terça-feira, 14 de abril de 2009

Novidades na Globo - Parte 2

Reportagem especial

Dilermando Dias

Giorgio Guedin

A semana começou com várias e várias novidades na TV Globo. São tantas coisas que, infelizmente, não tivemos tempo de postar algo antes. Depois de anunciadas as novidades da Globo, a emissora colocou no ar a sua nova vinheta interprogramas:



Segunda-feira pela manhã, o Bom Dia Brasil foi mais enxuto para alguns lugares do Brasil: muitos "radares", como são genericamente chamados os jornais locais exibidos em seguida ao Bom Dia Brasil, tiveram mais tempo de produção. Por isso, o Bom Dia Brasil teve que fazer dois encerramentos diferentes: um para a rede e outro para as afiliadas que tiveram o tempo de seus programas alterados. Confira abaixo esses dois encerramentos:



Logo após, aqui no sul do Brasil, teve o Redação RS, Redação TV e o RPC Notícia. O jornalístico paranaense não mudou: continuou com o mesmo formato e tempo de antes. Veja:



Já em Santa Catarina, além dos 10 minutos de jornal (antes, 4), o Redação TV estava sob nova apresentação: Laine Valgas, que é repórter e apresentadora eventual do Jornal do Almoço, substitui o apresentador Pedro Paulo Moreira no programa. Confira a edição de estreia:



No Rio Grande do Sul, o Redação RS também trouxe novidades, como a nova vinheta e o aumento do tempo de duração do programa. Agora, a duração é de 10 minutos. A apresentação foi de Cláudio Andrade, que participou do Bom Dia Rio Grande para falar das novidades. Um comentário sobre a estreia desse novo formato já foi feito em SulBRTV.



Logo depois teve a estreia dos novos cenário e vinheta do Mais Você, direto do Projac. Foi construída uma casa de vidro onde eram feitas, antigamente, as gravações do Sítio do Pica-Pau Amarelo, ao lado da Mata Atlântica, aliás, tiveram presença no programa, personagens do Sítio, como a Cuca (que assustou Louro José) e o Saci-pererê. Dentre as atrações, destaque para a vinda da atriz da nova novela das sete, Flávia Alessandra, da cantora Daniela Mercury e, ainda, um parto transmitido ao vivo. Apesar das novidades, na Grande São Paulo, o Mais Você perdeu, por cerca de um ponto diferença, para o Fala Brasil, jornalístico da Rede Record.

Em seguida, veio o Globo Notícia, edição matutina. Já era possível perceber algumas mudanças na redação de São Paulo. Trocaram os velhos monitores de tubo por LCD. A apresentação foi de Evaristo Costa (foto).

Confira a íntegra:



Depois entrou no ar a TV Globinho com novos cenários, vinheta e apresentadores: Flávia Rubim e Bruno Pereira. Também estreou no programa, a série Star Wars, a Guerra dos Clones, animação em computação gráfica. Confira a nova vinheta:



À tarde, o Globo Esporte Rede (Globo São Paulo e Minas têm seus próprios GE totalmente regionais) estreou seu novo formato, com mesmo cenário que desde janeiro já existia no Globo Esporte de São Paulo.

Logo depois, entrou no ar o Jornal Hoje, sem nenhuma mudança, mas com a redação de São Paulo mais moderna. E atenção: uma possível mudança de cenário e vinheta ainda este ano pode ocorrer no dia do aniversário do telejornal, 21 de abril, ou talvez em 2011, quando completar 40 anos, mas aí seria muito tempo, não acham?

Confira o encerramento (corrido) e o início do JH gravado em Criciúma:



Confira, também, o encerramento, gravado em Porto Alegre:



Começa então o novo Vídeo Show, mais sério, sem muitas piadinhas e ao vivo. Essa foi uma das grandes mudanças da Globo em 2009. O programa passa a ser apresentado por 4 pessoas: André Marques, Fiorella Mattheis, Luigi Baricelli (presentes na estreia) e, depois, Ana Furtado (que esta atuando em Caminho das Índias) dividem a telinha. O programa ainda tem reportagens de Geovanna Tominaga.

Confira a vinheta:



Por ser ao vivo, o programa cometeu algumas gafes. Confira:



André Marques e Angélica encerraram o Vídeo Show. A apresentadora anunciou mudanças para o quadro Vídeo Game, como a participação do público, que vai concorrer a prêmios. O quadro volta ao ar na próxima semana. Abaixo, o encerramento:



Nos filmes, primeiramente, teve o novo plim-plim que, há décadas, marca o início e o fim dos intervalos comerciais:



Confira em HD (postado por rmrosa80):



À noite, depois da estreia de Caras e Bocas, muita gente pensou que as novidades do Jornal Nacional — que somente irão acontecer em setembro — fossem ao ar ontem. Mas nada de novo. A única diferença foi a apresentação da vinheta completa com Bonner e Fátima, algo raro no JN. Quanto ao globo terrestre que compõe o cenário do telejornal, o que pôde se perceber foi que algumas de suas luzes estavam apagadas.

Abaixo, a escalada com a abertura:



Houve duas boas novidades, como a estreia de uma nova série do JN, que vai falar sobre as 121 emissoras próprias ou afiliadas à Rede Globo espalhadas pelo Brasil. A série fala um pouco sobre cada emissora e mostra uma reportagem de destaque produzida pela mesma. Muitos fãs do jornalismo já estão tentando adivinhar qual será a reportagem que será reprisada quando forem homenageadas as emissoras de suas cidades.

A primeira homenageada foi a TV Bahia, sediada em Salvador. Foi exibida a reportagem sobre o tratorista que, emocionado, se recusou a demolir uma casa, contrariando uma ordem judicial.

Confira a reportagem:



E, no final, uma inserção do Jornal da Globo no Jornal Nacional. William Waack e Christiane Pelajo falaram sobre as novidades do telejornal.



O cenário foi realmente muito caprichado e muito bem estreado. Será que o Jornal Nacional vai conseguir superar o cenário do Jornal da Globo? Afinal, o visual do JN é o mesmo desde 2000 e o telejornal completará 40 anos ainda este ano.

Depois da novela das oito, ainda teve a nova vinheta da Tela Quente, com a estreia da programação 2009 do cinema da Rede Globo.

Confira a nova abertura (postado por vooajira316):



Por volta da meia-noite, começa o novo Jornal da Globo. Cenário muito moderno. Novos enquadramentos, gigantescos telões. A decepção foi a permanência da mesma vinheta que está no ar desde 2005.

Confira a abertura e encerramento:



Confira outros trechos:



A vinheta só mudou um dia depois. Embora o visual dela tenha permanecido o mesmo, a música já está de acordo com a nova trilha. Confira abaixo, a nova vinheta do Jornal da Globo:



E para encerrar, teve a volta do Programa do Jô. A vinheta de abertura permaneceu a mesma. Frei Felipinho e Dráuzio Varella abriram o ciclo de entrevistas. Teve ainda um novo quadro em que o Jô recebe humoristas, o Comédia em Pé. Jô ainda disse que os debates de quarta — sucesso em 2007 — voltarão ao ar.

E aguarde, ainda há muitas novidades na tela da TV Globo e que serão contadas detalhadamente em SUL BR TV.

Se você viu mais alguma novidade que nós esquecemos de citar, favor comente!

Edição conjunta de Giorgio Guedin e Dilermando Dias.
Imagens: Reproduções de TV (exceto Programa do Jô).

Um comentário:

rmrosa80 disse...

Muito bom o post.

Parabéns.