quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Emitida consignação da RBS TV HD Santa Maria

Um dos principais entraves para a estreia definitiva do sinal digital terrestre da RBS TV Santa Maria começou a ser resolvido. Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (22), a consignação do canal 33 UHF digital da "TELEVISÃO IMEMBUÍ S.A.", razão social da afiliada da TV Globo na cidade, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esta etapa também é chamada de "fase 1".

Para funcionar de modo definitivo, porém, ainda é preciso superar mais dois estágios. A aprovação das características técnicas e a liberação em caráter provisório (autorização de uso de rádiofrequência, fase 2). Ainda há a licença final, a fase 3, mas a emissora pode funcionar normalmente após receber a fase 2 pela Anatel.  

A RBS TV Santa Maria foi a primeira a emissora do interior do Rio Grande do Sul a operar através do sinal digital terrestre, mas a estreia em caráter definitivo está sendo adiada desde fevereiro devido a esses entraves burocráticos pela Anatel. A emissora continua operando em testes.

A RBS TV em Pelotas (RS) e Blumenau (SC), funcionando também em caráter experimental, estão na mesma condição de Santa Maria. Não há previsão, porém, de quando serão emitidas as próximas etapas do processo burocrático nas três cidades.

Confira outras emissoras do sul do Brasil que receberam a consiginação nesta quinta-feira (22):

  • Rede Massa Foz / TV Naipi - Cascavel (PR): 23 UHF
  • Rede Massa Foz / TV Naipi - São Miguel do Iguaçu (PR): 39 UHF
  • Rede Massa Foz / TV Naipi - Pato Branco (PR): 46 UHF
  • Rede Massa Foz / TV Naipi - Medianeira (PR): 39 UHF
  • Rede Massa Maringá  / TV Tibagi - Umuarama (PR): 23 UHF
  • Rede Massa Maringá  / TV Tibagi - Roncador (PR): 21 UHF
  • Rede Massa Curitiba / TV Iguaçu: União da Vitória (PR): 23 UHF
  • Record RS - Santa Cruz do Sul (RS): 23 UHF
  • Record RS - Uruguaiana (RS): 22 UHF
(08.03.2013) Em tempo: RBS TV Santa Maria já pode entrar no ar de modo definitivo.
Acompanhe diariamente através do Twitter a situação do sinal digital no sul do Brasil: consignações, status das emissoras em testes, etc. Confira também nossa página exclusiva.
 

Foto: RBS TV Santa Maria (Dilermando Dias / Arquivo SulBRTV). 
Fontes: Diário Oficial da União e Diário de Santa Maria.
Compartilhe:

5 comentários:

Anônimo disse...

Como pode uma rede anular uma concessão pública? A RBS simplesmente fechou a emissora concedida em Joaçaba. E como fica a concessão?

Vinícius disse...

Nesses momentos eu penso como várias cidades pequenas do interior vão ter acesso à tv digital se em grandes centros existem muitos entraves para a transmissão digital.

Anônimo disse...

já perdi ha esperança de ter o sinal digital neste ano 2012 talvez na copa em 2014 já esteja liberado o sinal digital aqui em pelotas ?

Anônimo disse...

Infelizmente em Santa Maria, em outubro pararam as transmissões da fase de testes e estão enrolando, uma vez liguei e falaram que era problema em um equipamento, em outra era concessão....difícil, a buRRocracia desse país está em todo lugar, garanto se a turma do mensalão e cachoeira morassem no interior isso já estava resolvido, não só a RBSTV mas SBT, BAND, RECORD...estavam operando definitivamente.....infelizmente esse é o nosso Brasil da copa...

Anônimo disse...

Em Rio Grande quando teremos o sinal digital , e nas localidades entre pelotas e rio grande ? Quando teremos o sinal ?