sábado, 14 de novembro de 2009

Tempestade em Porto Alegre

Hoje pela madrugada, uma forte tempestade atingiu a capital gaúcha. Na Rádio Gaúcha, Cláudio Brito e Sara Bodowsky apresentavam ao vivo a Mostra de Samba-Enredo 2010, que ocorria na quadra da Imperadores do Samba, campeã do carnaval de 2009 em Porto Alegre. Quando a tempestade começou, os comunicadores da Gaúcha informaram que a quadra — que fica perto do Rio Guaíba — estava inundada. Os repórteres do plantão da Gaúcha informaram que muitas árvores haviam caído na cidade.

Efeitos da tempestade na televisão

O canal 7, TVE, que já estava fora do ar devido ao fim da programação, exibiu uma tela completamente verde (imagem à esquerda). O normal seria aparecer o logotipo da emissora. O SBT saiu do ar algumas vezes do canal 5 VHF, mas só exibiu chuviscos. A RIT, canal 42, já estava fora do ar devido às chuvas do dia anterior e continuou assim (neste momento — 21h15min — o canal continua fora do ar). A TV Urbana não saiu do ar, mas a transmissão está péssima.

Hoje de manhã, durante o intervalo do programa TV Xuxa, a RBS TV saiu do ar por alguns instantes e exibiu seu logotipo. Isso pode estar relacionado às chuvas.

Postei um vídeo desse momento em que a RBS sai do ar no Rio Grande do Sul. Detalhe: a marca d'água da Rede Globo que aparece no início do vídeo foi inserida pela RBS. Isso acontece por que a emissora transmite uma versão reduzida do TV Xuxa, pois exibe, logo depois, o programa Patrola. Veja o vídeo:


Apagão

As postagens sobre o apagão não param. Postei ontem um vídeo da chamada de Jô Soares sobre a reprise da entrevista com Ronaldo. O programa inteiro do dia do apagão foi reprisado no Programa do Jô de sexta. A única diferença entre as duas transmissões foi o aviso que apareceu no início do programa:

Veja o vídeo da chamada:


Emissoras fora do ar

Abaixo, o vídeo que mostra a Rede Vida, a RIT e a TV Urbana fora do ar no dia do apagão (mais informações). No início do vídeo, é possível ver o momento em que a Rede Vida voltou ao ar. A RIT exibiu uma tela preta e a TVU exibiu seu logotipo.


SP Já no Telecurso

Também postei um vídeo que nada tem a ver com o apagão. São dois trechos de uma teleaula do Telecurso 2000 de Língua Portuguesa. No vídeo, aparecem imagens do telejornal São Paulo Já (que foi substituído, mais tarde, pelo SPTV) e do Jornal Nacional. O estúdio do telejornal local paulista é usado como cenário nessa parte do telecurso.


E, para finalizar, uma notícia de Santa Catarina: pode ser que o Estúdio SC deste domingo apresente mudanças. Vale lembrar que, no Rio Grande do Sul, o Teledomingo também já foi modificado devido às comemorações de seus 12 anos.

Imagens: Árvore caída na zona sul de POA tirada por Emílio Pedroso (ZH).
Canais fora do ar: Reproduções de TV (TVE RS e RBS TV).
Montagem do Programa do Jô por Dilermando Dias a partir de reproduções da TV Globo.

2 comentários:

rmrosa80 disse...

Realmente o Estúdio SC terá novo cenário. Já é possível ver nas chamadas do programa.

Anônimo disse...

site de tempo ou de tv?