sábado, 18 de abril de 2009

Manutenção da Globo - Como gravar

Uma vez por mês, todas as emissoras da Rede Globo saem do ar para manutenção dos transmissores no horário habitual da Sessão de Gala. Saiba mais sobre como gravar e compartilhar os vídeos da manutenção da emissora Globo de sua cidade.

Horário

O horário do encerramento varia de emissora para emissora, mas, em todos os casos, ocorre logo após o término do Domingo Maior. Algumas emissoras, como a RBS TV e a RPC, exibem programas locais logo após o Fantástico. Por isso, nessas emissoras o encerramento ocorre mais tarde.

A abertura, na maioria dos casos, ocorre às 5h05min (horário de Brasília). A exceção pode acontecer nas cidades que estão num fuso horário diferente.

Modo de gravar

O recomendável é usar um modo de gravação que capture apenas o conteúdo da tela da TV, como placas de captura, que podem ser conectadas em videocassetes e antenas, ou gravadores de DVD.

Para quem não tem isso, é possível também filmar a tela da TV com uma câmera. Neste caso, é recomendável que a câmera esteja fixa em algum lugar, como uma mesa ou tripé, que as luzes estejam desligadas e que não haja nenhum outro som no ambiente que não seja o do próprio televisor, isso garante uma melhor qualidade de som e imagem.

Para quem captura os vídeos da Globo por TV por assinatura (como a NET e a SKY), deixe o volume do aparelho receptor sempre no máximo, controlando o som pelo próprio televisor.

Compartilhando com o mundo

SulBRTV irá postar todos os vídeos da manutenção que estiverem disponíveis na internet. Para que seu vídeo esteja aqui, é necessário que ele esteja em algum site de compartilhamento de vídeos. O mais conhecido deles é o YouTube. Se não encontrarmos seu vídeo, informe o link na caixa de comentários.

Imagem: Reprodução de TV (Globo)

Nenhum comentário: