sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Pesquisa do Ibope gera polêmica

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística — IBOPE — iria publicar nesta quinta-feira uma pesquisa de audiência nas cidades de Criciúma, Lages e Itajaí, todas no interior de Santa Catarina. Um dia antes de divulgar o resultado, o instituto suspendeu a pesquisa.

A suspensão aumentou o clima de disputa entre o SBT SC e a RIC TV Record. Em nota, o Grupo RIC afirma que o IBOPE enviou dois comunicados. O primeiro é que apenas a RBS TV e a RIC TV Record são assinantes da rodada de pesquisa nas praças de Blumenau, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages, realizadas nos três últimos anos e que resultados estariam sendo divulgados por empresas de comunicação que não teria vínculo com o instituto. O outro comunicado é que, conforme SulBRTVpublicou, é o problema identificado na pesquisas de Criciúma, Itajaí e Lages devido a falta de confiabilidade na nitidez da identificação das emissoras em alguns cadernos usados na pesquisa. E conclui "Grupo RIC, pela verdade. Sempre."

O SBT SC rebateu também em nota. A emissora estranha o fato do IBOPE somente ter descoberto o seu erro 40 dias depois de entregar os resultados oficiais para os assinantes das pesquisas. A emissora ainda vai pedir ressarcimento moral e financeiro. O diretor do SBT SC, Carlos Amaral, publicou pelo Twitter, que a emissora é assinante do Ibope nas praças de Joinville e Lages e que o Ibope irá enviar uma carta ao mercado publicitário sobre esta informação. A emissora afirma que a pesquisa em Joinville é válida e ainda diz que o crescimento do SBT SC é notável e "não precisa de cancelamentos".

Compartilhe:

2 comentários:

Mario disse...

Instituto Corrupto, merece uma impugnação jurídica.

Anônimo disse...

Tambem é coisa da Rede record de televisao, sem ética e sem responsabilidade