quarta-feira, 28 de outubro de 2020

RPC completa 60 anos de história


Nesta quinta-feira (29) a RPC, afiliada Globo no Paraná, completa 60 anos de história. Para celebrar a data, a emissora preparou um site especial sobre as seis décadas de atuação, com vídeos, vinhetas, podcasts e curiosidades. Na TV, desde o fim de semana passado, programas especiais foram ao ar e reportagens especiais estão sendo exibidas ao longo desta. 

Nesta quarta-feira (28) entrou uma marca d'água animada.

A emissora nasceu em Curitiba no dia 29 de outubro de 1960, sendo a primeira emissora de televisão do Paraná. Na capital, já foi emissora independente, retransmitiu programas da TV Excelsior e TV Bandeirantes. No início da década de 70 passou alguns programas da Globo, se tornando sua afiliada anos depois. 


No interior, a TV Coroados de Londrina, a primeira emissora fora das capitais no Brasil, se juntou com a emissora de Curitiba. Na mesma década é criada a TV Cultura de Maringá. Com as três emissoras, foi criada a “Rede Paranaense”. Na década de 80, é inaugurada a TV Cataratas em Foz do Iguaçu. Na década de 90, a afiliada da Globo compra a TV Esplanada de Ponta Grossa, que exibia a Bandeirantes. Nos anos 2000, foram adquiridas emissoras em Cascavel (CNT), Guarapuava (Band) e Paranavaí (Band), totalizando oito emissoras. Na mesma época a emissora passou a se chamar “RPC TV”. Desde 2015, apenas “RPC”.

Nenhum comentário: