segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

SC: Emissoras trocam de nome seis vezes na década

O novo nome da afiliada da RecordTV em Santa Catarina, revelado na semana passada, acendeu o debate para as constantes modificações nas designações das emissoras no Estado. Só nesta década as quatro maiores emissoras trocaram de nome, sem alterar a afiliação, totalizando seis mudanças. Até o principal colunista sobre televisão do Brasil, Flávio Ricco, do UOL, classificou como “curiosa” as constantes trocas. 

A emissora que mais trocou de nome foi a TV Barriga Verde, com total de três mudanças. Em 2012, alterou para Band Santa Catarina. Em 2016, mudou para TV Catarina. Neste ano, voltou a se chamar TVBV

Por conta da compra do Grupo NC, a afiliada da TV Globo em Santa Catarina mudou nome de RBS TV (Rede Brasil Sul) para NSC TV (Nossa Santa Catarina) em 2017. Neste ano, a afiliada do canal de Silvio Santos também alterou a nomenclatura. De SBT Santa Catarina para SCC SBT (Sistema Catarinense de Comunicações, o mesmo nome do grupo que controla o canal). Por último, agora em dezembro, a troca da RICTV Record (Rede Independência de Comunicação) para NDTV (Noite e Dia). 

Além da mudança de nome, como bem observaram alguns internautas, Santa Catarina é um estado onde as maiores emissoras se nomeiam por siglas: NDTV, NSC TV, SCC SBT e TVBV. Segundo as normas da língua portuguesa a RIC TV era um acrônimo, pois se permitia uma leitura silábica (“riqui”). 

O desafio é fazer os telespectadores e anunciantes “gravarem” os novos nomes e criar uma relação de proximidade/identidade com as emissoras, segundo fontes do mercado publicitário ouvidas pelo SulBRTV. “Quando visitamos um cliente é comum ele falar um nome antigo do canal ou ainda a cabeça de rede, como Globo, SBT, Band ou Record”, afirmou um publicitário. "É um desafio agora para todas. É natural do mercado ter essas mudanças da tentativa de ficar cada vez mais próximo do regional, seja por conteúdo ou pela mudança significativa de nomes como aconteceu, mas é um grande desafio fazer a manutenção das marcas  a partir de agora", opinou outro.

Um comentário:

André disse...

Mudanças de nome... Mas questão do sinal digital para o Oeste nada!!! Especialmente para a região de Maravilha. Mudar de nome não adianta se não se dá sinal de qualidade nas casas dos telespectadores... Isso é algo para se refletir.