de sua indignação com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por sua reunião com feijoada e apertos de mão na casa de Paulo Maluf (PP), no mesmo mês. Ele disse que estava traumatizado frente ao Partido dos Trabalhadores — com "LER", Lesão de "Espanto" Repetitivo (em vez de "Esforço"), segundo suas próprias palavras. Ele ainda disse, no ar, que Lula "havia cumprido o mito de Getúlio Vargas", suicidando-se simbolicamente ao trazer para o Brasil a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, o que qualificou como crime de lesa-pátria. "Em 2017 o Brasil será a Grécia", disse ele. As críticas desagradaram a vereadora de Porto Alegre Sofia Cavedon, do mesmo partido de Lula.

Após este mal-estar no programa, Bibo Nunes pediu a Rebelato que contasse à vereadora a sua opinião sobre o futebol, alvo de críticas do psicanalista, pelo fanatismo quase religioso que há no Brasil em torno desse esporte. Após relatar a Sofia Cavedon (foto) as quatro ameaças de morte que recebeu nos últimos seis meses, por conta de suas críticas, a vereadora começou a rir. Rebelato não gostou da atitude da vereadora e disse que ela dava a entender, com seu comportamento, que ela "encenifica o cenário de Brasília, onde os políticos zombam das nossas caras". Enquanto Sofia continuava rindo, Bibo chegou ao lado de Rebelato e lhe disse: "os incomodados que se retirem" (a frase não foi ao ar). Rebelato, então, se retirou do estúdio com o programa em exibição.

Após o ocorrido, Bibo Nunes disse a Rebelato, por telefone, que a família de Sofia Cavedon processaria o psicanalista por danos morais. Sem nenhum tipo de apoio da parte de Bibo Nunes, Rebelato decidiu por não voltar mais ao programa: "Se, já antes, eu nada esperava do Bibo Nunes, agora, muito menos".

O vídeo

Todas as edições do Bibo Nunes Show são disponibilizadas na íntegra no site TVI.com.br e não foi diferente no dia 26 de junho. Com o problema da saída de Rebelato, o vídeo foi retirado do site durante a madrugada do dia seguinte. O mesmo ocorreu com a edição do dia 27, em que houve repercussão do acontecido, inclusive com comentários de telespectadores que apoiaram a atitude do psicanalista.

Traição

Rebelato diz ter se sentido traído por Bibo Nunes: "eu esperava mais consideração, solidariedade, porque eu sou o único remanescente da velha-guarda dos comentaristas do Bibo". Há vinte anos, Rebelato esteve ao lado de Bibo e de personalidades históricas de Porto Alegre como comentarista de seus programas de TV.

No mesmo programa, do dia 26, Bibo Nunes disse que "no Rio Grande do Sul, quem não é gremista ou colorado não é nada". Não se considerando nem colorado e nem gremista, Rebelato sentiu-se ofendido com a afirmação: "[O Bibo] dizendo que eu sou nada, ou ninguém, a vereadora Sofia Cavedon rindo da minha cara: eu me sinto totalmente desconsiderado. [...] Então não tenho mais o que fazer neste programa".

Ao final da entrevista, Rebelato compara Bibo Nunes ao apresentador Ratinho: "Ele me chama de 'Freud dos Pampas'; talvez ele seja o 'Ratinho dos Pampas'". Segundo ele, o programa de Bibo Nunes, "às vezes, é algo muito pior que o Ratinho, lá de São Paulo".

Paulo Alberto Rebelato continua participando do programa Diversidade, às quintas-feiras, também na Ulbra TV, e do Programa Beatriz Fagundes, às terças-feiras, a partir das 9h30min da manhã, na Rádio Pampa AM (970 kHz em Porto Alegre).

Compartilhe:

4 comentários:

Sérgio Cunha disse...

Primeiro > dou os Parabéns ao Paulo Rebelato por sua atitude autêntica e que sempre o acompanhou.
Segundo > Ter liberdade de expressão e de opinião deve ser básico a qualquer programa, portanto mais uma vez Rebelato merece os parabéns. Não obstante a isso falar de futebol e política neste Pais parece ser algo impróprio e principalmente quando vemos o contrario dos interessados e isso era óbvio que iria ocorrer ao buscar opinião técnica ou pessoal neste assunto - quanto a criticar o Lula ao abraçar Maluf convenhamos quem de nós não pensou o mesmo que Rebelato?
O apresentador é dono do programa mas não da opinião alheia,tão pouco da voz, pode ainda tentar ser da palavra mas dificilmente conseguirá.
É necessário amadurecer e todos sabemos que atingir 102% de audiência é uma brincadeira, no RGS apresentadores em geral ainda gatinham para ser um apresentador líder de audiência local quanto mais Nacional mas evolui com orgulho o programa em questão. Portanto fica aqui meus parabéns aos dois que de alguma forma devem ter aprendido com o fato e crescido mais um pouco.

oguardachuva disse...

Vejo raramente o programa do Bibo Nunes, mas sempre que vejo, ele está se explicando. Já o Sr. Rebelato, sempre que o ouvi, e sempre foi no programa da Beatriz Fagundes, aprendi alguma coisa. Lamento que pessoas como o Sr. Rebelato não tenham oportunidade de se fazer ouvir e ao invés disso temos que escutar esta ladainha de copa, duplagrenal, e nem sei que mais. Napoleão Oliveira Gomide Filho - Aposentado - (51)91752602 - Rua Euclydes da Cunha, 585 - Porto Alegre - RS

Leandro disse...

Nada justifica a saída repentina do Programa, pois foi uma total falta de respeito aos telespectadores. Se não gostou do que o Bibo disse, que acertasse as contas com ele depois do programa, fora do ar. E para ver que o Sr. Rebelato não vale nada, voltou a fazer participar do programa do Bibo, onde eu era telespectador e deixei de ser após sua aparição no Programa... Percebi total falta de idoneidade do Bibo... Os 2 se merecem...Freud dos Pampas!!!!

Anônimo disse...

Um programa muito baixo. Bibo, pra quem não sabe recebeu dinheiro de propina através de publicidade do governo do PSDB de Canoas na época da fraude da Merenda em 2007/2008/2009 (quem dúvida é só checar os contratos publicitários dele). Um pulha que acha que é o paladino da moral, sendo que é amiguinho de todos os corruptos do DEM, PP, PSDB e PMDB. Fora que ele só contrata para sua produção mulheres com mais talentos estéticos do que capacidade intelectual. Um programa pra ignorantes como ele.