quarta-feira, 29 de maio de 2019

SC: "Jornal do Almoço" vai começar mais cedo


(corrigida e atualizada em  31/05, às 16h55)

A NSC TV vai adotar a partir da próxima segunda-feira, dia 3 de junho, uma estratégia que já foi estabelecida há alguns meses entre algumas afiliadas globais em todo o país, incluindo Paraná e Rio Grande do Sul: começar a programação local, após Encontro com Fátima Bernardes”, 15 minutos mais cedo.

O alvo em questão será o “Jornal do Almoço” que, com 15 minutos a mais de duração, terá como meta principal conter a queda em audiência devido à popularidade do “Balanço Geral” da RICTV Record, que começa atualmente às 11h50, e pelo fraco desempenho do programa de Fátima Bernardes. Em Joinville, segundo a última pesquisa do Ibope realizada no mês de abril, a afiliada do canal de Edir Macedo vence na faixa horária das 12h às 15h. Em Blumenau, na última pesquisa, a NSC TV vence o jornalístico apresentado por Joelson dos Santos, mas a diferença entre as emissoras diminuiu bastante e acendeu o sinal de alerta.

Mesmo com esses resultados no interior, o "Jornal do Almoço" vai começar às 11h45 para a região de cobertura da NSC TV Florianópolis. As outras praças vão iniciar o JA no horário normal, às 12h, mas não está descartada que praças como Joinville e Blumenau adotem a mesma estratégia em breve.

Em um comercial, que começou a ser rodado na noite desta quarta-feira (29), é anunciado novos quadros, mais interação e mais links ao vivo. O repórter Edson Amaral, o Edsoul, vai ganhar mais espaço.

A crise de audiência que atinge algumas afiliadas da Globo não é novidade, mas está chegando com mais força a um dos estados considerados mais “seguros”, em termos do Ibope, para o canal da família Marinho. O primeiro susto aconteceu no início do mês, com a inserção da edição fixa do “Redação NSC” para conter o quadro “A Hora da Venenosa”, do “Balanço Geral”, sucesso de audiência. Agora, atinge o horário do jornal mais tradicional da emissora, no ar há quase 40 anos.

O procedimento implantado na RBS TV e RPC TV nos meses anteriores está surtindo efeito. No horário local na hora do almoço, com 15 minutos a mais de duração, as afiliadas da Globo vêm conquistando o primeiro lugar do Ibope.

Correção: ao contrário do que estava escrito na primeira versão do texto, a mudança vai atingir, inicialmente, apenas a NSC TV Florianópolis.

Um comentário:

João Luiz disse...

Aqui no RS também começou agora, nesta sexta feira, a concorrência com Record e SBT está ficando difícil, pois muita gente está mudando de canal e vendo apresentadores mais simpáticos e maior volume de notícias locais.