quarta-feira, 17 de junho de 2009

Jornal do Almoço - RBS TV (16/06/2009)

Dilermando Dias

Ontem, o vídeo "Jornal do Almoço - RBS TV (16/06/1999)" completou dez anos. Para comemorar, decidi fazer um resumo da edição de aniversário, assim como tantos outros resumos que já fiz.


Até parece que a RBS sabia dessa comemoração, pois a edição de ontem trouxe muitas atrações interessantes. Além das já esperadas comemorações do aniversário de 70 anos de Paulo Sant'Ana (o "Pablo"), o JA exibiu, logo no início, imagens antigas de uma decisão do Brasileirão 1976 (Inter x Corinthians) narrado por Celestino Valenzuela. Ao comemorar os 100 de Dona Jacinta, telespectatora do programa, Lasier Martins se emocionou com as declarações dela. Jacinta disse que o Lasier é muito simpático e que ele diz só o que é bom. Enfim, foi um dia de muitas comemorações: os 10 anos do vídeo, os 70 anos de Sant'Ana, e os 100 anos da Dona Jacinta, além de relembrarmos a decisão Inter x Corinthians na véspera de um jogo com esses mesmos times na Copa do Brasil, que será realizado hoje em São Paulo.

Vídeo de 1999

Este vídeo já fez muito sucesso em diler2006. Durante muito tempo, foi o mais acessado do canal, perdendo esta posição em meados de 2007 para o vídeo "Mensagem de Galvão Bueno para Ayrton Senna (1994)", que permanecia na liderança em junho de 2009. É um vídeo muito bom, pois mostra a realidade do Rio Grande do Sul naquela época e também mostra o jogador Ronaldinho Gaúcho, no tempo em que ele jogava no Grêmio, antes de se tornar o melhor jogador do mundo. Grande parte dos acessos a esse vídeo vieram de pesquisas ou vídeos relacionados ao Ronaldinho Gaúcho. Na época, o treinador do Internacional era Paulo Autuori (hoje no Grêmio); no Grêmio, Celso Roth (que recém saiu do Grêmio e está treinando o Atlético Mineiro). Outro assunto de destaque no vídeo é a desistência da Ford de construir a sua fábrica no Rio Grande do Sul, optando pela Bahia, fato que foi muito polêmico na época.

Mais uma curiosidade: Todos os profissionais que aparecem na bancada (Rosane Marchetti, Paulo Brito, Cristina Ranzolin e Lasier Martins) continuam no JA.

Vídeo republicado em 6 de março de 2012 na conta diler2006b, com mais um bloco e meio, além das manchetes.

Vídeos de 2009

1º vídeo: abertura, decisão Inter x Corinthians com narração de Valenzuela, reportagem editada sobre a greve no INSS e trechos do comentário de Ana Amélia Lemos.


2º vídeo: 70 anos de Paulo Sant'Ana, com música e imagens antigas dele na emissora. Abaixo, alguns frames interessantes (clique para ampliar):

Veja, também, o vídeo dessa homenagem:


3º vídeo: Reportagem sobre os 100 Anos de Dona Jacinta. Lasier Martins se emociona com suas declarações e diz que quando visitá-la vai perguntar como se chega aos 100 anos.

Imagens: Reproduções de TV (RBS TV).
Seleção de imagens de Paulo Sant'Ana editada por Dilermando Dias.