terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Situação da TV digital em Porto Alegre (2010)

Este post é de janeiro de 2010. Clique aqui para notícias mais atualizadas sobre a TV Digital!
— Equipe SulBRTV.
Dilermando Dias

Começo a primeira postagem deste ano desejando um ótimo 2010 para todos nós!

Mas as notícias da TV no sul do Brasil não param: a Record HD, que estreou no último mês de dezembro, sumiu do meu receptor da SKY há alguns dias. Hoje, o canal 302-1 da SKY HDTV reapareceu com a mesma programação de sempre e uma novidade: o nome GUAIBA (em letras maiúsculas mesmo). A Record RS começou suas transmissões em julho de 2007, substituindo a antiga TV2 Guaíba, mas continua sendo dona do nome da emissora, que ainda é usado nas rádios Guaíba AM e FM. Televisão Guaíba Ltda. ainda é a razão social da empresa que tem a concessão do canal 2 da capital gaúcha.

TV Pampa

O mais interessante foi que, junto com a GUAIBA, apareceu também um novo canal, o 304-1, com o nome TVPAMPA — quando soube da existência desse novo canal, ele estava fora do ar. Acredito que o canal 26 digital, concedido à TV Pampa, tenha emitido algum sinal hoje — para testes — e, por isso, o receptor da SKY o reconheceu e adicionou na lista.

Enviei ontem um e-mail à TV Pampa, perguntando se havia alguma previsão sobre a estreia de seu sinal digital. A resposta veio hoje: final de 2010.

SBT

No site da Anatel, houve atualizações nos dados do canal digital do SBT. Na página Consulta Geral TVD, está escrito que o canal 28 digital está na situação A, o que significa "em estudo (cadastramento sem pendência)". No último dia 21 de dezembro, foi publicado no Diário Oficial da União um ato de Aprovação de Local para o canal digital do SBT.

Outras emissoras

A Rede Bandeirantes pretende começar as transmissões digitais em Porto Alegre antes da Copa do Mundo, que vai acontecer em junho deste ano. A TV Brasil, do Governo Federal, também já está trabalhando para estrear um canal digital na cidade.

YouTube

Postei hoje em minha conta um vídeo da vinheta do Réveillon da RBS TV deste ano. O programa vai ao ar logo depois do Show da Virada, na madrugada do dia 1º de janeiro.


Relembre a vinheta do Réveillon 96, da RBS TV. O vídeo foi publicado ano passado na conta rmrosa80:


2010 ainda reserva novidades para o blog SulBRTV. Acompanhe-nos aqui e pelo Twitter!

Foto do réveillon em Copacabana, Rio: Ivo Gonzales (O Globo).

Um comentário:

Murilo disse...

Na wiki tá assim;Record RS
Televisão Guaíba Ltda. E em vez de GUAIBA podiam usar Guaíba HD