quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Geradoras da RBS TV terão sinal digital até a Copa do Mundo

O desejo da RBS TV de estrear o sinal digital em todas as geradoras em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul ainda em 2013 não será realizado. A afiliada da TV Globo já trabalha com o prazo de concluir a digitalização das geradoras (emissoras que produzem programação local) até a Copa do Mundo de Futebol em 2014, além da instalação de 26 retransmissoras digitais, sendo 15 no RS e 11, em SC. 

Os dados foram divulgados pelo engenheiro da RBS TV, André Vanazzi, durante um evento realizado em Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul, e que SulBRTV teve acesso. Ainda de acordo com Vanazzi, já existem 14 repetidoras digitais instaladas em estado gaúcho e 11 em Santa Catarina, mas não deu detalhes das cidades contempladas.

Outro dado importante citado pelo engenheiro é o número de retransmissoras analógicas em operação pela RBS TV nos dois estados. São 547, sendo 309 no Rio Grande do Sul e 238 em Santa Catarina.

Novas repetidoras

Os números de repetidoras citadas por Vanazzi não conferem com a tabela de TV Digital de SulBRTV. Até o dia 25/09, a lista contemplava oito municípios no Rio Grande do Sul e seis em Santa Catarina, já incluindo as que estão em testes. De acordo com informações obtidas através de fóruns, emails de leitores e o mapa de cobertura da TV Digital no site da TV Globo, mais cinco cidades possuem retransmissoras digital da RBS TV e que ainda não foram divulgadas aqui no Blog. São elas:

Carazinho - RBS TV Passo Fundo - 06.1 Virtual / 33 UHF
Bento Gonçalves - RBS TV Caxias do Sul - 11.1 Virtual / 35 UHF
Carlos Barbosa - RBS TV Caxias do Sul - 51.1 Virtual / 33 UHF
Gramado - RBS TV Caxias do Sul - 50.1 Virtual / 23 UHF
Vacaria - RBS TV Caxias do Sul - 09.1 Virtual / 34 UHF

Portanto, falta uma cidade no Rio Grande do Sul e cinco em Santa Catarina, que ainda não foram divulgadas em SulBRTV — e nenhum outro lugar. O mapa já está atualizado com as informações acima.

Canguçu e Camaquã

Também foi divulgado no evento que são essas as duas cidades que terão as primeiras repetidoras digitais da RBS TV Pelotas, inclusas no projeto de expansão citado acima. Não há data mais concreta de quando elas entrarão em operação.

14 comentários:

Vinícius disse...

Mas está lenta essa implantação de canais digitais. Eu fico pensando se pra quem mora no interior compensa comprar uma tv digital para assistir a um canal somente...

Anônimo disse...

eu acho que esses dados do engenheiro refere-se ao numero de "cidades contempladas", ou seja, uma repetidora instalada e que cobre municípios além do sede da antena!!!!!

Giorgio Guedin disse...

Não, os números se referem às antenas instaladas.

João José disse...

E a Band SC, qundo vai ter sinal digital em Santa Catarina? Pois é uma vergonha o que estão fazendo com os catarinenses.

Anônimo disse...

O Jornal SBT SC começou a ser exibido em HD, mas somente as imagens de estúdio. As reportagens seguem o velho padrão de imagem.

Ronaldo Perez disse...

Pra quem mora no interior mais vale ter antena parabólica, alias é mto comum a maior parte das pessoas tem. Qanto se chega em cidadezinhas pequenas, só se v as teladas em cima das casas. O problema é que mtas pessoas nem sabem que tem varios canais em HD la, e não trocam o os receptores analogicos -por digitais ou mesmo a ponta da antena LNB se for mais antigo, trocar por Universal.

Anônimo disse...

Só acredito vendo.
RBS já deu vários prazos para implantar sinal digital em Criciúma e não cumpriu nenhum.
Mas de 2018 não passa! Isso se o governo federal não prorrogar o prazo de novo.

Anônimo disse...

Essa notícia não ficou mto clara, repetidoras, novos canais, previsão, etc. Qual é a essa relação das repetidoras? Qual o site que contém essas informações? Alguém tem previsão lançamento sinal digital em Indaial, Timbó, Rodeio estado de SC? Alguém sabe dizer porque Ilhota/SC e as demais que pertencem a região de BNU não tem? Qual explicação disso?

Anônimo disse...

a nota traz informações do engenheiro, mas no caso de 1 repetidora do RS e de 5 em SC, ninguém sabe onde estão situadas porque nem os próprios locais oficiais de informação listam quais são esses municípios!!!! a nota havia citado que 5 repetidoras não havia divulgadas pelo blog mas estas informações estão postadas em outros sites/blogs!!!!

Anônimo disse...

querido anonimo. blumenau mal entrou na era digital, há 3 retransmissoras em testes ainda e voce quer retransmissora em cidades menores que outras importantes?
indaial, timbó e ilhota pegam o 34uhf sem problemas algum com uma antena externa. antes dessas cidades, entrarão regioes maiores, como rio do sul, por exemplo.

Anônimo disse...

rede vida no ar em rio do sul tambem!

florianopolis, joinville, blume...ops, nao, rio do sul e tubarao. olha que legal :)

blumenau, que ja deveria ter o sinal da emissora, sequer tem canal reservado pra ela. e la se vai sendo esquecida a ex-cidade pioneira em telecomunicações.

Anônimo disse...

Aqui em Itajai já esta no ar a RBS digital pega no canal 7-1, não sei se é teste,mas ta pegando direto.

Cristian disse...

Aqui em Mafra SC o sinal da RBSTV Digital está aberto desde o dia 25 de outubro no canal 57.1...

fabio disse...

Por isso que só uso tv a cabo e faço questão de não assistir Globo e rbs,