quarta-feira, 1 de maio de 2019

SC: NSC TV comemora 40 anos

Há exatos quarenta anos, ao meio-dia, os estúdios e transmissores instalados no Morro da Cruz, em Florianópolis, davam vida à TV Catarinense. Uma mensagem gravada pelo então presidente do Grupo RBS, Maurício Sirotsky Sobrinho, deu início a programação da afiliada da TV Globo, em Santa Catarina. 

O projeto de expansão da RBS, veio se obter em meados dos anos 70, quando em 1976, surge um edital, abrindo concorrência para um segundo canal de televisão em Florianópolis. Com isso, o projeto de implantação da emissora estaria programado para julho, mas devido ao rompimento de contrato da TV Coligadas com a Globo, a quatro meses antes do vencimento, coube à RBS organizar rapidamente as transmissões, para que o público não fosse prejudicado em se tratando das novelas que eram sucesso de audiência na época: Pai Herói, Feijão Maravilha e Memórias de Amor.

E essa história não parou por aí. Alguns meses depois, iria entrando no ar a TV Santa Catarina de Joinville, fazendo com que a TV Catarinense se expandisse no interior do estado, construindo uma rede de emissoras, que no ano de 1983, passou a ser nomeada como Rede Brasil Sul de Televisão, a RBS TV.

A RBS TV Santa Catarina foi responsável por transmitir vários acontecimentos que marcaram a vida e a história dos seus barrigas-verdes. Dentre os tais acontecimentos se destacam: A visita do presidente Figueiredo a Santa Catarina em 1979, o nascimento de quíntuplos na cidade de São Miguel do Oeste em 1982, a visita do Papa João Paulo II em 1991, o incêndio do Mercado Público de Florianópolis em 2005 e o desastre aéreo com a delegação da Chapecoense em 2016, onde também embarcaram cinco profissionais do Grupo RBS.

Em 2016, um novo rumo toma forma na trajetória da RBS TV Santa Catarina. A emissora foi vendida ao Grupo NC, em 7 de março daquele ano. Foram 17 meses de transição do Grupo RBS para o novo grupo que assumia a empresa. O nome "RBS" foi extinto no estado, dando lugar a uma pesquisa pública, em que os telespectadores podiam escolher entre: LIG (significando "ligação", ou seja, uma emissora ligada no estado, na cidade e na vida do seu público), DNC (que tinha como significado, o "DNA Catarinense") e, o nome que foi vencedor na pesquisa, NSC (que tem como significado, "Nossa Santa Catarina"). A enquete foi realizada entre 3 e 15 de maio de 2017.

Em 15 de agosto de 2017, durante o intervalo comercial da novela Pega-Pega, o público de Santa Catarina conheceu a NSC TV, a mais jovem afiliada da Globo em atividade, prometendo uma programação mais voltada ao público catarinense, mostrando sua identidade e sua história por meio de programas regionais e jornalísticos da casa.

Hoje essa história completou 40 anos, com direito a comemoração pela própria NSC TV, que não se desvinculou da trajetória do Grupo RBS em Santa Catarina, se unindo com suas raízes e enaltecendo a empresa, durante todo os anos de serviços prestados ao público catarinense.

Imagem 1: Anúncio da TV Catarinense em 1979 (reprodução/L&PM)
Imagem 2: Mapa das emissoras da RBS TV em Santa Catarina em 1994 (reprodução/RBS TV) — colaboração de Giorgio Guedin e Rodrigo Rosa (YouTube)
Imagem 3: Logotipo da NSC TV (divulgação)

2 comentários:

Anônimo disse...

Foi uma estratégia ruim. A NSC TV em alguns momentos se posiciona como nova e em outros como continuidade. Na campanha de escolha do novo nome, chegavam até a riscar o nome rbstv na campanha. Na verdade, é uma emissora com dois anos, com mais cara de afiliada da Globo na arte dos jornais, com um carnaval de coisas escritas. A RBS TV piorou um pouquinho na parte gráfica e com GC's em alguns momentos, sem mudar muito no conteúdo ou precisar se firmar como gaúcha, ao contrário do que a NSC TV quis fazer no começo. A NSC TV quer passar a ideia de experiência agora, mas vai contra o que fez no começo.

Anônimo disse...

No começo, a NSC TV quis se desvincular, riscando o nome RBS TV inclusive em campanha publicitária. Agora quer somar seus dois anos aos trinta e oito da antecessora.