quarta-feira, 4 de novembro de 2009

1 ano de TV digital no RS

Dilermando Dias

Hoje, a RBS TV HD, canal 34, completa seu primeiro ano de transmissão e, como eu previa, continua sozinha entre os canais que transmitem esse tipo de sinal em Porto Alegre. A emissora estreou às 19h42min do dia 4 de novembro de 2008, quando foi exibido seu clipe de inauguração. A primeira produção local em HDTV foi o Jornal do Almoço do dia seguinte.

Relembre o clipe de inauguração:


A emissora que mais tem dado sinais de que pode começar a transmissão HD é a Record RS. Em seu programa Balanço Geral, imagens da instalação de transmissores digitais estão sendo mostradas, mas até agora nem sinal de testes. Se a Record HD entrar no ar na capital gaúcha, será sintonizada pelo canal 21 UHF.

Problema técnico

Hoje, à 0h02min, ocorreu um problema técnico na RBS TV de Porto Alegre, durante um intervalo do programa Profissão Repórter. O logotipo da emissora ficou no ar por 1min40seg. Após a saída do logotipo, a programação continuou normalmente.

A causa do problema pode estar relacionada à forte chuva que caía em Porto Alegre no momento dessa queda de sinal. Veja no vídeo, que está editado para 50 segundos:


Memória

Relembre o encerramento do programa Conversas Cruzadas, da TVCOM, em 2001. A apresentação é de Lasier Martins:

Foto: Estreia da RBS TV HD. Tirada por Júlio Cordeiro (Zero Hora).

Um comentário:

Adriano disse...

Aí está a prova de que onde não há uma disputa de guerra de audiencia, como ocorre em São Paulo, Rio e Minas, as emissoras pouco investem. É uma pena assim como a RIC e o SBT aqui e até mesmo a TVBV em Santa Catarina que disseram que iriam começar a transmitir em sianl digital e até o momento nada!