segunda-feira, 15 de abril de 2013

RBS TV quer HD em todas as geradoras em 2013

O executivo de televisão do Grupo RBS, Antônio Tigre, reafirmou durante o NAB Show2013, a maior feira de comunicação, televisão, rádio e transmissão de dados do mundo, que pretende digitalizar todas as geradoras (emissoras que produzem programação local) da afiliada da TV Globo em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul durante 2013. A entrevista foi concedida ao Portal Acontecendo Aqui.

O executivo afirmou também que o próximo passo é exibir em alta definição toda a programação própria da RBS TV. Atualmente apenas alguns programas semanais na emissora e transmissões ao vivo, no Rio Grande do Sul, são transmitidas neste formato. Tigre falou também da parceria com a Sony, cujas câmeras são utilizadas pela emissora.

Porém a vontade da RBS TV se esbarra na burocracia do Ministério das Comunicações. Apenas Blumenau tem autorização para emitir de maneira definitiva o sinal digital e que ainda não possui previsão de estreia. Em Santa Maria, o evento ocorre na próxima quinta-feira (18). As outras 13 geradoras, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, incluindo Pelotas, que estreou em fase de testes durante 2012, não possuem o documento.

A Harris Broadcast, uma das maiores empresas de tecnologia que envolve televisão digital, divulgou em seu site que a RBS TV, durante a feira, adquiriu 16 equipamentos de controles-mestre em alta definição (HD master control systems), fundamental para a transmissão do sinal digital, permitindo que a alta definição chegue a 75 cidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Compartilhe:

4 comentários:

Anônimo disse...

Dinheiro da venda do Canal Rural sendo investido.

Anônimo disse...

certa resposta!!!! interessante finalmente saiu uma informação "concreta" sobre a digitalização das (no mínimo) geradoras da RBS!!!!!! mas como a própria coluna fala tah batendo de frente com a lentidão do MC, talvez a RBS inicie pelo menos os testes em todas as geradoas!!!!! será que os caras se assustaram de como a rede vida está se digitalizando quase passando a emissora "local"!!!!

Anônimo disse...

Balneário Camboriú "URGENTE". Aqui não pega nada. A globo tem o pior sinal de todos os canais aberto. Vamos lá RBS TV Blumenau entre no ar com a sua TV DIGITAL. Estamos ansiosos para voltar o canal 34. Ano passado estava muito bom a degustação de tivemos de alta definição da Globo. Que retorne logo....

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo do comentário anterior, a "amostra grátis" do ano passado só serviu para nos deixar com água na boca. Agora vamos pensar o seguinte: durante a fase de testes, imagino que a retransmissora não tenha autorização ou condições técnicas para veicular os comerciais locais. Diante disso, seria péssimo para a RBS transmitir o sinal digital com imagem maravilhosa, pois aí ninguém ia querer pegar a transmissão local, e os anunciantes perderiam público. E mesmo aqui em BC, haveria queda de vendas dos pacotes de TV por assinatura que o povo faz pra ter o sinal digital da Globo. Tomara que tudo seja acertado logo, quero ver a Copa das Confederações em HD!