terça-feira, 12 de julho de 2011

Panorama da TV Digital no sul do Brasil

Desde o segundo semestre de 2008, o sinal digital já se encontra presente no sul do Brasil. São, ao todo, incluindo emissoras em fase de testes, 19 canais. Segundo dados obtidos por SulBRTV, o número pode saltar para 28 até o final do ano, se todas as previsões se concretizarem.

No Rio Grande do Sul, a RBS TV Porto Alegre, Record RS, Band RS e SBT RS (mesmo não exibindo nenhum tipo de programação em alta definição) possuem sinal digital. A TV Pampa de Porto Alegre tem previsão de estreia até o final do ano. No interior, em contato com SulBRTV, a RBS TV Caxias do Sul afirma que estreará o sinal digital também até o final de 2011. No mais, nenhuma outra emissora possui previsão oficial.

Em Santa Catarina, A RBS TV Florianópolis, RBS TV Joinville, Rede Vida (com muita instabilidade) e, recentemente, a RIC TV Florianópolis possuem sinal digital. Para este mês, há previsão de estreia da Record News Santa Catarina para a região de Florianópolis. Em Blumenau, segundo o Jornal Jagoz Catarina, a RBS TV Blumenau iria iniciar as transmissões em setembro e já contando com uma repetidora digital para região de Itajaí. SulBRTV tentou, de diversas maneiras, entrar em contato com a emissora, mas não obteve retorno. Para o final do ano é esperada a estreia do sinal digital pela TVBV em Florianópolis. E em 2012, é a RIC de Joinville que tem previsão de estreia. No mais, nenhuma outra emissora possui previsão oficial.

No Paraná, a situação da TV digital é bem melhor. Possui mais da metade dos canais que estão no ar no sul do Brasil. São eles: RPC TV Curitiba, RPC TV Londrina, RPC TV Maringá, RPC TV Foz do Iguaçu, Band Curitiba, Tarobá Londrina, Tarobá Cascavel, Rede Mercosul em Curitiba, Rede Vida (com muita instabilidade) e, recentemente, a RICTV Record Curitiba e RTV Maringá. Está previsto a estreia agora em agosto da CNT HD em Curitiba. Até o final do ano, também está prevista a entrada da Rede Massa Curitiba e RedeTV! Curitiba (repetidora de SP). No interior, a RPC TV de Cascavel também estreará neste segundo semestre. No mais, nenhuma outra emissora possui previsão oficial.

Confira a nossa nova página sobre TV Digital! Muito mais prática, moderna, clean! Agora com assuntos divididos pelos três estados. Um mapa com maior definição. E uma exclusiva lista das principais emissoras com toda a situação completa. Acesse!

Compartilhe:

6 comentários:

CuritibaHD disse...

Que legal, mesmo. Legal, quase sempre é chato, mas desta vez é relmente, como diz meu prof.: Supimpa.
A redetv ctba em hd, nossa bacana
Isso é oficial?
Valeu

Anônimo disse...

Está errado, a RIC TV Florianópolis ainda está em fase de testes.

Giorgio Guedin disse...

a RIC entrou oficialmente em 10 de junho de 2011 às 7h.

Giorgio Guedin disse...

Segundo o fórum da tv digital brasileira, sim, é oficial.

Anônimo disse...

Que fórum é esse aí que esse blog tanto fala?

CuritibaHD disse...

vou entrar no site. Sem desconfiança