quinta-feira, 2 de julho de 2009

Dois anos de Record RS

Entre ontem e hoje, postei quatro vídeos do dia do aniversário da emissora de Edir Macedo (01/07/2009). Entre as novidades, destaque para a volta de Luiz Carlos Reche ao canal 2 (veja também sua estreia no Balanço Geral em 2007) e a mudança no padrão visual dos telejornais locais.

História da Record em POA

No tempo de Paulo Machado de Carvalho, a TV Record já foi transmitida para Porto Alegre através do canal 10 (extinta TV Difusora). Já a Record que conhecemos hoje, entrou no ar pela primeira vez na capital gaúcha em 1996, através de uma repetidora no canal 18. Em março de 1997, a rede passou a ser transmitida pela TV Pampa, canal 4. Entre janeiro e março de 2003, a Record voltou ao canal 18 pois a TV Pampa se afiliou à RedeTV!. Devido a um calote, a Pampa voltou com a Record e só deixou de transmiti-la em 1º de julho de 2007, quando foi inaugurada a TV Record RS. Hoje, a TV Pampa é afiliada à RedeTV! e o canal 18 retransmite a programação da Record News.

Já com a emissora própria em Porto Alegre, a TV Record vem conseguindo, aos poucos, bons índices de audiência. Na grade local, seu programa de maior sucesso tem sido o Balanço Geral, apresentado por Alexandre Mota.

Primeiro vídeo: Esporte Record

O vídeo começa com a vinheta de abertura da programação não relacionada à Igreja Universal e mostra o início e fim do programa esportivo, que foi apresentado por Kellen Caldas e Luiz Carlos Reche.

Antes de voltar à TV Record, Reche estava apresentando o Cadeira Cativa na Ulbra TV, além de participar das jornadas esportivas da Rádio Guaíba. O Cadeira Cativa começou na TV Guaíba, nos anos oitenta. Logo após a extinção da TV2, o programa ficou no ar, por um tempo, na Rádio Guaíba, depois passou pra Ulbra, que continua exibindo o programa, com Luiz Carlos Reche, de segunda a sexta-feira, às 19h45min.



Segundo vídeo: Rio Grande no Ar

Início do programa. O Rio Grande no Ar foi apresentado pelo seu titular Farid Germano Filho (quando estreou, a apresentação era de Sérgio Stock, que hoje está na Band RS).



Terceiro vídeo: 2 anos da Record RS

Reportagem sobre o aniversário da emissora no telejornal Rio Grande no Ar. Ao final da reportagem, o encerramento do programa.

Detalhe: em um certo momento, a Record exibe o slide com a contagem regressiva para a inauguração do canal. Comparando com o vídeo que postei na época, é possível notar que o slide foi recriado, pois os números da contagem estão bem menores do que os que foram ao ar em 1º de julho de 2007.



Quarto vídeo: Rio Grande Record

Resumo do telejornal. Infelizmente não pude gravar a vinheta completa, devido ao péssimo costume que a Record tem, de passar diretamente de um programa para o outro, sem intervalos (veja também a estreia do telejornal).


Fotos da Record e TV Pampa tiradas por Dilermando Dias. Licença: CC-BY-SA.
Outras imagens: Reproduções de TV (Record RS).

2 comentários:

Gustavo Alves Galhart disse...

Quando da inauguração, os vídeos da Record eram com bom sinal, pq era retransmitido da NET, não é isso?
Agora, que vc tem a SKY... só Record São Paulo é boa.

Dilermando Dias disse...

Exatamente, Gustavo.