quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Especial: Vídeos do YouTube são usados na TV

Ao longo deste ano, muitos usuários do YouTube que compartilham vídeos da televisão do Brasil tiveram problemas com falsas denúncias de direitos autorais atribuídas a canais de TV.

Ao analisar cada denúncia, ficou claro que nenhuma partiu realmente de uma emissora, mas sim de usuários do próprio site com a simples intenção de prejudicar este compartilhamento.

Procurado pelo blog VCTV, o Editor-chefe de Conteúdo da RICTV Record, Luiz Andrioli, confirmou nossa conclusão sobre o assunto ao informar que a última onda de denúncias não partiu do Grupo RIC, embora tenham sido feitas com o nome da empresa.

O compartilhamento desse material pelo YouTube, desde que feito com responsabilidade, traz mais benefícios que prejuízos às emissoras, pois, além de ser uma forma de divulgação gratuita das mesmas, serve como fonte de conteúdo para suas produções. Foi o que aconteceu em 14 de junho de 2010, quando vídeos publicados nas contas diler2006 e rmrosa80 foram utilizados numa reportagem do Teledomingo, da RBS TV gaúcha.

Os vídeos utilizados foram o Top de Cinco Segundos (1992) e a vinheta do Campeonato Brasileiro (1994), ambos da Rede Globo de Televisão, à qual a RBS TV é afiliada:

O uso de vídeos do YouTube por emissoras de TV não é algo incomum. Recorrentemente, vídeos de matérias jornalísticas, principalmente sobre acontecimentos inesperados, filmados apenas por cinegrafistas amadores, são creditados ao portal. Um caso famoso de uso de vídeos do YouTube sobre a própria TV é o do programa CQC, da TV Bandeirantes. Praticamente todos os vídeos do quadro Top Five, são postagens de usuários do site.

Fim de Ano SulBRTV

Nossos especiais de fim de ano não terminam aqui. Aguarde que amanhã, às 20h, publicaremos uma retrospectiva com os principais fatos que envolveram a TV da região sul e o blog SulBRTV. E não se esqueça de dar a sua opinião sobre qual foi o principal acontecimento da nossa televisão em 2011. A enquete encontra-se na coluna à esquerda. Continue com a gente!

Edição: Dilermando Dias.
Compartilhe:
*Siga SulBRTV no Twitter!
*Curta SulBRTV no Facebook!

Nenhum comentário: