sábado, 29 de agosto de 2009

Zero Hora fala sobre os 40 anos do JN

Na Zero Hora deste domingo, 30 de agosto, o caderno TV+Show publicou duas reportagens sobre os 40 anos do Jornal Nacional, da TV Globo. Na capa, uma grande foto do dia em que o telejornal foi apresentado por Bonner direto de São Miguel das Missões, no início da Caravana JN, em 2006. O jornal começa dizendo que William e Fátima dirão "boa noite" em um novo cenário nesta segunda e que o noticiário já vem passando por modificações desde o início deste ano, principalmente em sua linguagem, antes próxima a do rádio e hoje mais natural.

Na entrevista com William Bonner, o editor-chefe do telejornal comenta essa mudança: "o JN continua sério, sem gracinha, mas mais natural". Ao ser perguntado sobre como será o novo cenário, Bonner ri e diz que não vai revelar. "É segredo de Estado", diz ele. Mesmo assim, William diz que será muito bonito, que continuará na redação (como é desde 2000) e que a mesa de trabalho será muito funcional. O novo cenário fará toda essa mudança que o jornal vem passando ao longo do ano fazer mais sentido, pois foi concebido para um formato mais natural.

O papel da RBS no JN

Na página 9 desse mesmo caderno, o TV+Show fala sobre a participação da equipe da RBS TV na produção do Jornal Nacional. No início da reportagem, uma foto com os nove integrantes desse núcleo que é responsável por mostrar o Rio Grande do Sul ao Brasil (ao lado).

Foram várias as reportagens produzidas no RS que ganharam destaque no país todo, como a cobertura da repercussão regional que teve o acidente com o voo TAM 3054 em julho de 2007 e a denúncia sobre o grupo de vereadores gaúchos que faziam turismo com dinheiro público, reportagem esta que ganhou o Prêmio Esso.

William Bonner também teve sua participação nesta parte do especial sobre os 40 anos do JN. Ele diz, em entrevista, que a RBS, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, são importates parceiras do Jornal Nacional. Ele dá o exemplo da cobertura das enchentes que atingiram o estado de Santa Catarina: "A estrutura catarinense foi reforçada por profissionais do Rio Grande do Sul". O editor-chefe também elogiou a RBS ao lembrar da abertura da Caravana JN nas Missões: "são equipes altamente profissionais, que sabem tudo de televisão, capazes de fazer reportagens de denúncias, de investigação, sobre cultura. O Rio Grande do Sul participa fortemente com sua cultura regional, na defesa das tradições gaúchas".

Confira as reportagens completas: Mais tempo na rua e Janela Gaúcha para o Brasil inteiro ver. O Jornal Nacional em novo cenário irá ao ar um dia antes de sua data de aniversário, na próxima segunda-feira, dia 31 de agosto, às 20h15min. O blog SulBRTV vai fazer uma enquete perguntando sua opinião sobre o novo visual do noticiário.

Imagens: Reprodução (Globo) e Emílio Pedroso (Zero Hora).

Nenhum comentário: