quarta-feira, 1 de setembro de 2010

15 anos sem RCE e 15 anos de RBS TV Criciúma


Primeiro de setembro é considerado um marco na comunicação catarinense. Há exatos 15 anos, era extinta o primeiro - e até hoje - o único grupo de comunicação genuinamente catarinense de integração regional era extinto. A Rede de Comunicação Eldorado - RCE estava à cargo de Manoel Dilor de Freitas, filho de Diomício Freitas, fundador do grupo e influente empresário e político do sul catarinense.

A RCE era uma rede de TV composta pela TV Cultura - Florianópolis, TV Eldorado - Criciúma, TV Vale do Itajaí - Itajaí e TV Xanxerê - Xanxerê, que cobria todo o território catarinense. A principal característica da programação era o enfoque regional. Em o1.09.1995, foi marcado pelo fim da RCE - Rede de Comunicações Eldorado. Nesta data, houve a divisão das emissoras de TV do grupo. A TV Eldorado foi vendida para a RBS TV e atualmente é a RBS TV Criciúma. Já a TV Vale do Itajaí, é atualmente a RIC Record Itajaí, a TV Cultura, atual Record News Santa Catarina e a TV Xanxerê, atual RIC Record Xanxerê. A Rede transmitia o sinal da Bandeirantes na década de 80, e na década de 90 transmitia o sinal da Rede OM, atual CNT.

Confira a vinheta da RCE no ano de 89


15 anos da RBS TV Criciúma é passado em branco
A primeira e única emissora de grande porte do sul catarinense, infelizmente, não costuma comemorar datas. E com os 15 anos da emissora, não foi diferente. Na edição de hoje do Jornal do Almoço a data nem foi mencionada. A única comemoração da emissora foi em 2003, quando o sul catarinense comemorava 25 anos de TV Eldorado, no projeto "25 anos de tv no sul do estado, 8 anos de RBS TV Criciúma". A emissora disponibiliza o sinal para mais de 40 municípios, possui uma sucursal em Tubarão. A emissora produz seu Jornal do Almoço e um bloco local do RBS Notícias. Viviane Ândres é a coordenadora de jornalismo na emissora.

Atualização de post (2.09.2010 - às 16h30)

Confira um vídeo da campanha 25 anos de TV no sul do estado.



No início é perceptivel uma das vinhetas da TV Eldorado, com imagens da sede da emissora.

2 comentários:

Rafael Matos disse...

tens os outros vídeos desta série especial dos 25 anos?

Giorgio Guedin disse...

Pow, Rafael

Você que trabalhou na RBS conseguiria o material bem mais fácil que a gente e postava pra gente.

Valeu pela audiência.