quarta-feira, 31 de outubro de 2012

RBS TV estreia Redação SC Móvel

(atualizado às 18h50 - 01/11) Quem está acompanhando os intervalos da RBS TV em Santa Catarina, especialmente nos telejornais locais, percebe que Mário Motta, apresentador do Jornal do Almoço em Florianópolis, está fazendo uma contagem regressiva (como pode ser visto neste vídeo) para o próximo sábado, dia 3, anunciando uma novidade na programação. Será o Redação SC Móvel.

Com o comando de Mário Motta, o  Redação SC Móvel será apresentado em algum ponto fora dos estúdios da RBS TV em todo o estado de Santa Catarina e mostrará qual deve ser a prioridade dos prefeitos eleitos nos 12 municípios que o programa visitará. O quadro, com algumas diferenças, já está presente em outras afiliadas e emissoras próprias da Rede Globo.

Além disso, pela identidade visual apresentada na chamada (como é visto na reprodução acima), é uma das poucas vezes que a afiliada da TV Globo utiliza o mesmo padrão gráfico de um programa da emissora carioca destinado para programação local, o que não acontece no Jornal do Almoço, por exemplo. Caso fosse seguir o padrão da Globo, o nome do jornal seria SCTV 1ª edição.

SC Móvel estreia neste sábado (03), dentro do Jornal do Almoço, às 12h, e segue durante as próximas semanas às segundas e terças, em uma cidade, e na quinta e sexta-feira, em outra, até o final do ano. O projeto será destaque em todos os telejornais locais diários da afiliada da TV Globo.

Nota e opinião do editor: O simples fato de aparecer um "SC" e partes da vinheta de abertura dos jornalísticos locais da Globo, que a RBS não utiliza, causou um alvoroço nas redes sociais: muita gente acha que o nome Jornal do Almoço seria trocado para SCTV 1ª edição, o que não vai acontecer e nem deveria. Afinal, é na próxima semana que o JA comemora 33 anos em Santa Catarina e estão programadas reportagens especiais no dia do aniversário. Além disso, o nome Jornal do Almoço é uma marca registrada do Grupo RBS. Seria um tiro no próprio pé da afiliada da TV Globo, caso houvesse a troca.

Imagem: Reprodução (RBS TV).
Compartilhe:

11 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Giorgio,

parabéns pelo seu blog, que é bastante abrangente e cheio de informações úteis.

A propósito, você que é um cara bem informado, participa de vários fóruns e tem contatos na área, não poderia tentar descobrir por que a retransmissora digital da RBS Blumenau de Balneário Camboriú (e várias outras, desconfio) passou a transmitir tudo com imagem SD (até poucas semanas atrás, ela transmitia a programação HD da Globo normalmente), e se há alguma previsão da imagem HD voltar durante esta fase de testes? Esse é um assunto bastante abordado nos comentários de vários posts, talvez você pudesse escrever um post especificamente sobre isso. Valeu!

Anônimo disse...

Mas então como explica a vinheta do SCTV no youtube?
/watch?v=3HkN2SjH4JY&feature=g­-all-lik

Muito original para ser uma gambiarra...

Giorgio Guedin disse...

Olá, anônimo. Como está escrito desde o começo, a RBS TV Blumenau está em testes, ou seja, não adianta cobrar porquê o sinal não está em HD ou está com ou sem sinal, etc. Eu sei muito bem a situação de quem assiste (moro em Pelotas e lá que também está com sinal em testes, faz desde julho que o sinal digital não dá vida), é normal a apreensão, mas... temos que aguardar! Além disso, esbarra na burocracia do MC em liberar a transmissão para Blumenau... Obrigado pela audiência.

Segundo anônimo: não vai mudar o nome do Jornal do Almoço, pelas razões já escritas no texto.

Anônimo disse...

Obrigado pela resposta, Giorgio! (Sou o anônimo que perguntou sobre a imagem HD, hehe) Visito sempre o teu blog, porque além de todas as informações interessantes dos posts, a parte dos comentários está se tornando um verdadeiro fórum de discussão do avanço da digitalização da TV aqui no Sul. Parabéns pela iniciativa.

Anônimo disse...

eu tb concordo com o anonimo, video do youtube não parece ser fake, tem um comentário sobre o video muito interessanto logo abaixo!!!!

Anônimo disse...

O vídeo realmente não é fake, percebe-se pela qualidade. Nem no photoshop é possível mudar os quadros dessa vinheta.
Acho que a RBS vai trocar sim os atuais "JA" e "RBS Notícias", talvez até à mando da Globo.
A vinheta do Redação SC Móvel é diferente, vi no JA de hoje. A vinheta em discussão não seria necessária para fazer a vinheta da estreia.
E a estreia dos telejornais HD da RBS? A nova vinheta já é produzida em HDTV.
Muito confuso, vamos esperar pra ver.

Anônimo disse...

o que houve que não teve atualização do blogo ainda????

Fabio disse...

Achei o quadro desnecessário, principalmente depois das respostas do público de Blumenau que querem a informatização do atendimento na Saúde como prioridade. Enquanto isso a RBS "cria" um quadro pré-histórico de fazer pesquisa com voto em cédula de papel e urna. Com todo o potencial do G1/SC é um retrocesso total.

Anônimo disse...

Rede RBSTV causa revolta popular em Joaçaba. A população está extremamente revoltada com o fechamento e a transferencia da estrutura da emissora para Lages. A população quer o bloqueio do sinal da RBS na região meio oeste

Leia mais:
http://ederluiz.com/arquivos_internos/index.php?abrir=noticias&acao=conteudo&cat=13&id=7451

Anônimo disse...

nossa!!!! qtas outorgas liberadas pra RBS de Chapecó, só que algumas dessas concessões são usadas pela RBS Centro-Oeste!!!!

Anônimo disse...

Em Joaçaba está a maior revolta contra a RBSTV. Vai dar mer..