segunda-feira, 19 de maio de 2014

RS: Apresentação de banda na TVE gera polêmica

A primeira quinzena de maio foi conturbada para a Televisão Educativa do Rio Grande do Sul. Um vídeo com criticas ao machismo, à Igreja Católica e à defesa da liberalização do aborto, que foi ao ar na reprise do programa Radar, no final do mês de abril, ganhou ampla repercussão e gerou polêmica nos últimos dias. Dois funcionários da emissora foram exonerados.

A apresentação do vídeo com as críticas foi feita pela banda "Putinhas Aborteiras", que foi ao ar na madrugada do dia 25, horário da reprise do programa destinado para o público jovem. No dia 24, no horário habitual da atração, 18h30, foi ao ar apenas a entrevista com a banda, com o temática da "Marcha das Vadias", que aconteceu em Porto Alegre, no último dia 27. 

A exibição do vídeo apresentado na reprise só foi parar na internet no dia 3. E, a partir disso, ganhou ampla repercussão, inclusive de políticos. A bancada do Partido Progressista (PP) da Câmara Municipal de Porto Alegre protocolou requerimento de moção de repúdio à emissora por ter apresentado o grupo autointitulado "anarcafeminista" e divulgado uma música com palavrões. O vídeo já possui mais de meio milhão de visualizações, com mais de 80% de reprovação.

O vídeo ainda foi pivô para a exoneração de dois funcionários que trabalhavam em regime de cargos em comissão (CC). Eles foram os responsáveis pela veiculação do vídeo na internet.

Sobre o caso, a TVE-RS emitiu duas notas. A primeira afirma que a emissora pública, ligada ao Governo do Rio Grande do Sul, respeitou a Classificação Indicativa e que prima pela diversidade cultural, liberdade de expressão e multiplicidade de opinião.

Já a segunda, explica sobre a exoneração dos funcionários. "Sobre a demissão dos dois funcionários de Cargos em Comissão (CCs) da Fundação Cultural Piratini – TVE e FM Cultura, esclarecemos que a decisão diz respeito ao upload para a internet do vídeo com a apresentação da banda Putinhas Aborteiras, exibido no programa Radar do dia 25/04, às 2h30 da madrugada. A Direção da TVE entende que o conteúdo não poderia ter sido disponibilizado online, visto que não há controle ou classificação indicativa nessa plataforma que impeça o acesso de crianças."

Se você deseja assistir ao vídeo* divulgado pela emissora, clique aqui.

*Atenção! Conteúdo pode ser inadequado para certos públicos.

Nenhum comentário: