quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apagão: cobertura completa

Dilermando Dias

O blecaute que atingiu 18 estados brasileiros e parte do Paraguai começou às 22h13min. Neste momento eu já havia finalizado a postagem do
vídeo do Globo Esporte e sua publicação no blog. Ao sair do computador, percebi que o no-break onde o aparelho está conectado começou a apitar, coisa que nunca antes havia acontecido. Além disso, as luzes das lâmpadas ficavam ora mais fortes, ora mais fracas. Não faltou luz em Porto Alegre e o problema da oscilação terminou rapidamente.

Minutos depois, quando estava passando os canais da TV aberta, notei que no canal 5 (SBT) o Carlos Nascimento estava terminando de dar uma notícia e, logo em seguida, foi exibida a vinheta do Plantão do SBT (foto ao lado). Não ouvi o que o apresentador disse e passei por outros canais pra ver se algum deles dava mais informações. Na Band News, ou na Globo News, apareceu então a notícia de um blecaute que atingia toda a cidade de São Paulo e Rio de Janeiro.

A rádio Antena 1 ficou fora do ar até por volta das 2h, a Rede Vida exibiu um slide com seu logotipo na tela por alguns minutos, mas logo voltou ao normal. A RIT, da Igreja Internacional da Graça de Deus, ficou com a tela escura até por volta das três horas. Os portais Globo.com e G1, pelo menos em Porto Alegre, ficaram fora do ar e só voltaram, segundo a Rádio Gaúcha — que fez cobertura especial do apagão durante a madrugada — pouco antes das 4h. Além da Gaúcha, as rádios Band News FM e CBN também cobriam o acontecimento.

A TV Urbana, canal 55 de Porto Alegre, passou a madrugada exibindo seu logotipo parado na tela. Pode ser que a Rede Brasil tenha saído do ar durante o blecaute e, por isso, a emissora não teria o que transmitir.

A Rede Globo não saiu do ar em nenhum momento durante o apagão devido aos geradores de energia elétrica. Acredito que o mesmo tenha ocorrido com as outras emissoras. Há informações de que na RedeTV!, o programa SuperPOP tenha saído do ar por alguns instantes por volta das 22h13min. Devido ao apagão, a Globo reprisará, talvez ainda nesta semana, a entrevista com o jogador Ronaldo, exibida no Programa do Jô, que não pôde ser assistida nas cidades atingidas.

Abaixo, o vídeo com as primeiras imagens do apagão na Globo:



Blecaute de 1999

Há dez anos atrás, um outro grande apagão atingiu o Brasil e parte do Paraguai. Foi na noite de quinta-feira, 11 de março de 1999. Nessa vez, a cidade de Porto Alegre também foi atingida e pude ver, da sacada, toda a cidade às escuras. Depois de muito tempo, quando voltou a luz, vi pela televisão as imagens aéreas do Globocop exibidas no Plantão da Globo — coisa muito parecida com o que se viu nesta terça-feira.

Nos anos que sucederam esse outro blecaute, houve uma grande campanha de racionamento de energia elétrica e falava-se muito na possibilidade de um outro apagão.

Vinheta

Durante a cobertura deste apagão, pude capturar esta vinheta do plantão da Band. A Rede Globo não exibiu sua vinheta característica em nenhuma de suas inserções.

Imagens: Reproduções de TV.

5 comentários:

Adriano disse...

Tenta postar aqui no teu blog a imagem exclusiva que o SBT tem da cidade de São Paulo onde o helicóptero dela vai sobrevoando a cidade e na hora exata ocorre o apagão!

Adriano disse...

Ah, e acredito que a Tv brasil não estava fora do ar não, pois chegando em casa todos os canais estavam normal, pelo menos via parabólica!

Gustavo Chagas disse...

Detalhe pras diversas vezes que William Waack chamou o Globocop de Robocop!

Gustavo Alves Galhart disse...

Diler, tem como postar um video com os slides da TV durante o apagao?????????

Anônimo disse...

A Globo usou a vinheta do plantão pela última vez no terremoto em Áquila se não me engano.