quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Morre o repórter Walter Souza, um dos primeiros da RBS TV SC

Morreu na tarde desta quarta-feira (05), em Florianópolis, o comunicador Walter Souza, aos 80 anos, vítima de um câncer, segundo o comentarista esportivo Roberto Alves, no portal NSC Total. Em sua longa carreira, ganhou destaque ao entrevistar o último presidente do regime militar brasileiro, João Figueiredo, no episódio conhecido como "Novembrada", em 1979 nos primórdios da TV Catarinense, atual NSC TV Florianópolis.

Ainda conforme o colunista, Walter trabalhou em diversas rádios de Florianópolis. Na televisão, teve rápida passagem pela TV Cultura, atual Record News Santa Catarina. Em 1979, transferiu para então TV Catarinense, que existia há cerca de seis meses, sendo um dos primeiros repórteres da, então, mais nova afiliada catarinense. Também foi mestre de cerimônias na Assembleia Legislativa de SC.

Ele deixa um filho. Ainda não há informações sobre os ritos funerários.

"Por que a minha mãe está em pauta?!"

Foi Walter Souza quem conseguiu extrair uma pequena sonora, termo técnico para gravações de entrevistas realizadas por repórteres, do presidente militar João Figueiredo, avesso à imprensa, que entrou para a história da comunicação catarinense. A "Novembrada" foi uma grande manifestação popular, contra o regime, ocorrida no centro de Florianópolis em 30 de novembro de 1979, por conta da presença de Figueiredo.

Mesmo com uma grande aglomeração, o presidente resolveu "enfrentar" os manifestantes na Praça XV de Novembro, coração da capital catarinense. Na confusão, Walter se aproxima e faz o questionamento:

– O senhor gostaria de conversar com eles (os manifestantes)?
– Eu gostaria de perguntar por que a minha mãe está em pauta?! Eles ofenderam a minha mãe! Por que isso?! Por que essa baixeza?!

O curto trecho "Por que minha mãe está em pauta?!" é sempre recordado em especiais da afiliada da Globo em Santa Catarina e é uma das mais antigas imagens que está no arquivo da emissora. Em novembro do ano passado, a NSC TV relembrou os 40 anos do episódio e mostrou trechos inéditos.

Foto: Reprodução TVAL/SC

Nenhum comentário: