domingo, 24 de março de 2013

SBT SC HD no ar em Lages

Está no ar desde o último final de semana, o sinal digital terrestre e aberto do SBT Santa Catarina em Lages, no planalto serrano. A emissora opera no canal 46 UHF (10.1 virtual).

Nos primeiros momentos, o SBT SC está usando o sinal em alta definição e inserindo comerciais locais para todo o estado, normalmente. Quando um programa é exibido em HD, a afiliada está exibindo o mesmo sinal para os dois tipos de transmissões (Exemplo: esta cena de filme: quem possui o sinal digital assiste a esta imagem; no analógico (TV convencional), a esta).

A afiliada do canal de  Silvio Santos é o primeiro canal a operar com a tecnologia em Lages, porém só conta com a consignação (fase 1) da estação digital. É necessária ainda a autorização de uso de radiofrequência (fase 2), emitida pelo Ministério das Comunicações. RBS TV Centro-Oeste, Band SC, CNT e Rede Vida são outras emissoras que possuem consignação na cidade.

De acordo com o diretor do SBT SC, Roberto Amaral, o sinal está em carater experimental e pode ser desligado a qualquer momento. A estreia oficial será nos próximos dias, segundo ainda o executivo. Depois de dois prazos furados, em 2011 e 2012, a afiliada do canal de Silvio Santos dá um passo importante para sua expansão. A emissora pretende ainda expandir a tecnologia para Florianópolis e Joinville, num primeiro momento, e gradativamente para outras cidades do estado.

Colaboraram Homero Júnior e Renato Garcia.
Compartilhe:

6 comentários:

Anônimo disse...

Joinville vai entrar quando Floripa entrar? Como é repetidora...

Anônimo disse...

estão fazendo igual a Band Curitiba, quando não aparece a marca d'água da Band Nacional no sinal SD...

Anônimo disse...

eu estava assistindo ao silvio agora eu acho que a imagem está compactada pela lateral pq o logotipo do sbt não está escondido!!!!! mas a distancia do logo até a lateral da tv parece bem grande!!!!!

Anônimo disse...

Em Florianópolis eles (sbt) ja tem outorga na Anatel, pra pelo menos testar, em que fase está?!

Ronaldo Perez

Giorgio Guedin disse...

Está na fase 1. Joinville também.

Unknown disse...

Como assim fase 1 em Joinville?