sexta-feira, 27 de abril de 2012

Paulão se destacou por coberturas policiais

O repórter Enildo Paulo Pereira, mais conhecido como "Paulão", obteve destaque na imprensa gaúcha por suas coberturas policiais em programas como o Polícia em Ação (independente) e o Brasil Urgente, da Band RS. Ele e o cinegrafista Ezequiel Barbosa, morreram nesta sexta-feira (27) em um acidente ocorrido na ERS-122, em Farroupilha, na Serra Gaúcha.

Nascido em 1952 na vila Maria da Conceição, em Porto Alegre, formou-se em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1984. Ainda na década de 1980, começou sua carreira jornalística na Rádio Tramandaí, como auxiliar de reportagem, onde chegou a ser convidado a cobrir uma partida de futebol na falta do repórter titular. Passou também pelas rádios Cultura, de Rio Grande, e Horizonte, de Capão da Canoa.

Na televisão, começou a fazer reportagens policiais em 1995. Tornou-se conhecido com seu programa Polícia em Ação, que ia ao ar no Canal 20 da NET de Porto Alegre e, mais tarde, na TV Urbana. Em seu programa, marcado pela ironia do apresentador, ficou famoso por bordões como "mentiu pro tio, contou pro vô", "agora vai fazer cursinho de canário" e "lugar de chinelo é na cadeia", todos em referência às prisões que cobria. Também era icônica a sua imagem batendo um chinelo na mesa, enquanto falava de bandidos.

Na política, Paulão foi assessor da prefeitura de Tramandaí, na gestão de Eliseu Padilha (1989–1992). Candidatou-se a vereador de Porto Alegre em 2004 e 2008 pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), mas não foi eleito.

Em setembro de 2011, Paulão e o cinegrafista Ezequiel, com quem trabalhava há alguns anos, passaram a integrar a equipe da versão local do programa Brasil Urgente, da Band RS. Paralelamente, ele também apresentou, a partir de dezembro do mesmo ano, o Polícia em Ação na TV Urbana.

Paulão, que costumava passar os finais de semana em seu sítio em Itapuã, interior de Viamão, deixa a esposa e três filhos.

Leia também:
Acidente mata repórter e cinegrafista em Farroupilha

Imagem 1: Foto/Cristiano Zanella. Imagem 2: Horário Eleitoral Gratuito, 2008 (Reprodução).
Compartilhe:

Nenhum comentário: