segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Morre a voz padrão da RBS TV em Santa Catarina

Morreu na tarde desta segunda-feira (22), o locutor João Batista da Conceição Schüller, a voz padrão da RBS TV em Santa Catarina, atual NSC TV, desde a década de 1990. Segundo o G1 Santa Catarina, ele estava hospitalizado no Hospital de Caridade em Florianópolis e faleceu em decorrência de uma infecção que contraiu após uma cirurgia .

J.B. Schüller era o encarregado de fazer a locução das vinhetas e também chamadas da programação da antiga RBS TV Santa Catarina. Também fazia locuções institucionais e comerciais para a Rádio CBN Diário. Foi gerente da Rádio Atlântida e, de acordo com o G1/SC, começou a trabalhar na emissora a partir de 1992.

Pelos registros em canais de memória televisiva no YouTube, ele começou a ser a voz padrão, "emprestando" sua voz na vinhetas da emissora, a partir de 1995, mas desde 1992 fazia a locução para o comercial com os destaques do impresso "Diário Catarinense". Também foi locutor oficial dos shows do cantor Roberto Carlos. 

Em 2015, o extinto programa "Patrola" de Santa Catarina fez uma reportagem sobre locutores e dubladores que contou com a participação do locutor. (A partir dos 3’20’’)


As vinhetas para a NSC TV já não contavam mais com a voz do locutor. Um dos últimos registros com sua voz para a TV foi a chamada da partida da final da Copa Sul-Americana, a única exibida antes do fatídico acidente com o time da Chapecoense no final de 2016. Assista aqui.

Colegas do locutor lamentaram a morte de JB Schüller nas redes sociais. "Um dos profissionais mais competentes que conheci. Uma das mais belas vozes do país", escreveu o apresentador do "Jornal do Almoço", Mário Motta. "Triste, muito triste com a morte de JB Schüller, com quem trabalhei por 20 anos na RBS. Figura fantástica que guardo com muito carinho no coração", tuitou o locutor J.B. Telles.

Ainda segundo o G1/SC, JB tinha 67 anos, era casado e tinha dois filhos. O local e horário do velório ainda não foram divulgados.O velório será a partir das 7h na Capela A do Cemitério São Francisco, no bairro Itacorubi, em Florianópolis. Ele será cremado às 15h30 no Crematório Catarinense, em Palhoça, na Grande Florianópolis.

Nenhum comentário: