quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Eleições PR: RICTV cancela debate ao governo


Inicialmente marcado para o dia 26 de setembro, o debate entre os candidatos ao governo do Paraná na RICTV Record não acontecerá mais. O cancelamento por parte da emissora se deve ao excesso de candidatos disputando o cargo de governador: oito ao total.

Pela legislação eleitoral vigente, as emissoras são obrigadas a convidar todos os candidatos cujos partidos possuem representatividade na Câmara dos Deputados, o que diminuiria o número total de convidados para sete, ainda muito elevado para um encontro produtivo, segundo a emissora.

A afiliada da Rede Record no estado propôs, tentando manter a realização do embate na TV, a cessão de espaço nos programas RIC Notícias e Balanço Geral como forma de compensação aos menores partidos, proposta negada pelos seus respectivos representantes. A intenção era que pelo menos três candidatos concordassem com a troca.

Para a RIC, “a exigência legal, de ter todos os partidos com representação no Congresso participando do Debate, inviabiliza o bom confronto de ideias” e esse “formato, infelizmente, trata com os mesmos critérios candidatos reconhecidamente tão diferentes”.

RPCTV

A emissora ainda trabalha para convencer os candidatos nanicos a abdicarem de suas participações no debate marcado para o dia 30 de setembro, cinco dias antes do pleito. Porém, segundo Wilson Serra, diretor de jornalismo da afiliada global, nenhum candidato deve abrir mão de sua participação.

O debate segue confirmado até segunda ordem. Uma reunião com os assessores dos partidos será realizada e somente após ela a emissora divulgará nota oficial com detalhes.

Nenhum comentário: