sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Especial: Rede Vida merece destaque em 2013


Se o leitor analisar as três enquetes de fim de ano de SulBRTV, mencionamos o pioneirismo da RICTV HD em Santa Catarina; expansão da RBS TV em Santa Catarina e Rio Grande do Sul e o início da transmissão do sinal digital pela Rede Massa em Curitiba. Porém o grande destaque no quesito Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre em 2013 ficou por conta da Rede Vida, uma modesta emissora paulista, com programação essencialmente católica, de enorme abrangência nacional.

Em outubro do ano passado, SulBRTV publicou um plano de expansão do sinal digital do canal católico audacioso: Seriam 39 cidades no sul do Brasil com sinal digital terrestre e aberto num período indeterminado. E não é que o plano vingou? 31 cidades receberam a novidade em 2013, sendo que em 15 delas, a Rede Vida é a única opção até hoje.  

Mas por que isso ocorreu de maneira rápida em cidades menores, visto que nas que ainda disponibilizam sinal estão cidades como Caxias do Sul (RS) e Maringá (PR)? Não há uma resposta pronta, mas de acordo com um dos responsáveis pela expansão do canal católico, Rafael Oliveira, a prefeitura e a igreja dos municípios contemplados tiveram fundamental importância. Geralmente, a prefeitura doa o terreno (em cidades no interior do Brasil, esta prática é muito comum) e a Diocese local arca com outros custos. Portanto, os municípios que fizeram "lobby" tiveram o sinal antes. Há, claro, outras questões técnicas e burocráticas que possam ter atrasado a implementação nas cidades faltantes.  

É válido registrar, porém, que a expansão em ritmo acelerado tem seus problemas. Várias cidades que foram contempladas estão com sinal desativado por uma série de motivos. Isto acontece, pois a Rede Vida possui uma equipe de retaguarda limitada. É de se esperar, em 2014, que, após a conclusão da expansão, os olhares se voltem à manutenção das já existentes.

Se a televisão no sul do Brasil expandiu o sinal digital terrestre em ritmo acelerado em 2013, boa parte se deve à Rede Vida, responsável por quase metade das aberturas de sinal no ano. Que em 2014, o ritmo continue igual ou melhor que este ano e que mais emissoras sigam o exemplo.

E não perca! Dia 29 SulBRTV publica sua tradicional retrospectiva de 2013!

TwitterFacebookGoogle+

Um comentário:

Anônimo disse...

Sem dúvida a Rede Vida se destacou em todo o território nacional. Em Florianópolis possui sinal forte e de qualidade, cobrindo grande parte da região.
O destaque negativo cabe a Tv Bandeirantes, Band SC. que prometeu sinal digital para 2010 e até agora nada.