sexta-feira, 29 de junho de 2012

Itajaí e Brusque recebem sinal digital da RBS TV

Mais duas repetidoras digitais da RBS TV Blumenau estão no ar. Itajaí, através do canal 33UHF (7.1 virtual), e Brusque também pelo canal 33UHF (5.1 virtual). Agora são quatro retransmissoras da afiliada da TV Globo em Santa Catarina a operar nesta tecnologia.

O sinal, ainda em testes, quando ligado, nestas localidades, está transmitindo a programação nacional da Rede Globo. Recentemente, outras cidades receberam o sinal digital. São José, cobertura da RBS TV Florianópolis, e Balneário Camboriú (coberta por Blumenau). Ainda não se sabe quando essas repetidoras estarão ligadas oficialmente.

Acompanhe as notícias da TV digital em tempo real no Twitter.
Compartilhe:

23 comentários:

Fabio disse...

receberam seria o certo "Recentemente, outras cidades receberão o sinal"

Equipe disse...

O que está acontecendo com o SULBRTV? Agora atualizado de uma em uma semana? Não mais com notícias grandes e que transmitam conhecimento e vontade de ler. O que houve?

Giorgio Guedin disse...

Fábio,

Obrigado pela correção.

Equipe,

nós trabalhamos em outras coisas além do blog, que é sem fins lucrativos. Além disso, estudamos na universidade e final de semestre é sempre uma tortura. Agora em julho, com as férias, o ritmo natural do blog será restabelecido.

Anônimo disse...

saiu do ar em Navegantes desde sexta feira a noite:(

Allan disse...

Aqui em Brusque o canal digital da RBS saiu do ar ontem (22/10/2012). Assim que voltar eu aviso aqui. Tomara que volte logo, pois a qualidade é excelente!

Allan disse...

Voltou agora a noite (23/10/2012) em Brusque (SC) o sinal digital HD da RBS TV (Globo) no canal 33 UHF. Ainda bem! Depois que a gente acostuma com uma qualidade de imagem dessas, não quer voltar para o que era antes. Mas nessa fase de testes infelizmente pode acontecer do canal sair do ar mais algumas vezes, antes de se tornar definitivo e oficial.

Por outro lado ainda não entrou no ar nenhuma vez em Brusque o canal digital da TV Canção Nova, conforme mostra o quadro aqui do blog. Estou torcendo para que isso aconteça logo. Quanto mais canais abertos em HD, melhor :)

Anônimo disse...

Allan, o pior é o que aconteceu aqui em Camboriú: eles simplesmente passaram a transmitir a imagem normal (não HD) no canal digital. Está assim há semanas. É a mesma imagem da parabólica. Vantagem nenhuma. Também não tem o áudio original nos filmes e seriados, só o dublado. Tomara que não façam a mesma lambança aí.

Allan disse...

Bom, aqui em Brusque o formato da transmissão está no tradicional 4:3, mas que pode ser ajustado nas novas TVs retangulares sem distorcer quase nada a imagem. Aqui também não tem áudio original de filmes, seriados e desenhos. E dá pra ver que é sim o sinal da parabólica, mas com definição HD. A minha TV mostra nas informações do canal que a imagem está com resolução de 1080i (HD), apesar de estar no formato 4:3. E apesar de ser sinal da parabólica, dá pra ver que a imagem é muito melhor do que uma parabólica comum. Com certeza a transmissão é em HD. Acho que a Globo ainda está transmitindo muito poucos programas no formato 16:9. Mas acredito que muito em breve isso será modificado. Afinal, ainda está na fase de testes. Inclusive já dá pra ver uma evolução lenta na parte de informações do canal. Antes quando se acessava pela TV as informações do canal digital, só aparecia o nome RBS TV BLUMENAU HD. Agora está começando a aparecer ás vezes também o nome do programa que está no ar e o nome do programa que virá a seguir. Ou seja, parece que as coisas estão evoluindo. Devagar, mas estão.

Anônimo disse...

Allan, obrigado pela resposta.

Qualquer transmissão no sinal digital fica com a qualidade melhor do que na parabólica, basta comparar, até porque não há a perda causada pela conexão do receptor da parabólica com a TV, que quase sempre é uma conexão analógica. Mas você chegou a ver alguma transmissão em HDTV (mesmo) no canal digital? Aqui ficou assim (em HDTV) por meses antes de mudarem para a imagem SD (normal). Posso te garantir que a qualidade é absurdamente melhor.
Você provavelmente sabe que 1080i é diferente de 1080p, mas caso não saiba (ou para quem estiver lendo isto e não souber), permita-me informar: 1080i (i de interlaced, entrelaçado) significa que a TV está pegando uma imagem com resolução menor e "adaptando" para passar numa tela de 1080x1920 (o padrão Full HD). Qualquer imagem que passar numa TV de último tipo é formada por essa quantidade de pontos, os tais pixels (1080 na vertical, 1920 na horizontal, mais de 2 milhões no total), pois isso é fixo, é uma característica física da tela da TV. O que muda, obviamente, é a nitidez da imagem, chamada de definição. O entrelaçamento indica que na horizontal está havendo uma distribuição entre uma ou mais fileiras de pixels de uma região da imagem que corresponderia a uma fileira só numa tela com definição menor (meio complicado isso). 1080p (p de progressivo) é o chamado Full HD, alta definição total: significa que a distribuição de linhas é progressiva, sem entrelaçamento - cada linha da imagem recebida corresponde a uma linha de pixels na tela que a exibe. E isso, meu amigo, faz toda a diferença.
Atualmente, a Globo digital está transmitindo no formato HD as novelas, a maioria dos filmes e seriados novos, eventos esportivos e alguns outros programas. Claro que a nitidez ainda depende de vários outros fatores (como a qualidade da câmera e até a qualidade das lentes da mesma). Por exemplo, nas transmissões da F1 em Full HD, você nota que as câmeras de bordo do carro, por serem microcâmeras, captam uma imagem bem menos definida do que as outras, apesar da transmissão toda ser chamada de HDTV. Mas posso te garantir que num filme ou novela a qualidade da imagem é inconfundível. Gabriela era de cair de costas. Você via os poros do rosto dos atores e cada grão de areia nos desenhos da abertura. Portanto, o que incomoda é saber que mesmo podendo transmitir conteúdo assim pelas retransmissoras já na fase de testes (pois até outro dia estavam transmitindo aqui), eles não transmitem.
Outra coisa: qualquer imagem SD numa tela retangular de HD fica distorcida, ou então cortada. Não tem jeito, o formato é diferente. Minha TV até faz um truquezinho de esticar só os lados da imagem e deixar o meio normal, pra disfarçar. Talvez por isso você tenha a impressão de que não distorce tanto. Mas distorce, sim, e há perda de qualidade.
Apesar de ser uma fase de testes, eles devem ter consciência de que milhares de pessoas estão recebendo as transmissões, e a maioria delas está podendo pela primeira vez desfrutar de todo o potencial das novas TVs de LCD que todo mundo trabalhou e suou pra poder comprar. Acho que o mínimo que eles (RBS) podiam fazer era ter a consideração de voltar a transmitir a programação em Full HD para todos nós, você não concorda?

Anônimo disse...

Olá, sou o mesmo cara do comentário anterior. Só uma atualização sobre a situação do sinal HD das retransmissoras: lendo um comentário em outro post deste blog, fiquei sabendo de um leitor que presta serviços para a RBS que o problema é no sinal do Sat HD digital, que está em manutenção. O jeito é torcer pra essa manutenção acabar logo. Pior pra quem usa o Sat HD digital, imagina: pagaram pelo aparelho (que ainda por cima precisa de uma parabólica) e agora também estão recebendo a imagem SD, coitados...

Allan disse...

Então acredito que até agora só consegui mesmo ver transmissões em HD aqui em Brusque. Mas o que consegui assistir na Gabriela foi exatamente o que você descreveu. Qualidade impressionante de definição! Imagina então quando estiver em Full HD. Provavelmente terá qualidade semelhante a filmes em Blu-Ray! É torcer para que essa qualidade venha logo!

Anônimo disse...

Allan, aqui em Camboriú a imagem Full HD voltou hoje, mas o som sumiu, como é que está a coisa aí?

Anônimo disse...

A imagem HD voltou ontem (08/11) à noite em Camboriú, com som original no canal de áudio 2.

Allan disse...

Aqui a transmissão está também em Full HD. Você tinha razão, acho que é primeira vez que estou vendo uma transmissão desse canal em Full HD e agora dá para ver a diferença do que estava antes (que por sinal já estava muito bom). No canal 2 de áudio também está o som original. E os outros 2 canais de áudio? Para que servem?

Anônimo disse...

Olá, Allan, os outros dois canais devem ser um recurso padrão da TV digital, e com certeza têm muita utilidade em países onde há mais de um idioma oficial, como alguns países árabes e do Leste europeu. Aqui no Brasil, uma boa ideia seria usar mais um canal para transmitir a áudio descrição (que é aquele áudio para deficientes visuais que alguns DVDs têm, que quando não tem ninguém falando, entra um narrador dizendo o que está acontecendo na cena). Inclusive nesses testes da RBS digital eles andaram pondo esse áudio nos filmes, algumas vezes, não sei se por engano ou pra testar mesmo. Muito legal isso de ter 4 canais de som independentes, e outra vantagem sobre a antiga tecla SAP das transmissões normais é que quando você apertava a tecla SAP, você ouvia o áudio original do filme, mas num canal só, portanto o som ficava mono. Na TV digital, esses quatro canais são estéreo, portanto o som dublado e o original podem ser (e nas transmissões da Globo são) estéreo de altíssima qualidade!

Agora, uma notícia triste: aqui em Camboriú/BC o sinal digital da RBS deixou de existir desde antes de ontem. Sumiu mesmo, a TV não pega nem um fiapinho de sinal. Aí em Brusque continuam transmitindo?

Um abraço,

Phædrus

Unknown disse...

Srs.
Poderiam confirmar se o sinal da GLOBO digital sai do ar em ITajaí ??

Anônimo disse...

em itajai o sinal digital está fora há mais de uma semana infelizmente...alguém sabe de algo, motivo ou tem alguma previsao de retorno?

Allan disse...

Aqui em Brusque também fora do ar já faz mais de uma semana. Uma pena.

Anônimo disse...

Um cidadão postou comentário na página que fala da RBS Digital Blumenau, dizendo que ligou pra lá e eles informaram que o sinal só voltará no primeiro semestre de 2013, quando sair a autorização definitiva da Anatel. Como essas retransmissoras (Brusque, Itajaí, Camboriú etc.) estão todas atreladas a Blumenau, onde a geração digital TAMBÉM ESTAVA EM TESTES e ainda nem foi inaugurada oficialmente, acho que podemos todos dar adeus à TV digital para este ano. Que droga neh?

Allan disse...

Vou passar as festas de final de ano em Meia Praia (Itapema). Alguém sabe se nesse lugar capta o sinal digital de Itajaí ou de Florianópolis?

Ricardo disse...

Eu moro em Meia Praia e ja comprei todas as antenas para captar o sinal digital e nada...

Anônimo disse...

Reportagem do Santa sobre o lançamento da DTV em Blu na qual o diretor-geral da RBS SC afirma que BC e Itajaí terão o sinal digital dentro de 30 a 45 dias:

http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,180,4118680,21846

Anônimo disse...

Boa tarde consigó assistir a globo em sinal digital, possuô conversor digital integrado na tv lg, led, full hd, 1080, 3D. Gostaria de saber como faço pra assistir as outras emissoras? tipo SBT que ja possue sinal digital, pois ja tentei sicronizar varias vezes e só apareçe o canal 35-1 que é o da globo, digital, detalhe moro em brusque, santa terezinha e nao possuo antena uhf só conversor integrado na tv, seria preciso uma antena uhf? pois a globo não precisou aguardo a resposta.