domingo, 18 de setembro de 2011

Opinião: O fim do novo JA?

Como força do hábito, hobby e “encorpar” SulBRTV, busco diariamente tudo o que existe em novidades da televisão do sul do Brasil. São sites, fontes, e-mails, redes sociais, entre outros. Recentemente descobri o blog do jornalista gaúcho José Luiz Prévidi. Com bom humor, o blog está constantemente atualizando as últimas informações na "dança das cadeiras" na direção do Grupo RBS. Leio por lá que, pelo perfil de Cezar Freitas, que passará a ser diretor da RBS TV RS, uma das principais mudanças dos últimos anos no telejornalismo gaúcho poderia acabar.

Apelidado de “jornalismo cachorrinho de madame” por Prévidi, a nova fase do “Jornal do Almoço” do Rio Grande do Sul, que enfatiza a prestação de serviços, curiosidades, entretenimento em vez da notícia em si, poderia estar no fim com a troca de diretores. José Luiz destaca que Cezar Freitas exige qualidade e produção da equipe e, além disso, é totalmente oposto a esse novo conceito de telejornalismo.

Um pouco depois de estrear o novo "JA," em novembro de 2010, Raul Ferreira, editor-chefe do Jornal do Almoço RS, ministrou uma palestra na faculdade onde faço jornalismo (UFPel). Nessa palestra, Raul contou alguns detalhes da novidade e deixou claro que não compactua, como Cezar Freitas, mas, por questão de Ibope, teve que mudar o projeto editorial do “Jornal do Almoço” e assemelhar ao projeto do “Balanço Geral”, da Record RS, por exemplo.

Vejo com bastante esperança essa possibilidade do “Jornal do Almoço” voltar a priorizar os acontecimentos do dia e produzir um telejornal com mais informação. A prestação de serviços, entretenimento pode, sim, ter um espaço no “JA”, como sempre teve, mas em segundo plano. Resta agora saber se Raul Ferreira e Cezar Freitas, junto com outros diretores da RBS, avaliarão a real possibilidade desta mudança acontecer. É válido lembrar que essa mudança depende de muitos fatores para se concretizar: ibope, mercado publicitário, reação do público, etc.

"A opinião deste texto não demonstra, necessariamente, a opinião do Blog SulBRTV"
.
Compartilhe:

7 comentários:

Anônimo disse...

tomara giorgio tomaraa

Anônimo disse...

Alguma coisa vai mudar sim. Tomara que seja para melhor

Anônimo disse...

No atual formato do JA só faltou a Cristina Ranzolin comandar o programa nua.

DP disse...

Só não podem voltar pro jornalismo engessado, sentadinhos na cadeira como era até o ano passado, ao meu ver. O JA pode priorizar a informação sem voltar pro formato antigo, basta reduzir o entretenimento e aumentar a informação. Se bem que, aquelas notícias breves, que não precisam ser anunciadas, já conseguem levar boa parte das notícias do dia, não?

Sei lá, o JA pra mim não deixou de ser uma fonte de informação, só ganhou dinamismo. E está bem, mas bem longe de beirar o ridículo como faz o Balanço Geral, não só no RS mas pelo Brasil inteiro.

Anônimo disse...

Volta Rosane!!!!

Marçal disse...

Daniel, o fato é que tem muita gente que implica com o JA até sem saber o porquê. O Jornal sempre teve esse formato de notícias e entretenimento e muitos desinformados que nem assistem ao jornal, pois nem do RS são, ficam pegando no pé. Falam sem conhecimento da causa. E claro que tem os gaúchos que não acham nada de bom na RBS, mas fazer o que né?
Assino embaixo o que você disse! Tomara que o jornal não volte a ser engessado e até meio chato como era estava antes dessa nova fase. Se isso acontecer a Record e o seu Balanço Geral terão A grande oportunidade de enfrentar e incomodar o JA.

DP disse...

Exatamente, Voyeur. Tem muito gaúcho que critica qualquer coisa que a RBS faz. É difícil mudar isso.

Criticam, mas não percebem que é a única que oferece notícias relevantes diariamente. O gaúcho sequer luta pra conseguir que outras emissoras também cubram o interior.