sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Três anos de TV digital no RS

Às 19h42min do dia 4 de novembro de 2008, entrava no ar a RBS TV HD — primeira emissora com sinal digital no Rio Grande do Sul. Como já é de tradição, SulBRTV faz hoje uma retrospectiva dos últimos acontecimentos que envolveram a nova tecnologia no estado.

No último aniversário, Porto Alegre contava com três canais digitais em operação: RBS TV, TV Record e Bandeirantes. Pouco tempo depois, ainda no mês de novembro, entrou no ar o sinal do SBT HD, canal que já opera em caráter definitivo, segundo a sua assessoria de imprensa.

Quando entrou no ar, o SBT apenas repetia a programação gerada em São Paulo, o que permitia que os porto-alegrenses assistissem aos programas gerados em HD em sua qualidade original. Esta possibilidade foi perdida, mais tarde, quando o canal passou a repetir apenas a programação do SBT RS, sem o conteúdo HD. O problema está resolvido e já é possível acompanhar, no mesmo canal, a programação local gaúcha e o conteúdo nacional em alta definição.

A Rede Vida foi a segunda a entrar no ar, neste último ano. Por ser apenas repetidora do sinal gerado em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, o canal não teve o mesmo problema do SBT, já que não precisa inserir conteúdo local. Com isso, todos os programas em HD foram transmitidos desta forma para a capital.

O último canal a entrar no ar na Grande Porto Alegre foi a TV Brasil. O canal é o único da cidade que transmite a sua programação no formato SD 480i (o mesmo da TV analógica). Além disso, muitos telespectadores enfrentam dificuldades para sintonizá-lo.

Porto Alegre continua sendo a única cidade gaúcha com emissoras transmitindo em sinal digital. A esperança de receber as imagens HD no interior do estado surgiu quando a RBS TV anunciou a expansão da cobertura digital para cinco cidades do interior do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o que ainda não aconteceu.

Entre as grandes redes brasileiras, a única que não tem cobertura digital no Rio Grande do Sul é a RedeTV!. A previsão oficial de início das transmissões da TV Pampa em HD é para o final deste ano — prazo que já foi adiado diversas vezes. Segundo um funcionário que trabalha no estande da Rede Pampa de Comunicação na Feira do Livro de Porto Alegre, as chances de que o sinal entre no ar ainda em 2011 são mínimas.

Edição: Dilermando Dias. Colaborou Giorgio Guedin.
Imagem 1: Ricky Martin no encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2011. Reprodução (TV Record).
Imagem 2: Novela Amor e Revolução — 02/11/2011. Reprodução (SBT).
Imagem 3: Jornal da Vida — 26/07/2011. Reprodução (Rede Vida).
Imagem 4: Samba na Gamboa, com Diogo Nogueira — 19/10/2011. Reprodução (TV Brasil).

Compartilhe:

6 comentários:

Giorgio Guedin disse...

O título seria melhor "Três anos de TV Digital em Porto Alegre"...

Boa postagem, Diler!

Dilermando Dias disse...

É verdade, hehehe. Obrigado, Giorgio!

Rodrigo disse...

Excelente postagem, tal como o site. E mais uma informação: a Rede Vida é da cidade de São José do Rio Preto, também interior de São Paulo.

Dilermando Dias disse...

Opa, me enganei. Obrigado pela correção, Rodrigo!

Anônimo disse...

Eu já tentei por diversas vezes tentar uma comunicação com a rede pampa, mas parece que eles além de atrasados parece que não ligam para telespectadores... é um contrasenso.. afiliada da REDETV pioneira em HD sendo retransmitida por esse lixo que mais parece um sarcófago com cheiro de naftalina! rede pampa, que grande piada!

Anônimo disse...

TV Pampa tem equipamento!!!
Não tem gente que saiba operar a suite digital. Deve ser isso o por que de não terem colocado sinal HD ainda!!!