terça-feira, 7 de janeiro de 2014

RBS TV Chapecó inicia testes de TV digital

O sinal digital da afiliada da Rede Globo em Chapecó, oeste de Santa Catarina, transmitido pelo canal 33 UHF (12.1 virtual), já está em fase de testes.

Conforme relatos de internautas, as primeiras transmissões do sinal tiveram início por volta do dia 24/12, apenas com imagens geradas pela RBS TV Florianópolis. Nesta terça-feira (7), foi relatada a exibição de barras de cores (color bars).

SulBRTV entrou em contato com a emissora, que confirmou o início dos testes, mas não pôde especificar uma data para o início definitivo das transmissões. O prazo atual da RBS TV para a digitalização das emissoras geradoras é até o início da Copa do Mundo de Futebol, em junho deste ano.

Colaborou Cassiano Tossin dos Santos.

15 comentários:

Anônimo disse...

Só falta a RBS TV Joaçaba iniciar a transmissão HD ou já é em HD ?

Anônimo disse...

Joaçaba pode esperar mais um tempo. Não tem que dar prioridade para cidades tão pequenas (27.000 habitantes) Tem cidades de porte maior para se iniciar antes!!!

Anônimo disse...

A questão é que Joaçaba é a geradora da RBS TV Centro-Oeste então pro sinal digital entrar em Lages precisa entrar em Joaçaba antes.

Anônimo disse...

até a tv da dilma voltou a funcionar depois de quase 1 ano fora do ar - canal 14 uhf

Anônimo disse...

Anonimo mas o Jornal do Almoço da RBS TV Centro-oeste é apresentado direto de Lages ou Joaçaba?

Luiz disse...

A Centro-Oeste de Joaçaba, inaugura ainda antes da Copa. Toda a estrutura já foi adquirida e está sendo instalada na sede e no morro em Joaçaba. O jornalismo é gerado em Lages e chega ate a estação em Joaçaba via Rota para então ir ao ar. Assim como toda a programação Rede, que chega via SAT, e as inserções comerciais locais. Tudo é gerado de Joaçaba.

Anônimo disse...

Vamos entender a situação da RBSTV CENTRO OESTE, toda a programação é gerada na sede da emissora que fica em Lages, que recebe via satélite (C2) a programação da RBSTV FLORIANÓPOLIS, em Lages e feita os corte de inserções comerciais noticiário local (para toda a região de abrangência da emissora) como qualquer outra emissora que pertence a rede. O diferencial é que a RBSTV CENTRO OESTE tem sede em Lages por sinal uma infraestrutura de primeira, mas o concessão é de Joaçaba onde fica a Torre de Transmissão. Quanto sinal digital chegar (provavelmente em fevereiro/2014) tanto Joaçaba quanto Lages vai ter o sinal até por uma questão de ajustes técnicos dos equipamentos da torre e dos estúdios. Hoje é muito comum de emissoras de TV e Rádio terem a Transmissão (Torre) no município de concessão e sede da geração da programação em outro município. Um exemplo e a própria sede do SBT em São Paulo fica em Osasco e a torre de transmissão fica na cidade de São Paulo.

Luiz disse...

"Anonimo", nenhuma das tuas informações procedem. As verdadeiras especificações técnicas da RBS TV CO são aquelas que já postei acima. TODA a geração do sinal é em Joaçaba, numa enorme estrutura aonde anteriormente funcionava a TV Catarinense, que foi comprada pelo grupo. Em LAGES somente ficam os estúdios de Jornalismo, por uma estratégica operacional da emissora. O Sinal do JA e do RBSN é gerado de Lages via rota digital para Joaçaba (MASTER) que gera para as retransmissoras locais. Quem visitar a sede da emissora EM JOAÇABA, já pode acompanhar as obras que estão sendo realizadas para a implantação da TV Digital, que deve estrear até Julho.

Anônimo disse...

A RBSTV CENTRO OESTE com sede em Lages e canal de concessão de Joaçaba, difere do SBTSC que tem sede e transmissão em Lages com estúdios em Florianópolis para eventuais programas. No sul do Brasil o Estado do Paraná é onde se encontra o maior número de municípios nesta situação, um dos mais antigos é o canal 12 (RICTV) de Cornélio Procópio município de concessão e sede da emissora em Londrina, a TV TIBAGI (Rede Massa/SBT) concessão no município de Tibagi e sede da emissora em Maringá a mais recente é a TV GUARA (Rede Massa/SBT) município de concessão Francisco Beltrão (Oeste Paranaense)e cidade sede onde funciona a parte técnica da emissora é Ponta Grossa, sendo que o município de Francisco Beltrão esta na área de abrangência da emissora do Grupo Massa de Foz do Iguaçu (TV NAIPI), se olhar o mapa da rede massa, Francisco Beltrão esta ilhado com a programação gerada em Ponta Grossa.
Veja os questionamentos de quando a RBSTV mudou sua parte técnica para Lages, onde toda a programação e gerada.
"Após adquirir a emissora com o tempo houve a transferência de boa parte da área técnica para Lages e mantendo em Joaçaba apenas uma equipe de reportagem, alguns passaram a reclamar nas redes sociais de um suposto descaso do grupo RBS com a cidade que sedia uma única geradora pois boa parte do conteúdo ser mais direcionado a respeito da região serrana e deixando o meio-oeste mais desassistido, porém, na época o Grupo RBS se manifestou afirmando que naquele momento seria inviável retornar ao Meio-Oeste devido ao alto investimento na sede em Lages que passaram de R$ 1 milhão"

Giorgio Guedin disse...

Só pra avisar aos senhores, que as informações faladas pelo Luiz estão corretas. Qualquer outro comentário diferente, é suposição.

Antônio F. Alves disse...

Endereço da Sede da RBSTV CENTRO OESTE, procure no Google Mapas,
"Av. Belisário Ramos, 3983 - Sagrado Coração de Jesus - Lages - SC - Cep 88508-100
Tel: (49) 3289-5400"

A Torre de transmissão é o coração de uma emissora de TV Aberta, portanto melhorias deve acontecer em Joaçaba para o inicio da transmissão digital, de onde parte as imagens e som para outras retransmissoras, assim como na sede em Lages.

Anônimo disse...

E quanto as outras emissoras?RicRecord,Band(TV Barriga Verde),Sbt..
Alguma informação?
Grato!
Marceli J. Vidor

Anônimo disse...

só quero ver se vai chegar o sinal da RBS TV Joaçaba aos municípios vizinhos, uma vez que a geografia da nossa região é de montanhas enormes. Alguém sabe como vai ser?

Anônimo disse...

Eu estou sintonizando a RBS TV em HD aqui em Miraguaí-RS.

André disse...

Sabe quando Maravilha vai receber o sinal digital?? Nuncaaaaaaaaaaaaa!!!! Só preferem as maiores cidades e esquecem da gente!!!