terça-feira, 7 de novembro de 2017

SC: Luiz Carlos Prates é cotado para ser candidato a senador

Uma notícia que pegou o meio político e midiático em Santa Catarina de surpresa no início desta semana é que o polêmico comentarista do SBT SC, Luiz Carlos Prates, está sendo sondado pelo Patriota, partido político do pré-candidato à presidência, Jair Bolsonaro, a disputar a eleição para o cargo de senador pelo estado catarinense.

A informação foi dada em primeira mão pelo jornalista Rafael Martini, do Diário Catarinense, na edição de segunda-feira (06). Após a publicação, a filha e “empresária” de Prates, Sheila Prates, em um longo texto no Facebook, deu a entender que o polêmico comentarista deve aceitar o convite, resposta que pode sair ainda esta semana. 

Ao Portal Making Of, Sheila afirmou que Prates também foi sondado para disputar o cargo de deputado federal. “[...]O apoio vem de todos os lugares do Brasil. Gente que se sente vítima de um sistema corrompido moralmente que acabou nos levando para um buraco sem fundo. Mas também existe o brasileiro que nos procura para dizer que o Prates tem que entrar logo para a política para acertar a vida, para não trabalhar tanto, para receber os benefícios de uma vida com menos estresses[...]”, afirmou ao Making Of. 

O convite não foi por acaso. Em maio deste ano, Bolsonaro passou por Santa Catarina e concedeu inúmeras entrevistas em veículos de comunicação, inclusive na NSC TV (Globo). Mas no SBT Meio Dia, em uma longa participação, o deputado federal pelo Rio de Janeiro não escondeu a admiração por Prates. Em certo momento, em tom de brincadeira, foi insinuado um convite para o comentarista ser seu vice-presidente no pleito do ano que vem. 

Comunicadores se envolvendo com política não é nenhuma novidade em Santa Catarina e em todo o sul do Brasil. Mas é a primeira vez na história recente catarinense que um comunicador é cotado para disputar um cargo tão alto, como uma cadeira no Senado. No Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos e Lasier Martins atuam como senadores, mas tiveram antes uma longa trajetória na comunicação gaúcha. 

Saiba mais sobre a trajetória de Prates 

Luiz Carlos Prates nasceu em Santiago (RS), é psicólogo por formação, mas desde cedo, em 1960, iniciou uma trajetória na comunicação esportiva. Passou por diversas emissoras gaúchas, inclusive foi correspondente da emissora norte-americana Voz da América no Brasil. Em 1981, mudou-se para Santa Catarina, onde trabalhou na TV Eldorado (RCE TV) de Criciúma. Em 1983, assumiu o cargo de coordenador de esportes da RBS TV de Florianópolis. Na emissora, narrou partidas de futebol e atuou como comentarista esportivo do Jornal do Almoço

Na década de 90, Prates trocou o meio esportivo pelos comentários do cotidiano, na extinta TV Record de Florianópolis. Em 2000, voltou ao Grupo RBS em Santa Catarina como colunista "Diário Catarinense" e apresentador do Notícia da tarde, na Rádio CBN Diário. Em meados da década de 2000, chegou a ter um programete na extinta TVCOM de Santa Catarina e, em 2006, passou a ser comentarista fixo do Jornal do Almoço.

Um desses comentários, no final de 2010, repercutiu negativamente e foi o pivô de sua saída do Grupo RBS, oficializada em janeiro de 2011. Algumas semanas depois, o SBT Santa Catarina o contratou. Em 2012 chegou a ser sondado pela RICTV Record. No ano de 2015, por mais um comentário de repercussão negativa, se afastou por cerca de um mês do SBT SC. Em seguida, mudou para a Rede TV!, ganhando alcance nacional, mas em junho do ano passado voltou a ser colunista pelo SBT SC, onde está desde então. Prates também dá palestras e tem um canal no YouTube, gerenciado por sua filha.

Nenhum comentário: