sábado, 2 de maio de 2009

Análise do JA 30 anos


Antes de analisarmos o excelente especial do Jornal do Almoço, falaremos primeiro sobre um vídeo, mostrado na quinta-feira falando sobre a RBS, de lá tiramos alguns frames interessantes. Veja o vídeo:



Deste vídeo, tiramos frames interessantes.
Confira:

No lado esquerdo, a figura de Cid Moreira, então apresentador do Jornal Nacional, e do direito uma propaganda de algum jornal falando da inauguração da TV Catarinense: "A notícia séria, correta, em primeira mão, é assim o Jornal Nacional. Telejornalismo feito com dedicação e profissionalismo. Um compromisso de amor à verdade e uma posição de respeito a milhares de brasileiros. E para manter essa chama, uma rede nacional e internacional de correspondentes garantem a agilidade de informação. Aqui no Brasil e no mundo. Diariamente no canal 12 , o Jornal Nacional mostra que na hora de falar sério a TV Catarinense não brinca em serviço - TV CATARINENSE - CANAL 12 - REDE GLOBO - REDE BRASIL SUL (RBS).


No lado esquerdo vemos uma apresentadora, provavelmente Adriana Althoff, fazendo uma reportagem na frente da emissora. No outro, a clássica Brasília que sempe é apresentado em algum especial da emissora.











Acima muitos frames provavalmente da década de 90.


No lado esquerdo, Fabian Londero, então apresentador do JA Notícias, e Andrea Busatto. No direito, um visual do cenário do Jornal do Almoço. Ele realmente é um dos mais alto da RBS.


Algumas sequências de vinhetas: Bom dia SC, Jornal da RBS, JA Notícias, Plantão RBS (esse é o primeiro plantão da emissora que eu recordo, um dos frames de fundo é um carro afundando e a trilha era meio assustadora) e em baixo frames da vinheta "RBS TV, tudo por você".


Na sexta-feira, as comemorações começaram por programetes de 1 minuto antes dos programas e jornais da RBS. Confira o primeiro capítulo da série Santa Catarina: História e Evolução:



Depois entrou no ar o especial do Jornal do Almoço 30 anos. Confira a primeira parte:



Nessa primeira parte, Márcia e Mário abrem as portas pra quem já passou pela bancada da emissora. E eles percorrem algumas partes da emissora. Mas não se iluda: a distância da recepção ao estúdio é pequena. Entre, vire à direita, caminhe para frente, vire à esquerda: chegasse na redação. Ande para frente no final do "semi-corredor", vire à esquerda. Entrasse no estúdio. Pra quem não conhece os interiores da RBS, foi uma boa oportunidade de assistir como é a emissora. No estúdio, a dupla cumprimenta um a um, enquanto rolava algumas vinhetas do JA, que são essas:





Esta da década de 90, postada por rmrosa80 é, por incrível que pareça, melhor que a versão mostrada pela RBS no especial.



Assistir a esta vinheta em alta qualidade para mim é emocionante, faz lembrar a minha infância.


Essa do Jornal do Almoço 2000 também é muito boa, valeu a pena recordar. Passaram as outras duas mais atuais vinhetas.

Depois Márcia Manfro conversa com os ex-apresentadores. É perceptível a ausência de Andrea Busatto. Apresentadora depois de Maria Odette e antes de Márcia. Quando ela saiu da bancada, havia boatos que Andrea e Márcia não podiam se ver na RBS, mas acho que é apenas boato. Márcia conversa primeiramente com Maria Odete Olsen, atualmente na TVBV. Depois foi a vez de Fenelon Damiani contando algumas histórias engraçadas. J.B. Teles também falou e até narrou um gol.

Veja a segunda parte:



Marcos Ouriques, que atualmente é narrador da Trimania - semelhante a Tele-Sena, também foi entrevistado. Valter Souza, atualmente trabalhando no governo de SC, Adriana Althoff e Moacir Pereira também foram entrevistados. Logo depois, foi lançada a vinheta institucional da RBS 30 anos. Confira:



Depois, Maria Odete, meio "perdida" e Fenelon recordaram os tempos na bancada. Felenon chamou a Laine Valgas, que mostrou a central de produção analógica e digital.

Agora, confira a 3ª parte:



Nesse trecho, é mostrado todas as afiliadas a RBS TV em Santa Catarina: Blumenau, onde esteve Luis Ernesto Lacombe, ex-apresentador do JA, sendo entrevistado. Depois foi a vez da RBS centro-oeste, RBS Criciúma, RBS Chapecó e já no 4 vídeo, Joinville.

Veja o 4º vídeo.



É feita uma homenagem a Cacau Menezes, o mais antigo "apresentador" do JA. O ator que interpreta o " Caucau Mangueses" fez um vídeo em 2007 que foi um sucesso em SC. Foi daí que a RBS arranjou o sósia do Cacau. Confira!


Na última parte, Luis Carlos Prates dá seu comentário sobre a RBS, depois todos do estúdio - e da emissora - vão para a parte de fora ao som da música "Vida", tradicional tema especial da RBS. É encerrado, com chave de ouro, o Jornal do Almoço. Surpreenderam a todos que assistiam ao vivo ao jornal! A RBS está de parabéns!

Já no site, é possível ver vários vídeos históricos, como o início das transmissões da RBS em SC:



Também tem sobre o apagão em 2003 na capital catarinense, a Novembrada de 1979, entre outras coisas como linha do tempo e parte de multimidia. Nós do SULBRTV estaremos atualizando mais notícias durante o mês sobre as comemorações do Grupo RBS em Santa Catarina.


Fotos: Reprodução de TV e Diário Catarinense

Nenhum comentário: