domingo, 25 de outubro de 2020

NDTV Criciúma tem data de estreia definida; NSC TV contra-ataca

Atualizada em 26/10, às 16h10  Os bastidores da comunicação de Criciúma estão agitados com a vinda da NDTV, afiliada RecordTV, para a região sul de Santa Catarina. Em anúncio divulgado na mídia nesta segunda (26), a emissora afiliada ao canal de Edir Macedo vai estrear no dia 5 de dezembro. Por outro lado, no mesmo dia, o “Jornal do Almoço”, da NSC TV (Globo) estreia a edição 100% local na região. 

Algumas contratações já foram feitas. A emissora vai contar com o jornalista João Paulo Messer, da Rádio Eldorado de Criciúma, como comentarista político. O repórter Juno César, da RTV, vai cobrir as férias de Renan Meinen, atual repórter da sucursal, e já vai ficar na equipe de reportagem. SulBRTV apurou que o nome do (a) jornalista que vai comandar o futuro “Balanço Geral Criciúma” ainda não foi definido, mas nomes estão sendo especulados. No departamento comercial, a ND também está contratando reforços. 
 
A NDTV também bateu o martelo sobre o canal que vão utilizar para a emissora de Criciúma. A venda da TV Primavera não prosperou e a afiliada do canal de Edir Macedo vai usar a concessão de Xanxerê, atualmente desativada, para o canal criciumense. Ou seja, legalmente, a NDTV Criciúma será uma repetidora de Xanxerê, usando a frequência 30UHF (25.1 virtual) na cidade (a mesma atualmente). A principal mudança para o grande público será na época das eleições. O sul do estado terá que ver o horário eleitoral da cidade localizada no oeste catarinense. Além disso, Xanxerê vai assistir à programação da NDTV Criciúma, embora em certas regiões da cidade seja possível captar o sinal direto de Chapecó. 

Em anúncio divulgado nesta segunda-feira (26), a NDTV cutucou a emissora concorrente. Afirma que apoia a livre competição e que deseja que "as emissoras concorrentes continuem seguindo nossos passos". E que está chegando "com força máxima", com mais equipe, mais tempo de programação local. "Vai ser difícil acompanhar o ritmo", finalizou o anúncio, que também confirmou oficialmente a data de estreia: 5 de dezembro.

Um espaço, em cima de uma pizzaria, próximo ao Parque das Nações, em Criciúma, será a sede do canal. 


JA 100% local no sul de SC 

A NSC TV Criciúma não esperou a chegada da NDTV e já contra-atacou. A partir desta segunda-feira (26), o “Jornal do Almoço” será todo local, sob o comando de Denise de Medeiros, atual apresentadora e coordenadora de jornalismo. A emissora afirma que “o telejornal trará uma série de inovações e participações de representantes da região em novos quadros”. Entre eles, a volta do quadro “Quero saber”, desta vez regional, e uma equipe multiplataforma. Uma série de reportagens sobre as eleições estão programadas. 

A NSC afirma ainda que “ ampliação do Jornal do Almoço é a primeira de muitas ações da NSC Comunicação de valorização da região de cobertura que abrange 45 municípios. Também houve investimento em novos recursos de transmissão e produção e em equipe”. Desejo antigo da região, a exibição do JA em alta definição, contudo, não será por agora.

Atualização: Ao contrário do que o colunista Cacau Menezes afirmou, e que continha na primeira versão do texto, a data de estreia da NDTV Criciúma será no dia 5 de dezembro em vez de 2 de dezembro, conforme anúncio veiculado hoje na mídia. Foi incluído o anúncio no post, publicado originalmente no dia 25.

2 comentários:

Anônimo disse...

Dizem q a cidade terá dois sinais da Record, na verdade a cidade possui um geradora mas seu estúdio deva ficar no sul!!

Unknown disse...

A Partir a criação do TV O Estado afiliada do SITE gerada na atual capital do estado Catarinense atual Florianópolis em 1987 (através do Canal 4/VHF) que revelou futura esposa do apresentador e locutor Maurício Torres (falecido em 2014).