segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Novidades na RPC TV nesta segunda


A RPC TV reestrutura a partir de hoje 28, a sua área de jornalismo. Os três telejornais da emissora ganham novos cenários e novo formato de apresentação. “As mudanças darão mais agilidade aos telejornais e permitirão que os jornalistas possam se movimentar no estúdio. Eles passarão a usar uma linguagem mais solta, em tom de conversa”, diz o diretor de jornalismo da RPC TV, Wilson Serra.

O Bom Dia Paraná, apresentado por Wilson Soler e Thays Beleze, terá uma espécie de “sala de conversa”, onde os jornalistas receberão entrevistados. O espaço vai permitir novas participações: Janaína Castilho, por exemplo, vai trazer as novidades do esporte paranaense. Os apresentadores, em Curitiba, também poderão falar ao vivo com os apresentadores em Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu.

O Paraná TV 1ª Edição passa a ser apresentado por Herivelto Oliveira, junto com Mira Graçano. Além de fazer reportagens especiais, sempre com um enfoque em assuntos de interesse da comunidade, ela vai entrar ao vivo, de vários pontos das cidades. Esta mudança dará um caráter ainda mais comunitário ao telejornal, permitindo uma maior participação da população. “Hoje, o público não quer apenas assistir ao jornal, ele quer participar. Este novo formato vai nos permitir estar mais próximo do cidadão”, explica Serra.

No Paraná TV 2ª Edição, a novidade é que será comandado pelo jornalista Sandro Dalpícolo, que deixa as reportagens de rua e também assume a função de editor-chefe do telejornal. Com a experiência de repórter dos principais telejornais do país, inclusive o Jornal Nacional, Sandro vai levar ao público do Paraná reportagens e comentários, num formato mais editorializado no principal horário do jornalismo estadual.

No interior, o novo formato de apresentação dos telejornais já foi implantado em Foz do Iguaçu em dezembro do ano passado. As mudanças no cenário e na forma de apresentação serão adotadas nas outras seis emissoras, da RPC TV, até o final do ano.

Imagens: Divulgação RPC.

14 comentários:

Anônimo disse...

Pelo jeito a RBS TV foi e vai continuar sendo a única afiliada da Globo que teve peito pra estrear o novo formato em TODAS as emissoras NUM MESMO DIA. Todas as emissoras da rede, no RS e em SC estrearam com o novo formato na mesma data. Vergonha uma emissora como a RPC ficar fazendo essa mudança em ritmo de conta gota.
E fora que pela foto q Rodrigo postou na TJ Locais o cenário do Bom Dia Paraná é minúsculo.

Anônimo disse...

Achei interessante que o Paraná TV 2ª Edição em Curitiba, uniu o novo cenário com a central de jornalismo.

O Sandro Dalpícolo inicia o jornal no cenário, e caminha até uma outra bancada que fica no lugar da antiga, em frente da redação.

Ficou bem interessante. Acho que é por isso que o cenário ficou pequeno, por que ficou embutido na própria redação.

Abraço.

Anônimo disse...

Este vídeo mostra a apresentação em cenário "misto" (Cenário + Redação):

http://g1.globo.com/videos/parana/v/veja-os-destaques-do-paranatv-2-edicao/1447741/#/ParanáTV2/Curitiba/20110228/page/1

Anônimo disse...

O anomino acima esta equivocado. A RBS não iniciou no mesmo dia. Iniciou em semanas alternadas,pelos em SC. Blumenau tinha cenario novo e Chapecó e Joinville não. Portanto, esse peito de silicone esta furado.

Anônimo disse...

A RBS estreou os novos cenários em todas as emissoras no mesmo dia sim.

Giorgio Guedin disse...

Confirmando: A RBS TV estreu novos cenarios em todas as suas geradoras locais no mesmo dia!

Gustavo disse...

E o cenário da RPC é o q mais se aproxima do RJTV. O da RBS tbm, mas a RBS segue um lado mais... "original", uma vez q existe um telão maior, algo inexistente no RJ e no Paraná TV...

Unknown disse...

Esse anônimo aí que disse que a RBS estreou os cenários em dias alternados certamente é alguem de dentro da RPC!!
Alguém duvida???

Anônimo disse...

Ah, e até as sucursais da RBS receberam cenário padronizado, composto por uma bancada e um painel de fundo com as fotos da cidade da sucursal na persiana! Uma aula de padronização!!
E a dona RPC, que ta com a bancada de Foz com cores horríveis, enquanto a de Curitiba tá mais sóbria? E a redação de Curitiba que nem reformada foi? O fundo continua o mesmo, sem sal.
A RPC sonha em um dia alcançar o padrão RBS de qualidade, mas está uns 50 anos atrasada.

Giorgio Guedin disse...

e enquanto isso a RPC lança seu sinal digital em quase todas as emissoras delas...

e a rbs, isso si, ta uhns 300 anos atrasados.

Anônimo disse...

Não fique surpreso se a RBS lançar o sinal digital em várias emissoras ao mesmo tempo. Aguarde

Giorgio Guedin disse...

Apaguei, sem querer, um comentario pedente de um cara chamado Thiago. O blogspot marcava como spam...

Rafa disse...

Galera!

Eu não sei por que essa troca de farpas... Nunca entendi isso. Ambas emissoras são boas, mas como tudo neste mundo também tem problemas.

Este blog é tão bacana, com tantas informações, novidades, presta um serviço tão bom, não merece alguns comentários que recebe...

Tão bonito quando a gente consegue expor as nossas opiniões sem precisar rebaixar o outro e o trabalho do outro. Quando precisamos usar este tipo de recurso é por que nos falta a capacidade de convencimento.

Civilidade é muito bom, e todo mundo gosta!!!

Parabéns ao blog.

Giorgio Guedin disse...

Valeu, Rafa!

Obrigado pelos elogios...

a gente deixa pra não sermos taxados de autoritários...

Mas, vamos debater de forma correta, ok?

Grande abraco a todos