segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Equipe da NSC TV é agredida em Florianópolis


Uma equipe de reportagem da NSC TV em Florianópolis foi agredida na manhã desta segunda-feira (02), enquanto se preparava para entrar ao vivo no “Jornal do Almoço”. A repórter Barbara Barbosa e o cinegrafista Renato Soder estavam na Praia do Campeche quando foram agredidos por um grupo de banhistas que não queriam ser gravados, por estarem descumprindo o decreto que proíbe a permanência de pessoas na praia. 

O “Jornal do Almoço” mostrou as imagens da agressão: 

No fim, em editorial lido por todas emissoras, que já estavam no bloco regional, a afiliada da Globo classificou como “covardia contra a liberdade de imprensa”. Colegas da NSC TV e de outras emissoras repudiaram o ocorrido. "O ataque e a agressão à equipe da NSC, nesta segunda-feira na Praia do Campeche, são uma tentativa de impedir o trabalho da imprensa, de levar os fatos ao conhecimento público - o que é garantido pela Constituição federal. Atitudes como esta, que infelizmente mostramos no Jornal do Almoço, estão se repetindo no país inteiro. Mas elas revelam e fortalecem a importância do nosso trabalho. Os agressores responderão pelos seus atos. E nós vamos continuar fazendo o que fazemos: jornalismo profissional, independente e essencial para a sociedade catarinense".

A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) também se manifestou em nota de repúdio. "Qualquer tipo de intimidação ou constrangimento ao trabalho de equipes de reportagem em sua missão de informar a população configura um atentado contra a liberdade de imprensa, principalmente neste momento de pandemia. Desta forma, pedimos que as autoridades identifiquem e punam exemplarmente os responsáveis pela agressão, destacando que qualquer tentativa de cercear os meios de comunicação são, também, um crime contra a democracia". 

Nenhum comentário: