segunda-feira, 10 de junho de 2013

Mais um passo para a RBS TV HD Pelotas entrar no ar

Depois de muita espera, o início da transmissão em definitivo do sinal digital terrestre da RBS TV Pelotas está mais próximo. Foi publicado, nesta segunda-feira (10), no Diário Oficial da União (DOU), as aprovações de local de instalação e equipamentos das estações e as alterações técnicas da estação digital da afiliada da TV Globo em Pelotas (RS).

É necessário superar ainda mais um estágio, a autorização de uso de radiofrequência, a fase 2, para estrear de modo ininterrupto.

Extraoficialmente, o motivo deste atraso de mais de um ano está relacionado com a documentação referente à potência do transmissor digital. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fez uma consulta pública, entre abril e maio deste ano, propondo a diminuição da potência máxima emitida do equipamento. O resultado saiu no DOU no início da semana passada: Passou de 13,8 kW para 4,19 kW. Isso não significa, porém, que o alcance do sinal digital da RBS TV Pelotas será modificado. A emissora pode ter emitido seu sinal em potência menor durante a fase de testes. Para efeito de comparação, a potência máxima que pode ser emitida pela afiliada da TV Globo em Santa Maria é de 4,17 kW. 

A expectativa é que a RBS TV Pelotas receba a fase 2 nos próximos dias. Também foi publicado no DOU desta segunda-feira as aprovações de local de instalação e equipamentos das estações e as alterações técnicas da estação digital da RBS TV Chapecó em Chapecó (SC), TV da Universidade de Caxias do Sul (UCS) em Caxias do Sul (RS), MTV Brasil em Pelotas e Londrina (PR) e Canção Nova em Ponta Grossa (PR).

Em tempo III(19/06/2013): RBS TV HD Pelotas autorizada a transmitir sinal digital

Em tempo II (18/06, às 08h10): Leitores de SulBRTV relatam que a emissora continua ligando o sinal digital no período da tarde. Os testes permanecem enquanto a fase 2 não é publicada no DOU.

Em tempo I (15/06, às 18h35): Durante a tarde deste sábado (15), a RBS TV Pelotas ligou o sinal digital para transmissão do jogo da seleção brasileira. Pela primeira vez, houve programação (comerciais) local. O sinal saiu do ar às 18h20. Presume-se que nos outros jogos, acontecerá a mesma situação.

Compartilhe:

6 comentários:

wagner disse...

Finalmente !

wagner disse...

finalmente!

Allan disse...

Uma pena estar demorando tanto para sair a fase 2 da RBS TV para as cidades de Brusque, Itajaí e Balneário Camboriú.

Unknown disse...

Olá boa noticia vamos ter que esperar a liberação da faze 2 talvez venha no mês de julho quando fara 41 anos rbs tv pelotas pena quem não é assinante de sinal fechado não vai poder asistir copa das cofederações pelomenos tera gantido o sinal HD rbs para copa 2014

ANTONIO F. disse...

UMA OUTRA BOA NOTÍCIA, A RBSTV FLORIANÓPOLIS, SE ENCONTRA COM SINAL HD NO SATÉLITE C2, NA FREQUÊNCIA 3689 Mhz - Taxa Simbolos 7500 - Feed 2/3.

Anônimo disse...

A RBS TV Pelotas, está transmitindo em HD desde quarta-feira dia 12/06/2013, Somente na parte da tarde o sinal está no ar, tipo das 14:00 até umas 18:00hrs. Desde este dia também há comercias de pelotas no sinal digital. Hoje domingo até 16:00hrs não sinal disponível ainda.